SóProvas


ID
2564767
Banca
FCC
Órgão
PROCON-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A crença na racionalidade técnica, na especialização funcional, na hierarquia e na estrutura formal constitui um ponto de intersecção entre as seguintes abordagens da Teoria das Organizações:

Alternativas
Comentários
  • /Eu queria entender pq CLÁSSICA? Alguém poderia explicar?

  • Rodrigo, a estrutura clássica se caracteriza pela centralização e pelos diversos níveis hierárquicos. Pensando em Fayol, temos o foco na estrutura, desenhada para otimizar o trabalho, e o trabalho em si era bem dividido, especializado e hierarquizado.

  • 3.3. Administração Pública burocrática
    Em face da desorganização do Estado em termos de prestação de serviços públicos e da ausência de um projeto de desenvolvimento para a nação, aliadas à corrupção e ao nepotismo comuns na área pública, um novo modelo de administração se fazia necessário. Era preciso reestruturar e fortalecer a Administração Pública para que pudesse cumprir suas novas funções. O surgimento das organizações de grande porte, a pressão pelo atendimento de demandas sociais, o crescimento da burguesia comercial e industrial indicavam que o Estado liberal deveria ceder seu espaço a um Estado mais organizado e de cunho econômico.
    Atenção → Enquanto no mundo a burocracia surge envolta no capitalismo e na democracia, no Brasil ela surge no período militar e se desenvolve em plena ditadura.
    A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995).16

  • GAB A

     

    Um pouco mais de estudo e objetividade podem ajudar nesse caso:

     

    Lembrando que a Teoria Clássica = Taylor (tarefa/científica) + Fayol (estrutura/clássica) pois o examinador quando cita está falando das características das principais abordagens e teorias da Administração e geralmente é bom observar o contexto em que abordagem clássica quer dizer cientifica e clássica ao mesmo tempo. 

     

    QUANTO A ABORDAGEM DA ORGANIZAÇÃO:

     

    CLÁSSICA = ORGANIZAÇÃO FORMAL

     

    BUROCRÁTICA = ORGANIZAÇÃO FORMAL

     

    RELAÇÕES HUMANAS = ORGANIZAÇÃO INFORMAL

     

    NEOCLÁSSICA = ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL

     

    ESTRUTURALISTA =  ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL

     

    COMPORTAMENTAL =  ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL

     

    SISTEMAS = ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA 

     

    CONTINGÊNCIA = VARIÁVEL DEPENDENTE DO AMBIENTE E DA TECNOLOGIA

     

    Ou seja, as únicas teorias ideiais para a resposta são as duas que falam apenas em estrutura formal, pois o comando da questão não fala/diferencia em "respectivamente" como se fosse algo diferente mas em uma fusão desse aspecto mostrando que, nesse sentido, somente essas duas poderiam responder a questão.

     

    Fonte: minhas revisões

     

    Avante!

  • ☠️ GABARITO LETRA A ☠️

    Tanto a abordagem clássica (Fayol e Taylor) quanto Teoria Burocrática (Weber) destacam a importância da racionalidade técnica, da hierarquia e da especialização para a maximização da eficiência. A

    lém disso, a assertiva nos dá outra informação valiosa, qual seja: foco na estrutura organizacional formal. Nesse sentido, já descartaríamos as letras B, C e D (pois a Teoria Sistêmica visualiza a organização como um “sistema”). Da mesma forma, não poderia ser nem a Teoria Estruturalista (letra E) nem a Teoria Comportamental (letra D), pois ambas levam em consideração tanto a organização formal quanto a organização informal.

    Fonte: Estratégia Concursos