-
Gabarito A. A letra "C" é capciosa. Numa leitura rápida, você cai feito patinho.
Princípio da Eficiência
O princípio da eficiência é o mais novo princípio constitucional a incidir sobre a atuação da Administração Pública. Ele foi inserido no ordenamento jurídico brasileiro (art. 37 da CF/1988) pela Emenda Constitucional no 19, de 1998.
Para Alexandre de Moraes (2010), o princípio da eficiência requer direcionamento da atividade e dos serviços públicos à efetividade do bem comum, cujas características de imparcialidade, neutralidade, transparência e eficácia encontram-se ligadas ao conceito formal de eficiência. Esse princípio impõe à Administração Pública, direta e indireta, e a seus agentes, a persecução do bem comum e a adoção dos critérios legais e morais necessários para a melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantir-se maior rentabilidade social.
Este princípio exige que o agente público execute os serviços com perfeição, presteza e rendimento funcional (Hely Lopes Meirelles).
Atenção → Não existe hierarquia entre os princípios constitucionais, todos eles são importantes. No entanto, na aplicação concreta, caso a caso, o gestor público, analisando a conveniência e oportunidade, pode atribuir maior valor a um princípio em detrimento de outro.
-
Vanessa, gostei do comentário, mas não concordo com sua última frase. Não acho que seja um em detrimento (significado: prejuízo, perda) do outro, mas um apenas um prioritariamente sobre o outro, continuando esse outro eivado de sentido/importância. Cuidado que isso já foi questão de prova e muita gente errou só por causa dessa palavrinha que muitos usam sem saber o que quer dizer.
-
Princípio da eficiência: - O princípio da Eficiência é fruto da EC 19/1998;
- Ele não é um princípio originário de 1988;
- Antes de 1998: Se adotava no Brasil a administração burocrática;
- Depois de 1998: Foi adotada a administração gerencial;
- Facilidade do trabalho;
- Produtividade + economicidade: Uma administração com maior rapidez, qualidade e presteza. Uma administração que venha evitar desperdício.
-
Onde está o erro da C?