SóProvas


ID
2559937
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

S.M.A.R.T (Self-Monitoring, Anaçlysis and Reporting Tecnology) ou Tecnologia de Auto Monitoramento, Análise e Relatório refere-se a uma tecnologia presente nos discos rígidos, que permite informar ao usuário quando um disco está prestes a falhar, permitindo, dessa forma, que seja providenciada a troca do disco problemático. Diversas interfaces de comunicação já foram utilizadas pelos discos rígidos. Uma dessas interfaces tem a seguinte descrição: “o controle do disco rígido passou a estar no próprio dispositivo, e era uma interface padrão para discos rígidos em computadores Macintosh. No PC, foi mais usada para servidores”. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:B

     

    SCSI (pronuncia-se "scãzi"), sigla de Small Computer System Interface, é uma tecnologia que permite ao usuário conectar uma larga gama de periféricos, tais como discos rígidos, unidades CD-ROM, impressoras e scanners. Características físicas e elétricas de uma interface de entrada e/ou saída (E/S) projetadas para se conectarem e se comunicarem com dispositivos periféricos são definidas pelo SCSI.


    Existe uma grande variedade de padrões de dispositivos SCSI, sendo que estes inicialmente usavam interfaces paralelas. Alguns exemplos: SCSI-1 (barramento de 8 bits, clock de 5 MHz e taxa de transferência de 5 MB/s), Fast SCSI (barramento de 8 bits, clock de 10 MHz e taxa de transferência de 10 MB/s), Ultra SCSI (barramento de 8 bits, clock de 20 MHz e taxa de transferência de 20 MB/s), Ultra2 Wide SCSI (barramento de 16 bits, clock de 40 MHz e taxa de transferência de 80 MB/s) e Ultra-320 SCSI (barramento de 16 bits, clock de 80 MHz DDR e taxa de transferência de 320 MB/s).


    SCSI é mais comumente usado em discos rígidos e unidades de fita, mas também pode ser conectado em uma grande gama de dispositivos, incluindo scanners e drivers de CD.


    Posteriormente foram também criadas interfaces seriais, como a SSA (Serial Storage Architecture), com taxa de transferência de 40 MB/s e SAS (Serial Attached SCSI) de 300 MB/s, também chamado de SASCSI.

  • SCSI – Small Computer Systems Interface.:

    Foi desenvolvido para propriciar um mecanismo de transporte eficiente de dados entre os servidores e os periféricos, como discos e outros recursos.

    A arquitetura do padrão  SCSI-3 define um modelo cliente / servidor onde existe um initator (servidor) , um target (disco) e um subsistema de entrega que pode ser um cabo paralelo, Fibre Channel ou iSCSI.

     

     

     

     

    Fonte:

    Virtualização - 2ed : Tecnologia Central do Datacenter - Veras

  • Esse foi o melhor chute de toda a minha vida. Obrigada Deus.

  • "No PC, foi mais usada para servidores"

    SCSI é quase sinônimo de servidor.

  • Abreviação de Enhanced Small Disk Interface, a ESDI é uma interface inicial encontrada em computadores PS / 2 high-end da IBM para discos rígidos, unidades de fita e unidades de disquete. A ESDI foi capaz de transferir dados de cerca de 1 MB para 3 MB por segundo.

    Hoje, a ESDI está desatualizada por interfaces de armazenamento, como IDE, EIDE e SCSI.