SóProvas


ID
2562187
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um caso hipotético, um Programador do Tribunal Superior do Trabalho verificou que:


I. os dados nome do cidadão e número do processo não eram compartilhados entre três diferentes sistemas que os utilizavam;

II. não havia um sistema de log para acompanhamento e controle dos acessos aos bancos de dados de sua organização.


Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados − SGBDs contribuem para evitar que as situações referidas em I e II venham a ferir princípios que correspondem, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Integridade referencial é um conceito relacionado à chaves estrangeiras. Este conceito diz que o valor que é chave estrangeira em uma tabela destino, deve ser chave primária de algum registro na tabela origem. Quando essa regra é desrespeitada, então temos o caso em que a integridade referencial é violada.

     

  • Pablo Rezendo esse comentário deve ser dessa questão. Q856028

  • Realmente a palavra integridade dá ao entender que está falando de Integridade Referencial. No entanto, quando é falado em logs e controles de acesso ao banco de dados, logo se vê que se trata de Segurança Lógica e não Física. Daí seus olhos são abertos para a Redundância. Gabarito: B.

  • o único comentário que deu pra entender foi o do Lucas

  • Quem estuda essa matéria deve usar muito toxico...

  • Características de um SGBD:


    Minimização de Redundâncias: A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um Banco de Dados as informações só se encontram armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados. Minimizando a redundância pode, portanto, reduzir significativamente o custo de armazenamento de informações em discos rígidos e outros dispositivos de armazenamento.


    Maior segurança: SGBDs permitem que múltiplos usuários acessem os recursos dos mesmos dados. Esta capacidade é geralmente vista como um benefício, mas há riscos potenciais para a organização. Algumas fontes de informação devem ser protegidas ou garantida e vista apenas por indivíduos selecionados. Através do uso de senhas, sistemas de gerenciamento de banco de dados podem ser usado para restringir o acesso aos dados a apenas aqueles que devem vê-lo.



  • Os SGBD possui algumas características operacionais elementares, listadas a seguir:

      

    1. Controle de Redundâncias-A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um Banco de Dados as informações só se encontram armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados. Quando existem replicações dos dados, estas são decorrentes do processo de armazenagem típica do ambiente Cliente-Servidor, totalmente sob controle do Banco de Dados.

     

    2. Compartilhamento dos Dados - O SGBD deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo em qualquer tipo de situação a escrita/leitura de dados sem erros.

     

    3. Controle de Acesso -  O SGDB deve dispor de recursos que possibilitem selecionar a autoridade de cada usuário. Assim um usuário poderá realizar qualquer tipo de acesso, outros poderão ler alguns dados e atualizar outros e outros ainda poderão somente acessar um conjunto restrito de dados para escrita e leitura.

     

    4. Interfaceamento - Um Banco de Dados deverá disponibilizar formas de acesso gráfico, em linguagem natural, em SQL ou ainda via menus de acesso, não sendo uma "caixa-preta" somente sendo passível de ser acessada por aplicações.

     

    5. Esquematização - Um Banco de Dados deverá fornecer mecanismos que possibilitem a compreensão do relacionamento existentes entre as tabelas e de sua eventual manutenção.

     

    6. Controle de Integridade - Um Banco de Dados deverá impedir que aplicações ou acessos pelas interfaces possam comprometer a integridade dos dados.

     

    7. Backups - O SGBD deverá apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, através da existência de arquivos de "pré-imagem" ou de outros recursos automáticos, exigindo minimamente a intervenção de pessoal técnico.