SóProvas


ID
2560684
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

O Perito Norberto entregou um Laudo Pericial, referente a um local de acidente de trânsito com vítimas, 35 dias após a solicitação do exame, sem pedir prorrogação de prazo, e, por conseguinte, foi repreendido pelo Diretor do Instituto de Criminalística local, sob a alegação de ter atrasado a conclusão do referido laudo. Segundo o artigo 160, parágrafo único, do Código de Processo Penal, qual seria o prazo máximo para a conclusão e entrega a ser cumprido pelo Perito Norberto?

Alternativas
Comentários
  • Art. 160. Os peritos elaborarão o laudo pericial, onde descreverão minuciosamente o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados.

    Parágrafo único. O laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.

  • GABARITO: D

    Art. 160. Parágrafo único. O laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. 

  • Exame de Corpo de Delito

    Direto = é realizado pelo perito diretamente sobre o vestígio deixado.

    Indireto = o perito realizar o exame com base em informações verossímeis fornecidas a ele.

    Prazo = prazo máximo de 10 dias, este prazo pode ser prorrogado, a requerimento dos peritos.

    Nº de peritos = Realizado por 1 perito oficial, portador de diploma de curso superior. Na falta de um perito oficial será realizado pro 2 pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, que deverão prestar compromisso.

    GAB - D

  • Perceberam como o CPP costuma ser cobrado no conteúdo de Noções de Criminalística? É a base do trabalho do perito criminal e do exame de corpo de delito. 

    Mais uma questão sobre o prazo para a entrega do laudo pericial: prazo de 10 dias, prorrogáveis em casos excepcionais a requerimento do perito criminal (art. 160 do CPP).

    Gabarito: D

  •  10 dias

  • A presente questão visa verificar o conhecimento do candidato no que tange a matéria de provas, prevista no Título VII do Código de Processo Penal.

    A prova visa a retratar fatos e a dinâmica destes, ocorridos no passado, é uma reconstrução histórica que servirá para o convencimento do magistrado.

    Os exames periciais são aqueles realizados por pessoa que tenha conhecimento técnico e científico sobre determinada área. Assim, quando o juiz para decidir depender de conhecimento técnico em determinada área, será realizado o exame pericial, quando o perito for oficial será necessário apenas um, mas na falta de perito oficial o exame será realizado por duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior.

    O Ministério Público, o assistente de acusação, o ofendido, o querelante e o acusado, poderão indicar assistente técnico, que é o perito de confiança das partes e do qual não se exige que atue com imparcialidade, os quais atuarão após a conclusão dos exames e a elaboração do laudo pelos peritos oficiais.

    O exame de corpo de delito pode ser DIRETO, quando realizado sobre o próprio corpo de delito (vestígios deixados pelo crime) ou INDIRETO, quando é realizado através de outros dados e vestígios que não o corpo de delito , como o realizado através da ficha médica de atendimento do paciente, pode ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora e no caso de haverem desaparecidos os vestígios a prova testemunhal poderá suprir a falta .

    Uma questão interessante e que pode ser cobrada nesse tipo de questão é a CRONOTANATOGNOSE que é a cronologia da morte, é a determinação do tempo aproximado da morte de acordo com os fenômenos cadavéricos, como a rigidez cadavérica e o resfriamento do corpo. 


    A) INCORRETA: O prazo para conclusão do laudo pericial previsto no artigo 160, parágrafo único, do Código de Processo Penal é de 10 (dez) dias. Já o prazo para oferecimento da denúncia é de 5 (cinco) dias, em caso de réu preso, e de 15 (quinze) dias no caso de réu solto ou afiançado.


    B) INCORRETA: o prazo para elaboração do laudo pericial é de 10 (dez) dias e poderá ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.


    C) INCORRETA: O prazo para conclusão do laudo pericial previsto no artigo 160, parágrafo único, do Código de Processo Penal é de 10 (dez) dias. Já o prazo para a conclusão do inquérito policial é de 10 (dez) dias no caso de investigado preso e de 30 (trinta) dias quando estiver solto, artigo 10 do Código de Processo Penal.


    D) CORRETA: A presente alternativa está correta e traz o disposto no artigo 160, parágrafo único do Código de Processo Penal.


    Resposta: D

    DICA: Tenha atenção que o Juiz não está adstrito ao laudo pericial, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte, artigo 182 do Código de Processo Penal.
  • Exame de corpo de delito

    Laudo pericial

    Art. 160. Os peritos elaborarão o laudo pericial, onde descreverão minuciosamente o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados.            

    Parágrafo único.  O laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.