SóProvas


ID
2562358
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Diferentemente de uma rede cabeada, uma rede que utiliza sinais de rádio, como a comunicação de dados definida pela família 802.11, o acesso ao meio é mais complexo devido à dificuldade de identificar a ocupação do meio. A solução adotada faz uso do protocolo CSMA/CA que tem como característica principal evitar a ocorrência de colisão (CA) implementado por meio do recurso que estabelece um tempo de inatividade de transmissão após a identificação de um RTS ou CTS. Esse recurso é identificado como

Alternativas
Comentários
  • NAV (Network Allocation Vector) - Contador que opera como um cronômetro regressivo que enquanto não for igual a zero significa meio ocupado, e quando é igual a zero, meio livre.

    Após o NAV atingir o valor zero, um tempo aleatório deve ser aguardado antes da EM transmitir. Este tempo aleatório é conhecido como backoff time.

    http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0210420_05_cap_02.pdf

  • Uma estação, após aguardar DIFS ( Distributed Inter Frame Spacing (DIFS) – espaço entre quadros da DCF (Função de Coordenação Distribuída), este parâmetro indica o maior tempo de espera, portanto a menor prioridade; ele monitora o meio, aguardando no mínimo um intervalo de silêncio para transmitir os dados.) e seu tempo de retirada aleatório, antes de efetivamente transmitir o quadro de dados, transmite um quadro de controle RTS, que carrega uma estimativa da duração no tempo da futura transmissão do quadro de dados e o ACK associado a este, além do destinatário da transmissão de dados por vir.

     

     A estação de destino ao  receber o quadro de controle RTS acerta o seu Vetor de Alocação de Rede (NAV). O NAV especifica quando uma estação tentará acessar o meio novamente. Em resposta ao RTS, o receptor  envia um quadro de controle CTS avisando que está pronto para receber o quadro de dados. O CTS informa as demais estações sobre a transmissão que vai ocorrer, fazendo com que estas também acertem seus NAVs. Agora, todas as estações estão informadas sobre a transmissão e irão esperar para acessar o meio, podemos dizer então que os sinais RTS e CTS reservam o meio para uma transmissão. Só então, a estação transmissora envia o quadro de dados após SIFS (Short Inter Frame Space  (SIFS) – é usado para transmissão de quadros carregando respostas imediatas (curtas), como ACK que possuem a mais alta prioridade), que deve ser respondido com um reconhecimento (ack) enviado pela estação receptora. 

     

    Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/802-mac/R802_11-3.htm