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ID
2561812
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Há algumas dicotomias que parecem ter a força de atravessar o tempo e se imporem a nós com uma evidência inaudita. Em filosofia, conhecemos várias delas, assim como conhecemos suas maneiras de orientar o pensamento e as ações.

      Tais dicotomias podem operar não apenas como um horizonte normativo pressuposto, mas também como base para a consolidação de certas modalidades de pensamento crítico. No entanto, há momentos em que percebemos a necessidade de questionar as próprias estratégias críticas e suas dicotomias. Pois, ao menos para alguns, elas parecem nos paralisar em vez de nos permitir avançar em direção às transformações que desejamos.

      Um exemplo de dicotomia que tem força evidente no pensamento crítico atual é aquela, herdada de Spinoza, entre paixões tristes e paixões alegres. Paixões tristes diminuem nossa potência de agir, paixões alegres aumentam nossa potência de agir e nossa força para existir. A liberdade estaria ligada à força afirmativa das paixões alegres, assim como a servidão seria a perpetuação do caráter reativo das paixões tristes. Haveria pois aquilo que nos afeta de forma tal que permitiria a nossos corpos desenvolver ou não uma potência de agir e existir que é o exercício mesmo da vida em sua atividade soberana.

      Sem querer aqui fazer o exercício infame e sem sentido de discutir a teoria spinozista dos afetos e sua bela complexidade em uma coluna de jornal, gostaria apenas de sublinhar inicialmente a importância desse entendimento de que a capacidade crítica está ligada diretamente a uma compreensão dos afetos e de seus circuitos. Nada de nossas estratégias contemporâneas de crítica seria possível sem esse passo essencial de Spinoza, recuperado depois por vários outros filósofos que o seguiram.

      No entanto, valeria a pena nos perguntarmos o que aconteceria se insistíssemos que talvez não existam paixões tristes e paixões alegres, que talvez essa dicotomia possa e deva ser abandonada (independentemente do que pensemos ou não de Spinoza).

      É claro que isso inicialmente soa como um exercício ocioso de pensamento. Afinal, a existência da tristeza e da alegria nos parece imediatamente evidente, nós podemos sentir tal diferença e nos esforçamos (ou ao menos deveríamos nos esforçar, se não nos deixássemos vencer pelo ressentimento e pela resignação) para nos afastarmos da primeira e nos aproximarmos da segunda.

      Mas o que aconteceria se habitássemos um mundo no qual não faz mais sentido distinguir entre paixões tristes e alegres? Um mundo no qual existem apenas paixões, com a capacidade de às vezes nos fazerem tristes, às vezes alegres. Ou seja, um mundo no qual as paixões têm uma dinâmica que inclui necessariamente o movimento da alegria à tristeza.

     Pois, se esse for o caso, então talvez sejamos obrigados a concluir que não é possível para nós nos afastarmos do que tenderíamos a chamar de "paixões tristes", pois não há paixão que, em vários momentos, não nos entristeça. Não há afetos que não nos contraiam, não há vida que não se deixe paralisar, que não precise se paralisar por certo tempo, que não se vista com sua própria impotência a fim de recompor sua velocidade. Mais, ainda. Não há vida que não se sirva da doença para se desconstituir e reconstruir.

                                                                      (SAFATLE, Wladimir. Folha de S.Paulo, 23/06/2017)

Sobre o que vem mencionado na alternativa, considerado em seu contexto, é correto o seguinte comentário:

Alternativas
Comentários
  • Tais dicotomias podem operar não apenas como um horizonte normativo pressuposto, mas também como base para a consolidação de certas modalidades de pensamento crítico.

    ADIÇÃO

  • nao apenas trabalhei como oficial de justiça, mas tambem como auditor do trabalho.

     

    adição.

  • GABARITO LETRA C

     

     

    a) INCORRETA

    Trata-se de um adjunto adverbial de lugar deslocado.

     

    b) INCORRETA

    Não tem relação com atravessar o tempo e sim somente com dicotomias filisóficas.

     

    c) CORRETA - tem valor de adição.

    Tais dicotomias podem operar não apenas como um horizonte normativo pressuposto, mas também como base para a consolidação de certas modalidades de pensamento crítico.

     

    d) INCORRETA

    Não denota antogonismo e sim uma retrição para alguns de nos, veja:

    No entanto, há momentos em que percebemos a necessidade de questionar as próprias estratégias críticas e suas dicotomias. Pois, ao menos para alguns, elas parecem nos paralisar em vez de nos permitir avançar em direção às transformações que desejamos.

     

    e) INCORRETA

    Nesse caso a vírgula é obrigatória, uma vez que está isolando a oração intercalada.

    Pois, ao menos para alguns, elas parecem nos paralisar em vez de nos permitir avançar em direção às transformações que desejamos.

  • Letra C

    ...não apenas... mas também = valor aditivo.

  • Juliana Okvibes, gostei do seu comentário.

    Apenas na letra E acho que não é oração, pois não tem verbo. Acredito que seja um aposto explicativo.

  • O ERRO está em dizer que os filósofos aceitam toda e qualquer dicotomia. Não está no texto.

    ERRADA porque o pronome "tais" faz referência às dicotomias em geral, mencionadas no inaugural período do primeiro parágrafo, e não às dicotomias conhecidas pela filosofia.

    CERTA. É isso. o valor aditivo existe em " como também". A parte do "correlacionando dois termos do enunciado" significa algo como associando as características das dicotomias.

    ERRADA porque, conforme o próprio enunciado, devemos considerar o contexto, e, fazendo-o, com muito esforço, percebemos que o período imediatamente anterior permite inserir o autor nesses "alguns". Ademais, o texto tem como intuito exatamente este: contestar a vida sob dicotomias, coisa que o autor fez no seu desenrolar e ficou muito claro nos dois últimos parágrafos.

    ERRADA. Há prejuízo sim, já que orações intercalados devem estar intercaladas.