SóProvas


ID
2564317
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Correlacione os princípios Diretores da Diversidade às suas respectivas características.


1) Princípio do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais

2) Princípio da soberania

3) Princípio da igual dignidade

4 Princípio da solidariedade


( ) Deve permitir a todos os países, em particular os países em desenvolvimento, criarem e fortalecerem os meios necessários a sua expressão cultura.

( ) A diversidade cultural somente poderá ser protegida e promovida se estiverem garantidos os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

( ) O respeito por todas as culturas, incluindo as das pessoas pertencentes a minorias e as dos povos indígenas.

( ) Os Estados têm o direito de adotar medidas e políticas para a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais em seus respectivos territórios.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • CONVENÇÃO DE PARIS SOBRE A PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS


     

    Artigo 2 - Princípios Diretores


    Princípio do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais
    A diversidade cultural somente poderá ser protegida e promovida se estiverem garantidos os direitos humanos e as liberdades fundamentais, tais como a liberdade de expressão, informação e comunicação, bem como a possibilidade dos indivíduos de escolherem expressões culturais. Ninguém poderá invocar as disposições da presente Convenção para atentar contra os direitos do homem e as liberdades fundamentais consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e garantidos pelo direito internacional, ou para limitar o âmbito de sua aplicação.


    Princípio da soberania
    De acordo com a Carta das Nações Unidas e com os princípios do direito internacional, os Estados têm o direito soberano de adotar medidas e políticas para a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais em seus respectivos territórios.


    Princípio da igual dignidade e do respeito por todas as culturas
    A proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais pressupõem o reconhecimento da igual dignidade e o respeito por todas as culturas, incluindo as das pessoas pertencentes a minorias e as dos povos indígenas.


    Princípio da solidariedade e cooperação internacionais 
    A cooperação e a solidariedade internacionais devem permitir a todos os países, em particular os países em desenvolvimento, criarem e fortalecerem os meios necessários a sua expressão cultural – incluindo as indústrias culturais, sejam elas nascentes ou estabelecidas – nos planos local, nacional e internacional.

     

    Princípio da complementaridade dos aspectos econômicos e culturais do desenvolvimento
    Sendo a cultura um dos motores fundamentais do desenvolvimento, os aspectos culturais deste são tão importantes quanto os seus aspectos econômicos, e os indivíduos e povos têm o direito fundamental de dele participarem e se beneficiarem.

     

    Princípio do desenvolvimento sustentável
    A diversidade cultural constitui grande riqueza para os indivíduos e as sociedades. A proteção, promoção e manutenção da diversidade cultural é condição essencial para o desenvolvimento sustentável em benefício das gerações atuais e futuras.

     

    Princípio do acesso eqüitativo
    O acesso eqüitativo a uma rica e diversificada gama de expressões culturais provenientes de todo o mundo e o acesso das culturas aos meios de expressão e de difusão constituem importantes elementos para a valorização da diversidade cultural e o incentivo ao entendimento mútuo.

     

    Princípio da abertura e do equilíbrio 
    Ao adotarem medidas para favorecer a diversidade das expressões culturais, os Estados buscarão promover, de modo apropriado, a abertura a outras culturas do mundo e garantir que tais medidas estejam em conformidade com os objetivos perseguidos pela presente Convenção.

     

     

    OBS MINHA: a questão ficaria melhor classificada em "Direitos Humanos" ou "Direito Internacional"

  • Interessante observar que mesmo que não se tenha conhecimento acerca de todos os princípios mencionados, as classificações foram bem intuitivas. Principalmente a última, que começa se referindo aos Estados e, de cara, se remete à soberania, excluindo todas as outras alternativas.

  • GABARITO: LETRA D.

  • GABARITO - LETRA D

    Em provas de concursos não podemos perder tempo. Sabendo o conceito do Princípio da Soberania acerta-se a questão, pois a alternativa D é a única que termina com o nº 02.

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

    "Seja 1% melhor a cada dia".

  • GAB. D (4, 1, 3, 2).

    1) Princípio do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.

    2) Princípio da soberania.

    3) Princípio da igual dignidade.

    4 Princípio da solidariedade.

    (4) Deve permitir a todos os países, em particular os países em desenvolvimento, criarem e fortalecerem os meios necessários a sua expressão cultura.

    (1) A diversidade cultural somente poderá ser protegida e promovida se estiverem garantidos os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

    (3) O respeito por todas as culturas, incluindo as das pessoas pertencentes a minorias e as dos povos indígenas.

    (2) Os Estados têm o direito de adotar medidas e políticas para a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais em seus respectivos territórios.