SóProvas


ID
2559196
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Sobre a música popular brasileira


      São notáveis a qualidade e a versatilidade do repertório da nossa mais inspirada música popular. O fenômeno talvez espante até hoje, e talvez por isso mesmo também continue pouco entendido na cabeça do país, por causa dessa mistura em meio à qual se produz: a) embora mantenha um cordão de ligação com a cultura popular não-letrada, desprende-se dela para entrar no mercado e na cidade; b) embora se deixe penetrar pela poesia culta, não segue a lógica evolutiva da cultura literária, nem se filia a seus padrões de filtragem; c) embora se reproduza dentro do contexto da indústria cultural, não se reduz às regras da estandardização. Em suma, não funciona dentro dos limites estritos de nenhum dos sistemas culturais existentes no Brasil, embora se deixe permear por eles.

           (Adaptado de: WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004, p.178) 

O segmento sublinhado pode ser substituído com correção e coerência pelo que está entre parênteses na frase:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    Quantoa a letra (c):

     

    Oração adverbial Causa: exprimem causa, motivo, razão. Esta oração faz parte da estrutura causa-consequência, em que a origem ocorre temporalmente antes. E a consequência, por ser o resultado, ocorre depois.

     

    As principais conjunções causais são: porque, pois, que, como (quando a oração adverbial estiver antecipada), já que, visto que, desde que, uma vez que, porquanto, na medida em que, que, etc.

     

    Concessivas: exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposição ao da oração principal.

     

    As conjunções são: embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que (pese), nem que, dado que, sem que (=embora não).

     

     

  • não ir ao encontro = não segue

    não ir de encontro = não opõe

  • o seu estudo está indo de encontro ao que ta falando a revista.  ->>>> está indo contra. Traz-se a ideia de oposição, galera.

     

    o seu estudo está indo ao encontro do que ta falando a revista.  ->>>> está indo no mesmo sentido

     

    se vc entendeu a diferença curte aqui

     

     

  • c - embora mantenha um cordão de ligação (porquanto conserve)  

     

    Galera, embora traz um sentido de concessão, enquanto porquanto traz sentido de explicão.

     

    to com um insta de dicas BRUNOOTRT. CURTE LA 

     

    EH NOIS

     

  •  COMPLEMENTANDO:

     

     

     O segmento sublinhado pode ser substituído com correção e coerência pelo que está entre parênteses na frase: 

     

    a) O fenômeno talvez espante até hoje (é possível de espantar mesmo hoje

    >> MUDANÇA DE SENTIDO/COERÊNCIA

     

     b) por causa dessa mistura em meio à qual se produz (em cuja

     >> CUJO, SÓ PODE SE USADO NO SENTIDO DE POSSE, ENTRE DOIS SUBSTANTIVOS

     

    c) embora mantenha um cordão de ligação (porquanto conserve)  

    >> EMBORA = CONCESSÃO /  PORQUANTO = CAUSAL  /  CONQUANTO = CONCESSÃO (SE LIGA)

     

     d) não segue a lógica evolutiva da cultura literária (não vai ao encontro da) 

    >> AO ENCONTRO = MESMA DIREÇÃO = SEGUIR  //  DE ENCONTRO = DIREÇÃO OPOSTA

     

     e) não se reduz às regras da estandardização (nas normas da inventividade)

    >> MUDANÇA SENTIDO/COERÊNCIA

     

     

    GAB D

  • A letra A me deixou na dúvida, porém a expressão "espante até hoje" dá a impressão de continuidade. Já a expressão "é possível de espantar mesmo hoje" não tem a mesma significação. Pode ser algo que espantou em algum momento e se acontecer hoje é possível que espante.

  • é possível DE espantar DOEU.

  • PORQUANTO = PORQUE, JÁ QUE, POIS...

    CONQUANTO = EMBORA, APESAR DE, AINDA QUE...