SóProvas


ID
2559544
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A fabricação com qualidade tem por objetivo primordial identificar e corrigir defeitos e eliminar suas causas. É também uma forma de eliminar desperdícios, porque, quanto menor a quantidade de refugos e retrabalho, mais eficiente é o sistema produtivo. A fabricação com qualidade é baseada nos seguintes pilares, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Vi que muita gente marcou a assertiva "B" como correta, por isso, vou tentar explicar o porquê dela estar errada. 

     

    Primeiramente, deve-se analisar que a questão pede a assertiva que NÃO corresponde a ideologia da gestão da qualidade. Desta maneira, vamos analisar cada assertiva: 

     

     a)Ter amplitude de controle. - CERTAA amplitude de controle é termo que advêm da abordagem clássica da administração. Ela refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente de maneira efetiva e adequada. - Em suma, esse termo pouco tem a ver com a Gestão da Qualidade. 

     

     b)Fazer certo da primeira vez. ERRADA - Este termo é um preceito difundido por um famoso autor da Gestão da Qualidade, o qual se chama Philip Crosby. Ele introduziu a ideia do "zero-defeito" ou "defeito-zero", isso significa que os funcionários de uma empresa deveriam se preocupar em garantir que seus processos e atividades fossem sempre feitos com qualidade. 

     

     c)Utilizar círculos da qualidade. - ERRADA. O preceito de círculos da qualidade foram estabelecidas por Kaoru Ishikawa (o mesmo criador do "diagrama de causa e efeito". Esse termo "circulos de qualidade", se referem aos Círculos de Controle da Qualidade, qual é denominado por um conjunto de funcionários que de forma voluntária realizam reuniões regularmente em busca da qualidade em suas organizações. 

     

     d)Corrigir causas fundamentais dos erros. ERRADA. Esse é o fundamento básico da qualidade. Lembram do ciclo PODC? Então, no processo de controle existe uma etapa a qual o gerente verifica os erros e falhas do processo, realizava um novo planejamento com o objetivo de extinguir os erros. Isso serve para todas as pessoas: um erro deve ser cometido somente uma vez, se for cometido duas vezes é burrice. rsrsrs

     

    Bons estudos! 

  • Letra (a)

     

    Marquei a (b), por conta do (exceto)..

     

    Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando, refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia19. Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização).

     

    Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada.

     

    Carranza

  • Eu acertei uma questão que o Tiago Costa errou, ganhei o dia.
  • alguém sabe explicar o proquê da resposta ser a letra A)?

     

  • A questão utilizou como base o texto do Maximano, TGA. p. 137.

     

    1.2 Fabricação com qualidade

    A fabricação com qualidade tem por objetivo primordial identificar e corrigir defeitos e eliminar suas causas. É também uma forma de eliminar desperdícios, porque, quanto menor a quantidade de refugos e retrabalho, mais eficiente é o sistema produtivo. A fabricação com qualidade por sua vez, tem três elementos: fazer certo da primeira vez, corrigir os erros em suas causas e utilizar círculos da qualidade.

     

    OBS: O controle está presente em todas os elementos implicitamente.

     

    Gab: A

     

  • Amplitude administrativa tem mais a ver com direção e não qualidade.
  • Viniciu santo,

    A amplitude de controle, na verdade, se refere ao número de subordinados que um líder tem. Quanto maior o número de subordinados, maior a amplitude e vice-versa.

     

    Pra que isso serve? 

     

    Pra dizer, por exemplo, se o líder tem condições de dar atenção individualizada para os subordinados, se ele precisará delegar mais ou menos, entre outros. Além disso, líderes com muitos subordinados, pode signifcar que as tarefas são mais padronizadas. Por outro lado, quando a amplitude é pequena, pode significar que a tarefa é mais específica.

     

    Pois bem, em nada tem a ver com a qualidade. 

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Acredito que seja a A pq quando maior a amplitude de controle, menor a supervisão, o apoio, tudo fica mais solto. Em uma amplitude de controle menor o chefe pode acompanhar o trabalho mais de perto, pq teria menos pessoas para acompanhar. 

  • GABARITO A

    A Amplitude de Controle NÃO possui ligação com a fabricação de qualidade já que diz respeito apenas ao número de subordinados por chefe.

    Amplitude de Controle MAIOR: + Subordinados por chefe (100 subordinados, 10 chefes)

    Amplitude de Controle MENOR: - Subordinados por chefe (100 subordinados, 25 chefes)