-
Uma coisa é certa: FCC ama expressões partitivas!
#TRIBUNAIS!!!
-
Gabarito letra B
a) Baseados nos anseios de uma arquitetura moderna, o projeto de Marina previa áreas de lazer e uma ligação efetiva de seus habitantes com a natureza circundante.
► ERRADO - Baseados tem que concordar com projeto.
► O correto seria Baseado.
b) Grande parte das estruturas previstas pelo plano diretor de Marina estava relacionada ao bem-estar e a uma concepção de vida mais humana.
► CORRETO - em estruturas partitivas o verbo pode concordar tanto com o núcleo do sujeito ou com o substantivo seguinte.
► Assim, está correto as duas construções: Grande parte das estruturas estava... Grande parte das estruturas estavam...
► Algumas delas: a maioria, grande parte, a maior parte, boa parte, parte
c) Faziam quase dois anos que Niemeyer tinha lançado o projeto de Marina e então participara do júri da comissão que escolheria o projeto de Brasília.
► ERRADO - O verbo fazer indicando tempo decorrido é impesoal.
► O correto seria: faz quase dois anos.
d) O jornal Estado de Minas, reproduz um trecho do projeto de Niemeyer, atentando para a preocupação de que existisse em Marina áreas verdes para a população.
► ERRADO - não se separa o sujeito de seu complemento se aparecer na ordem direta sem intercalações.
► O correto seria: O jornal Estado de Minas reproduz...
e) Niemeyer seria reconhecido pela criação dos principais monumentos de Brasília, projeto que depois participou com o convite que Lúcio Costa lhe fez.
► ERRADO - acredito que o erro aqui esteja na regência do verbo participou, está no sentido de fazer parte de (transitivo indireto).
► O correto seria: ...projeto de que depois participou... (quem participa, participa de).
***Se houver erros, avisem-me por mensagem, por favor.
-
Gente, será que a E poderia ficar assim?
Niemeyer seria reconhecido pela criação dos principais monumentos de Brasília, projeto de que depois participou com o
convite que Lúcio Costa fê-lo.
-
Acho que seria dessa forma Juli li.
Niemeyer seria reconhecido pela criação dos principais monumentos de Brasília, projeto de que depois participou com o
convite que Lúcio Costa o fez.( ou seja, o fez no sentido de o convidou)
-
DÍFICIL VER UMA PROVA DA FCC QUE NÃO TENHA PELO MENOS UMA QUESTÃO QUE ENVOLVA EXPRESSÃO PARTITIVA
GRANDE PARTE / A MAIORIA DE / A MAIORIA DOS / A MAIORIA DAS / A MENOR PARTE DOS / ... ENTÃO É MELHOR GRAVAR
ADMITE CONCORDÂNCIA LÓGICA OU ATRATIVA
ERROS:
A) BASEADOS
C) FAZIAM (FAZER INDICANDO TEMPO PASSADO É IMPESSOAL, LOGO DEVE FICAR NA 3PS)
D) ESTADO DE MINAS , REPRODUZ (SEPARAÇÃO SUJEITO DO VERBO)
E) PARTICIPOU COM (ERRO DE REGÊNCIA, TAL VERBO EXIGE A PREPOSOÇÃO ''DE'')
GAB B
-
Excelente comentário @◄OSMAR FRANCO► ...
-
Juli li,
acho que o correto seria assim:
Niemeyer seria reconhecido pela criação dos principais monumentos de Brasília, projeto de que depois participou com o convite que Lúcio Costa lhe fez. (quem faz um convite, faz um convite "a alguem", portanto, há exigência da preposição "a". Assim, o pronome correto para substituir o objeto indireto seria mesmo o pronome "lhe", conforme consta na alternativa "E").
Apesar de ser uma frase que gera uma certa ambiguidade, acredito que o correto seria conforme descrevi acima.
Aos demais colegas, por favor, me corrijam se eu estiver errado!
-
so tem gente fera aqui ein
a)
Baseados nos anseios de uma arquitetura moderna, o projeto de Marina previa áreas de lazer e uma ligação efetiva de seus habitantes com a natureza circundante.
b)
Grande parte das estruturas previstas pelo plano diretor de Marina estava relacionada ao bem-estar e a uma concepção de vida mais humana.
c)
Faziam quase dois anos que Niemeyer tinha lançado o projeto de Marina e então participara do júri da comissão que escolheria o projeto de Brasília.
d)
O jornal Estado de Minas, reproduz (NAO SE SEPARA COM VÍRGULA O SUJEITO DO VERBO0 um trecho do projeto de Niemeyer, atentando para a preocupação de que existisse (eu acho que aqui seria EXISTISSEM, pois o sujeito eh AREAS VERDES. ALGUEM CONCORDA? PRIVADO....) em Marina áreas verdes para a população.
e)
Niemeyer seria reconhecido pela criação dos principais monumentos de Brasília, projeto que depois participou (QUANDO VC PARTICIPA, VC PARTICIPA DE ALGO) com o convite que Lúcio Costa lhe fez.
-
e) Niemeyer seria reconhecido pela criação dos principais monumentos de Brasília, projeto do qual depois participou, (vírgula) com o convite que Lúcio Costa lhe fez.
-
PEÇAM COMENTÁRIOS DO PROFESSOR POR FAVOR.
-
b)(CORRETA)Grande parte das estruturas previstas pelo plano diretor de Marina estava relacionada ao bem-estar e a uma concepção de vida mais humana.
@obs: Expressões partitivas:
ex: GRANDE PARTE / A MAIORIA DE / A MAIORIA DOS / A MAIORIA DAS / A MENOR PARTE DOS /
a maioria(singular) dos alunos(plural) [ Saiu? ou saíram?]--> os dois casos estão corretos
@Obs¹: Outra alternativa capciosa foi a E,pq do modo que esta construida é fácil pega o candidato desatento quanto à transitividade verbal
participou DO projeto
e)
Niemeyer seria reconhecido pela criação dos principais monumentos de Brasília, projeto DE que depois participou com o convite que Lúcio Costa lhe fez.
-
Baseados!.... causam amnésia e outras coisas as quais eu me esqueci.
-
FCC AMA ***GRANDE PARTE****
-
a) O projeto ---> baseadO
b) Correta
c) Fazer com ideia de tempo decorrido = oração sem sujeito = fica no singular = FAZIA quase dois anos
d) não se separa sujeito do predicado do jeito que tá.
e) faltou o ~de ---> de que participou
-
Letra A - Baseados nos anseios de uma arquitetura moderna, o projeto de Marina previa áreas de lazer e uma ligação efetiva de seus habitantes com a natureza circundante.
Errada: O adjetivo "Baseados" qualifica o substantivo "projeto". Logo, deveria flexionar-se no singular: "Baseado".
Letra B - Grande parte das estruturas previstas pelo plano diretor de Marina estava relacionada ao bem-estar e a uma concepção de vida mais humana.
Certa: Frase totalmente correta e coerente. Detalhes interessantes a serem observados: o termo "estava relacionada" concorda com o núcleo "parte", mas também estaria correto, por se tratar de expressão partitiva, se flexionada no plural, concordando com "estruturas previstas" (estavam relacionadas); a ausência do acento grave indicativo de crase em "a uma concepção" se justifica pelo fato de, mesmo havendo a preposição "a" exigida pela regência de "relacionada", a presença do artigo indefinido "uma" acaba por inibir a presença do artigo definido "a".
Letra C - Faziam quase dois anos que Niemeyer tinha lançado o projeto de Marina e então participara do júri da comissão que escolheria o projeto de Brasília.
Errada: Inicialmente, o verbo "fazer", no sentido de tempo decorrido", é impessoal, podendo ser flexionado apenas na terceira pessoa do singular: "Fazia". O emprego do pretérito mais-que-perfeito do indicativo em "participara" é inadequado, visto que sugere uma relação de fato passado anterior a outro fato passado. Todavia, a ação de Niemeyer participar do júri é posterior ao momento em que havia lançado o projeto de Marina.
Letra D - O jornal Estado de Minas, reproduz um trecho do projeto de Niemeyer, atentando para a preocupação de que existisse em Marina áreas verdes para a população.
Errada: Há dois erros gramaticais: deve ser eliminada a vírgula após "Minas", visto que separa sujeito de verbo; e a forma verbal "existisse" deve flexionar-se no plural (existissem), porquanto seu sujeito é o termo "áreas verdes".
Letra E - Niemeyer seria reconhecido pela criação dos principais monumentos de Brasília, projeto que depois participou com o convite que Lúcio Costa lhe fez.
Errada: No fragmento "projeto que depois participou", falta a preposição "de" antes do relativo "que", exigida pela regência do verbo "participar".
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Fonte: Professor Rosenthal - Tec Concursos
-
"Grande parte das estruturas previstas pelo plano diretor de Marina estava relacionada ao bem-estar e a uma concepção de vida mais humana."
O que me pegou na B foi eu ter achado que faltava paralelismo. Alguém pode me ajudar a entender isso, por favor?
-
A maioria das pessoas faltaram ou faltou à reunião.
Veja que o sujeito “A maioria das pessoas” tem o núcleo no singular: maioria. No entanto, este último é seguido de uma palavra no plural: pessoas.
Chamamos de sujeito “coletivo partitivo” o termo no plural (pessoas, indivíduos, crianças, condôminos, empresários, funcionários, etc.) em associação com o núcleo do sujeito no singular que expressa quantidade (parte, maioria).
Quando isso ocorre, a concordância pode ser feita tanto com o núcleo do sujeito e, então, ficará no singular quanto com o substantivo após o núcleo e, portanto, ficará no plural.
-