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ID
2561842
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Hannah Arendt, preocupada com a situação da arte numa sociedade dominada pela cultura de massas, explica que, embora cultura e arte estejam inter-relacionadas, são coisas diversas. A palavra “cultura”, desde sua origem romana, implica criação e preservação da natureza e das obras humanas. As obras de arte são, para ela, a expressão mais alta da cultura, “aqueles objetos que toda a civilização deixa atrás de si como quintessência e o testemunho duradouro do espírito que a animou”. A cultura implica “uma atitude de carinhoso cuidado”,

                         e uma sociedade de consumo não pode absolutamente saber como cuidar de um mundo e das coisas que pertencem de modo exclusivo ao espaço das aparências mundanas, visto que sua atitude central ante todos os objetos, a atitude de consumo, condena à ruína tudo o que toca.

      Diz a pensadora, referindo-se à sociedade de massas do século XX: “A sociedade de massas [...] não precisa de cultura, mas de diversão, e os produtos oferecidos pela indústria de diversões são com efeito consumidos pela sociedade exatamente como quaisquer outros bens de consumo”. Os produtos dessa indústria de diversões são perecíveis, portanto precisam ser renovados.

                        Nessa situação premente, os que produzem para os meios de comunicação de  massa esgaravatam toda agama da cultura passada e presente na ânsia de encontrar material aproveitável. Esse material, além do mais, não pode ser oferecido tal qual é; [...] deve ser preparado para consumo fácil.

      Essas considerações de Arendt têm-se mostrado absolutamente justas, com o passar das décadas e os avanços das tecnologias de comunicação. A literatura, como forma de arte, tem sofrido os efeitos da nova situação. O sonho dos escritores modernistas era que a massa comesse o “biscoito fino” por eles fabricado. Infelizmente, a massa tem preferido os cookies industrializados.

      Para que a literatura chegue ao grande público, promovem-se eventos literários (salões do livro, festas de premiação), nos quais autores e obras são apresentados como espetáculo. Os objetos desses eventos são, sem dúvida, legítimos e justificados. Entretanto, o público numeroso que frequenta esses eventos parece incluir menos leitores de livros do que meros espectadores e caçadores de autógrafos.

      Os escritores de hoje têm uma visibilidade pessoal maior do que em épocas anteriores porque são incluídos na categoria de “celebridades”, e os mais “midiáticos” têm mais chance de vender livros, independentemente do valor de suas obras. Ao mesmo tempo, nos debates teóricos, assistimos à defesa da “literatura de entretenimento”, contra as exigências daqueles que ainda têm uma concepção mais alta da literatura. Estes são chamados de conservadores e elitistas. Ora, a conservação é uma atitude inerente aos conceitos de cultura, arte e de educação. Conservação não como imobilismo e fechamento ao novo, mas como conhecimento da tradição sem a qual não se pode avançar.

      Obs.: Hannah Arendt (1906-1975), filósofa alemã, é uma das raras vozes femininas de destaque na filosofia do século XX.

(Adaptado de: PERRONE-MOISÉS, Leyla. A literatura na cultura contemporânea. Mutações da literatura no século XXI, São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 31 a 33) 

Conservação não como imobilismo e fechamento ao novo, mas como conhecimento da tradição sem a qual não se pode avançar.


A redação que, ao substituir o segmento destacado na frase acima, não prejudica o sentido, a clareza e a correção originais é:

Alternativas
Comentários
  • Podemos descartar as letras A,B e C pois se referem, claramente, a conhecimento, e não à tradição(como a frase original assim o faz) ou possuem erro gramatical.

    E) mas como conhecimento da tradição cuja ausência impede de avançar. R: reparem que "cuja ausência" pode estar se referindo tanto a 'conhecimento' quanto a 'tradição', ferindo então a 'clareza' que a questão pede para não prejudicar.


    Gabarito: D

  • já viu a prova do capeta? como assim? aquela que foi bem elaborada?

    - SIM! 

    - EU LHE APRESENTO Prova: Analista Judiciário – Taquigrafia - TST DA BANCA QUE QUER SE DESTACAR NO MERCADO: FCC

  • A letra "E" está errada não por poder se referir a conhecimento e tradição como disse o colega abaixo, pois o cujo é um pronome relativo que liga dois termos (substantivos), logo se refere a tradição; mas sim por falta da preposição de, veja: mas como conhecimento da tradição DE cuja ausência impede de avançar (A ausência DE tradição impede de avançar).

    Obs.: Por favor, me corrijam caso eu esteja errado. 

  • e)

    mas como conhecimento da tradição cuja ausência impede de avançar. 

     

    AUSENCIA DE QUE ...

     

    O certo seria:

     

    e)

    mas como conhecimento da tradição DEEEEEEEEEEEE cuja ausência impede de avançar. 

  • Apenas algumas considerações..

     

     

     

    Trecho:           mas como conhecimento da tradição sem a qual não se pode avançar.

     

     

    Assertiva:       mas como conhecimento da tradição ''da'' qual se depende para ir em frente

     

     

     

     

    1) Verbo depender, exige a preposição ''de'' ( da = de + a )

     

    2) Tem equivalência ( NO CONTEXTO) : 

     

     

    -  Sem a qual não  =  Depende

     

    -  Avançar  =  Ir em frente

     

     

     

     

     

    GABARITO LETRA D

  • essa prova foi tão dificil que, ao acertar uma questão, eu comemoro sozinha aqui...

  • dica - Cuja (o) estabelece relação de posse, portanto sempre altera o sentido da frase.

  • Por que letra A tá errada?

  • "mas como conhecimento da tradição sem a qual não se pode avançar"

     

    "a qual" correspondente a tradição. Por aí, as alternativas a, b c já são eliminadas. Nessas, os pronomes estão ligados ao termo conhecimento. Ficaria entre a D e E.

    A alternativa E está errada porque por erro de regência. Vejam: para a frase ter sentido, mentaliza que "a ausência de algo impede de avançar". Você não diz "a ausência algo impede de avançar". Logo, o "cujo" precisa vir acompanhado de preposição, sendo o correto "de cuja".

     

    A letra D está correta porque a preposição foi devidamente colocada, pois, a regência é igual a da letra E.

  • Gente, não faltou uma vírgula nessa letra D?

     

    "mas como conhecimento da tradição, da qual se depende para ir em frente." 

    Que prova é essa, Jesus? hahaha DESMAIADA

  • Gabarito: letra D.

     

    Nesse caso, o fato de o pronome relativo "cujo" concordar com o substantivo consequente deixa a oração dúbia, realmente. Na alternativa "E", não foi usado "cuja" em razão de "tradição", mas para concordar com a palavra "ausência" que o sucede. Logo, não podemos afirmar que a relação de posse estabelecida com o uso do pronome está para "tradição" ou "conhecimento".