SóProvas


ID
2560021
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos em unidades organizacionais. Pode-se considerar que esses agrupamentos, representados pela departamentalização, podem apresentar, pelo menos, quatro contribuições para as empresas. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Estruturação do sistema de supervisão comum entre as funções e entre as unidades organizacionais da empresa.

( ) Desoneram as funções e as unidades organizacionais da necessidade de compartilharem recursos e conhecimentos comuns, gerando maior fluidez nos processos.

( ) Criam medidas de desempenho comuns, aprimorando a coordenação das funções.

( ) Facilitam a alocação de colaboradores por especialização acadêmica, atendendo às crescentes demandas por minimizar as tensões entre generalistas e especialistas, cuja interação em um mesmo departamento caminham, de acordo com vários estudos, para a redução da produtividade das unidades organizacionais.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

     

     

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje."  Karen Lamb

  • Pessoal, como todos sabem, consulplan é muito subjetiva com administração pública, contudo, vou tentar dar a minha contribuição para matar essa questão apenas com conceitos sólidos sobre departamentalização em mente. A resposta direta e objetiva não vai ser encontrada e lugar nenhum da internet.

     

    A definição de departamentalização dada pela banca é de Djalma Oliveira e de uma forma bem simples a empresa pode ter especialização vertical ou horizontal. 

     

    Vertical = quando quer aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, acrescentando mais níveis hierarquicos na estrutura ( aqui é so imaginar uma escada, em cada degrau tem seu chefe junto com o departamento pelo qual ele é responsável, logicamente, o presidente da empresa está no último degrau)

     

    Horizontal = Aqui temos de fato de departamentalização. caracteriza-se pelo crescimento horizontal do organograma. (aqui imaginamos todo mundo em um mesmo plano, vão crescendo os departamentos especilizados da empresa)

     

    Tendo isso em mente vamos as questões:

     

    Estruturação do sistema de supervisão comum entre as funções e entre as unidades organizacionais da empresa. (V)

     

    Ora, claro que a supervisão é comum entre funções e entre as unidades organizacionais, pois de quem é essa supervisão em comum ? vai ser de um presidente da empresa, diretor financeiro, ou algum cargo de alta chefia. São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Já as unidades organizacionais podem ser 3: Gerência de planejamento, gerência de organização e gerência de controle. 

     

    Desoneram as funções e as unidades organizacionais da necessidade de compartilharem recursos e conhecimentos comuns, gerando maior fluidez nos processos. (F)

     

    Desonerar = Livrar-se de obrigação ou imcumbência. PRONTO. já daria pra matar a questão, pois é completamente necessário que haja troca de conhecimentos e recursos na departamentalização. Em uma fábrica de sapatos, como a produção será eficiente se os responsáveis pela parte elétrica não forem integrado com a parte mecânica ? impossível dar certo né ? lembrar da HOMOGENEIDADE.

     

    Criam medidas de desempenho comuns, aprimorando a coordenação das funções. (V)

     

    O principal princípio que deve reger a departamentalização e precisamos ter em mente é: HOMOGENEIDADE. quase sempre que a banca falar em departamentalização estará implícito este princípio. medidas de desempenho comum significa uma coisa Homogênea, portanto a questão está correta.

     

    Facilitam a alocação de colaboradores por especialização acadêmica, atendendo às crescentes demandas por minimizar as tensões entre generalistas e especialistas, cuja interação em um mesmo departamento caminham, de acordo com vários estudos, para a redução da produtividade das unidades organizacionais. (F)

     

    Ao contrário, especialistas em um mesmo setor=PRODUTIVIDADE

     

    GABARITO LETRA B)

     

     

     

     

     

  • Obrigado pessoal.

  • Dúvida item 3:

    "Criam medidas de desempenho comuns, aprimorando a coordenação das funções. "

    - O que que tem a ver uma coisa com a outra?

     

  • Acho q às vezes esses elaboradores querem se superar e acabam fazendo merda!

    É o caso desta questão.

  • Subjetividade tem nome: fraude.

  • Acertei, mas nao entendi nada até hoje

  • Tô que nem o Stonis 7, não entendi a questão ainda... Jesus!

  • É foda acertar no QC e errar na prova! =/

  • princípios que  devem ser seguidos na hora de fazer a departamentalização 

     

    HOMOGENEIDADE

     

    Princípio do maior uso – o departamento que faz mais uso de uma atividade, deve ter controle sobre ela

     

    Princípio do interesse – o departamento que controlar a atividade, deve criar mecanismos de supervisão

     

    Princípio da separação e do controle – atividades de controle devem estar separadas de atividades controladas

     

    Princípio da supressão da concorrência – elimine concorrência entre departamentos agrupando atividades similares em um único departamento

  • Pelo amor de Deus esta proposição I estar correta......jesus!

  • ALTERNATIVA B)

     

    A questão se baseou no livro de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira - Estrutura Organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade (2006).

    O referido autor defende que a departamentalização é um agrupamento das atividades e correspondentes recursos, e que esses agrupamentos podem apresentar as seguintes contribuições para a empresa:

     

    * Estruturação do sistema de supervisão comum entre as funções e entre as unidades organizacionais da empresa;
    * Obrigam as funções e as unidades organizacionais a compartilharem recursos e conhecimentos comuns;
    * Criam medidas de desempenho comuns, aprimorando a coordenação das funções; e
    * Encorajam o ajuste mútuo, principalmente através de interações informais.

  • Fiquei meio em dúvida na primeira e na última assertiva.

    ( ) Estruturação do sistema de supervisão comum entre as funções e entre as unidades organizacionais da empresa.

    Nesse item eu pensei o seguinte, cada departamento tem sua responsabilidade de supervisionar seus subordinados.. o presidente da empresa não vai ficar responsável por isso.. imaginei como exemplo a departamentalização funcional.

    ( ) Facilitam a alocação de colaboradores por especialização acadêmica, atendendo às crescentes demandas por minimizar as tensões entre generalistas e especialistas, cuja interação em um mesmo departamento caminham, de acordo com vários estudos, para a redução da produtividade das unidades organizacionais.

    Nesse item o problema foi o cujo, no meu humilde ponto de vista, o "cuja" está se referindo às tensões de generalistas e especialistas as quais, realmente, tendem a reduzir a produtividade da organização. (obs: antes que alguém diga que o "cuja" não está concordando com tensões por estar no singular, o cujo redere-se ao termo anterior, mas concorda com o posterior.)

    Alguém pode me dar uma luz? (Ps: sou péssimo em português, se meu raciocínio estiver equivocado, avisem pfv. Grato!)

  • GAB B

    Concordo com meus caros amigos, apesar de ter acertado por eliminação, achei a questão é extremamente subjetiva. Todos sabemos que Administração já possui essa característica, somando-a com o fato da banca ser fraca e subjetiva, complica tudo mais ainda.

  • Caros colegas, acredito que a afirmativa IV é imprecisa ao falar sobre essa falta de produtividade. Entende-se que se refere aos especialistas e generalistas, e não aos especialistas apenas. A má clareza da afirmação prejudicou sim o julgamento do item.