SóProvas


ID
2563357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das abordagens do processo organizacional, da gestão estratégica e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir.


O controle, entendido como função administrativa, tem por objetivo monitorar e avaliar atividades, perpassando pelos níveis estratégico, tático e operacional da organização.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = CERTO)

    ---------------------------------------------------------

    Em essência, o controle busca verificar como as atividades realizadas na organização estão se comportando em relação ao que estava previsto no planejamento.

    No nível estratégico são realizados controles globais e avaliação do desempenho da empresa como um todo. No nível tático, o controle e a avaliação são feitos sobre os departamentos e no nível operacional ele se dão sobre os indivíduos. (CHIAVENATO, 2007)

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

     
  • CERTO

     

    Complementando

     

    Funções/Processos administrativos: 

    PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.

    ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado.

    DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

    CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados. 

     

     

    Controlar → definir padrões , feedback , comparação com o planejado e o que foi feito buscando uma melhoria contínua. Garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

     

    Ex: avaliar o desempenho financeiro da empresa , definir padrão de desempenho , levantamento e análise dos custos de produção, frente aos padrões estabelecidos pela fábrica

  • Colinha aí do nosso amigo CHICO VENATO...

     

     Ciclo do PDCA

     

    É um método gerencial utilizado para controlar o processo, com as fases básicas de planejar (PLAN), executar (DO), verificar (CHECK) e agir (ACT).

    P – Planejar: as atividades deverão ser planejadas, definindo-se metas (onde se quer chegar) e os procedimentos para alcançá-las (método).

    D – Executar: implementação do planejamento anterior. É imprescindível o treinamento dos envolvidos na execução do plano.

    C – Verificar: fase de monitorização e avaliação, onde se verifica a adequação entre o que foi planejado e os resultados obtidos.

    A – Agir: definir soluções para os problemas observados com aperfeiçoamento contínuo (Alves, 2009).

     

    (Chiavenato, 2003).

     

     

     

    GABARITO = CERTO

  • Controle

     

    - verificação se tudo está sendo realizado conforme o planejado

    -maleabilidade - introdução a mudanças

    - conformidade com o plano, localiza falhas e erros para não repeti-los

    -dinâmico e contínuo

    -engloba toda a organização

    -Define Padrões >> Monitora Desempenho >> Resultado X Padrão >> Ação Corretiva

  • há 3 modelos de controle:

    Controle como função coercitiva: coibir desvios;

    Controle como função administrativa: monitora e avalia resultados;

    Controle como sistema automático de regulação: manter o funcionamento do sistema

     

  • O controle, entendido como função administrativa, tem por objetivo monitorar e avaliar atividades, perpassando pelos níveis estratégico, tático e operacional da organização (correta)

    tipos de controle:

    controle estratégicos, controles táticos e controles operacionais.

  • Rani, isso é planejamento...não controle...

  • Fé em Deus, não desista

  • Maristela Mar 

     

    O controle atua nas 3 camadas, fornecendo troca de informações para melhorar o planejamento. Portanto, os termos não estão errados...

  • A função de controle passa em todas as esferas da organização! Do “chão de fábrica” até o “chefe” da organização.
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL

     

    ORGANIZAÇÃO - ALOCAÇÃO DE RECURSOS  E ESTRUTURAÇÃO DOS CARGOS, RESPONSABILIDADES..

     

    CONTROLE - PERPASSA TODOS OS NÍVEIS DA PORGANIZAÇÃO (A PRIORI, CONCOMITANTE E A POSTEIORI)

     

     

  • CERTA. Todas as funções administrativas, planejamento, organização, direção e controle existem em todos os níveis organizacionais, estratégico, tático e operacional. Os três níveis se interligam e se entrelaçam intimamente. Contudo, o processo é exatamente o mesmo para todos os níveis: monitorar e avaliar incessantemente as atividades e operações da organização. CARRANZA.

  • não esqueçam o macetão.."pode c"  PODC...ACERTA TUDDDOOOOO

  • Resposta: Certo.


    As 4 funções administrativas (Planejamento, Organização, Direção e Controle) se estendem aos três níveis organizacionais (Estratégico, Tático e Operacional).

  • Q624151 Ano: 2016 Banca:  IESES

    Sobral e Peci, 2013, p. 362-363, apresentam o controle como “um conceito que pode ser aplicado a diferentes níveis organizacionais”, e seguem ressaltando que é possível se distinguir três níveis de controle. Assinale a alternativa que possui exclusivamente estes três níveis de controle:

    Resp: Nível estratégico, nível tático e nível operacional.

  • Função Controle

    Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.

    Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.

    O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.

    O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:

    1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;

    2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;

    3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e

    4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.

    Controlar

    “Assegurar a realização de objetivos”

    Definir padrões de desempenho.

    Monitorar o desempenho.

    Comparar resultados com previsões – avaliar.

    Corrigir falhas e melhorar

    Fontes: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • O Controle é a função administrativa que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar suas repetições.

    Certo.

  • Isso mesmo! O controle tem como objetivos básicos: (1) assegurar o alcance dos objetivos traçado; (2) realizar os ajustes necessários e (3) identificar e replicar boas práticas.

    O controle é adotado como critério de classificação o nível organizacional (estratégico, tático e operacional) no qual a atividade de controle está situada. Se você pensar um pouco essa classificação é uma decorrência da classificação de planejamento quanto ao nível organização. Ora, se temos planos em todos os níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional), logo em todos os níveis organizacionais também vai ser necessário acompanhar a execução desses planos, ou seja, realizar o controle.

    Gabarito: CERTO

  • O controle é uma função que perpassa todos os níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional).

  • O controle é adotado como critério de classificação o nível organizacional (estratégico, tático e operacional) no qual a atividade de controle está situada. Se você pensar um pouco essa classificação é uma decorrência da classificação de planejamento quanto ao nível organização. Ora, se temos planos em todos os níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional), logo em todos os níveis organizacionais também vai ser necessário acompanhar a execução desses planos, ou seja, realizar o controle.

    Gabarito: CERTO

  • Gab: CERTO

    Todos os níveis da organização possuem

    • Planejamento;
    • Organização;
    • Direção e;
    • Controle.

    Todos eles precisam fundamentar e controlar suas atividades. O Estratégico delimita suas atividades a partir do PODC, assim como o Tático e o Operacional também; esses processos organizacionais devem estar interligados e conversar com todas as áreas!