SóProvas


ID
2562901
Banca
IDECAN
Órgão
PM-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

Em “Treze Reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos” preconiza‐se a superação das sequelas deixadas pelo período ditatorial, em que prevalecia a crença de que a competência se alcança pela truculência, e não pela técnica, maus‐tratos internos a policiais de escalões inferiores, corporativismo no acobertamento de práticas incompatíveis com a nobreza da missão policial, entre outros. Consoante esse estudo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    A "ética da corporação" (negação de qualquer possibilidade ética) se antagoniza com a ética da cidadania. 

    Portanto, são opostas e não podem coexistir, devendo a "ética da corpoção" ser combatida.

  • A questão em comento demanda conhecimento de direitos humanos, raciocínio lógico, razoabilidade e compreensão da dinâmica da ação policial nos tempos contemporâneos.

    A ação policial precisa ser compatibilizada com os direitos humanos e a cidadania, não podendo redundar em abusos, corporativismos.

    A própria leitura do enunciado da questão, bem interpretada, auxilia na resposta.

    Cabe dizer que a resposta se dá com base na alternativa incorreta.

    Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- CORRETA, LOGO NÃO RESPONDE A QUESTÃO. De fato, no inconsciente coletivo, o policial tem papel emancipatório, educativo, regulador.

    LETRA B- CORRETA, LOGO NÃO RESPONDE A QUESTÃO. Com efeito, o respeito à autoridade superior não pode ser imposto pelo medo e pela humilhação.

    LETRA C- CORRETA, LOGO NÃO RESPONDE A QUESTÃO. Com efeito, a falta de normativa específica pode representar desvio à corporação policial.

    LETRA D- INCORRETA, LOGO RESPONDE A QUESTÃO. Não há que se falar em uma convivência aceitável de uma “ética da corporação" com uma ética da cidadania.





    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D