-
CORRETA a) É preciso resistir à pressão dos signos que nos chegam por múltiplos meios e saturam nosso mundo.
b) Ainda que saturem nosso mundo é preciso resistir a esses signos em cujos meios nos pressionam. CONJUNÇÃO CONCESSIVA
c) Por estar nosso mundo saturado de signos que nos pressionam é preciso que os resistamos. POR dá ideia de causa, não está implícito isso no enunciado.
d) À medida em que nos chegam por múltiplos meios é preciso resistir a esses signos em que nosso mundo está saturado. CONJUNÇÃO PROPORCIONAL, não está implícita a proporcionalidade no enunciado.
e) É preciso resistir-lhes à sua pressão ao chegar por múltiplos meios esses signos que saturam o nosso mundo. Ao chegar dá ideia de temporalidade e condicional para que se resista à pressão.
-> resistir-lhes à sua pressão : RESISTIR: VTI - Resistir à pressão. Na questão está Duplamente preposicionado, pois o LHE é complemento de Verbo Transitivo Indireto.
Resistir: transitivo indireto e intransitivo
conservar-se firme; não sucumbir, não ceder.
-
I. Nosso mundo está saturado de signos.
II. Os signos nos chegam por múltiplos meios.
III. É preciso resistir à pressão desses signos.
Eu resolvi assim:
É preciso resistir (ao que?) à pressão dos signos, (pois eles-os signos) nos chegam por múltiplos meios e (que) saturam nosso mundo
-
Além dos comentários já feitos, deve-se observar que não existe "à medida em que" (D), mas:
1) Na medida em que = causal
2) À medida que = proporcional
-
Questão mais de lógica e coerência pq as outras frases se encontram sem sentido ou com sentido errado.
GAB A
-
Gabarito letra a)
b) Ainda que saturem nosso mundo, é preciso resistir a esses signos em cujos meios nos pressionam. - Faltou a vírgula da oração sub. concessiva.- Creio que a frase poderia ser concessiva sim, caso a pontuação estivesse correta, pois as orações I e II passam uma ideia de contraste.
c) Por estar nosso mundo saturado de signos que nos pressionam é preciso que os resistamos.- tentou fazer uma oração reduzida de infinitivo passando ideia de causa e consequência, mas ficou confuso, além de não ter separado por vírgula.
d) À medida em que nos chegam por múltiplos meios é preciso resistir a esses signos em que nosso mundo está saturado. - Foi a mais fácil, pois não existe essa conjunção, mas sim: à medida que - proporcional e a medida em que - causal
e) É preciso resistir-lhes à sua pressão ao chegar por múltiplos meios esses signos que saturam o nosso mundo. Construção sem nexo, lhes no plural se referindo a quem? - descartei.
-
Cuidado gente! À medida em que está ERRADO! Lembre! Só existe À medida que (proporção) e Na medida em que (causa).
-
é muito difícil de eu ignorar as demais alternativas lendo apenas a A, palavra de quem tomou muita trolha na A, bicho.
mas assim, nessa questão ficou bem claro que a A fazia exatamente o sentido que eu mentalmente imaginei.
avante!
-
Dica pra essa questão: Primeiro elimine os erros, seja concordância, escrita, regência...sempre terá algum erro...aí depois faça o que a banca pede!
Sobre a E: Quem resiste, resiste A, então é um VTI e ele já usou o objeto indireto ( LHE)...então não poderia ter outro objeto indireto, sendo a crase, nessa situação, totalmente errada!