clipping é o acompanhamento e registor de todas as matérias divulgadas a respeito da Corporação ou pessoa( quando é feito sobre o que saiu sobre a organização na internet, é chamada de e-clipping. Seleção e recortes de assuntos divulgados na mpida acerca da corporação(antes era chamado de trabalho de recortar e colar).
Pra que serve?
Analisar a imagem da Corporação na mída;
Analisar assunto de interesse na Corporação.
Mensurar, avalliar os resultados.
MAILING: lista de correio, banco de dados, reúne nomes, endereços e dados adioncais de consumidores e prospects (pessoa nçao consumidora, mas qe tem potencial de vir a sse torna um consumidor). Ferramenta usada para o marketing direto, para manter relacionamento direto e contínuo; os dados do mailing servar para manter contato de mala direta, correio eletrônico ou telemarketing.
1. MAILING
È uma lista de contatos com , nome, endereço, telefone fixo, número do celular e outros dados de pessoas físicas ou jurídicas. Essa lista permite que empresas entrem em contato com essas pessoas ou outras empresas para diversos fins.
É um banco de dados que reúne nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects (pessoa não consumidora de um determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se tornar um consumidor).
O mailing é uma ferramenta usada para a realização de marketing direto, para estabelecer e manter o relacionamento direto e contínuo, entre as empresas e seus consumidores, com o objetivo de abrir portas para a venda de qualquer produto ou serviço, através da propaganda de resposta direta, como mala direta, correio eletrônico e telemarketing.
2. O CLIPPING OU CLIPAGEM/ TAXAÇÃO/ GARIPAGEM/ COLAGEM:
Define o processo de selecionar em , , e outros , geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Pode-se também desenvolver o trabalho de clipagem em redes sociais, blogs, webjornais, rádio e televisão. Para isso, há inúmeras ferramentas que colaboram para a agilidade do trabalho
È uma ferramenta estratégica de assessoria de imprensa. Refere-se ao monitoramento e seleção de notícias, independente do meio de comunicação. È uma verdadeira garimpada de notícias. Em jornais impressos o monitoramento começa com a leitura minuciosa de cada exemplar em busca de citações que interessem a quem solicitou o clipping. Após identificá-las, faz-se o recorte e cola-se em uma folha padronizada com data e demais detalhes como, por exemplo, informações sobre o veículo de comunicação. O resultado final é encaminhado para conhecimento dos interessados.