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ID
2564503
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Walter Benjamin, em seu texto A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, defende que “com a reprodutibilidade técnica, a obra de arte se emancipa, pela primeira vez na história, de sua existência parasitária, destacando-se do ritual. A obra de arte reproduzida é cada vez mais a reprodução de uma obra de arte criada para ser reproduzida. (...) No momento em que o critério da autenticidade deixa de aplicar-se à produção artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar-se em outra práxis: a política”.

Benjamin, um dos principais teóricos do movimento que foi chamado de Escola de Frankfurt, ou Teoria Crítica para alguns pesquisadores, acreditava na obra de arte produzida em massa e para as massas como veículo de transformação social, desde que não estivesse sob o domínio das grandes empresas capitalistas. Já Adorno e Horkheimer, também teóricos da Escola de Frankfurt, responsáveis pela criação do termo indústria cultural, possuíam uma visão mais crítica da massificação da arte. De acordo com estes autores, no texto A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas, capítulo do livro Dialética do Esclarecimento, tal crítica consiste que a indústria cultural:

Alternativas