SóProvas


ID
2564806
Banca
FCC
Órgão
PROCON-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O controle a que se submete a Administração Pública é exercido por diversos entes e sob diversas formas. A participação popular nesse controle vem ocupando espaço cada vez mais relevante, sendo exemplo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Errado, Tribunal de contas susta ATO, ao passo que o Congress Nacional susta CONTRATO

    B) CERTO: CF Art. 74 § 2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

    C) O Poder Judiciário não pode analisar o mérito administrativo (não só a análise de legalidade, mas de pertinência e adequação ao atingimento do interesse público).

    D) Controle interno só se caracteriza se for exercido entre pessoas do mesmo poder, se esse agente público for de outro poder, então o controle será externo, como a alternativa nao especifica o poder desse agente público, entao a anternativa está errada.

    E) Assim, como na letra A, Tribunal de contas susta ATO, ao passo que o Congress Nacional susta CONTRATO

    bons estudos

  • Ministro, a questão pediu exemplo da participação popular, na letra D fala de controle interno

    a denúncia, para as autoridades superiores na estrutura administrativa do Executivo, de irregularidades ou vícios na atuação de agentes públicos, como expressão do controle interno da Administração Pública.

     

  • Não entendi o erro da alternativa D, se alguém puder elucidar ficarei grato

  • A´unica coisa que eu sei é o seguinte: Sustar contrato é Congresso! Sustar ato seria o Tribunal de Contas!

    Assim, eliminaria a A e E, e o restante pedi ajuda pra Nossa Senhora do Divino Chute, e fui abençoado!

  • O erro da alternativa D é afirmar que a "denúncia" é expressão do controle interno. O controle exercido pelos cidadãos, inclusive representando perante o próprio órgão prolator do ato eventual ilegalidade, é controle EXTERNO (cidadão, que está de fora, faz o controle solicitando providencias).

  • controles: ADMINISTRATIVO,LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO E POPULAR.

    CONTROLE POPULAR: ex;remédio constitucional ação popular, somente o CIDADÃO poderá ser autor da ação popular.

    STF súmula 365........ Pessoas jurídicas não têm legitimidade para propor ação popular

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR!

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

     

    § 2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

  • A questão indicada está relacionada com o controle da administração pública.


    A) ERRADO.Os integrantes do legislativo podem SUSTAR CONTRATOS - artigo 71, § 1º, da CF/88. A sustação da execução do ato é realizada pelo Tribunal de Contas, com base no artigo 71, Inciso X, da CF/88. 
    O controle parlamentar pode ser entendido como um controle externo, de ofício e de fiscalização. O controle parlamentar se subdivide em: controle parlamentar de correção e controle parlamentar de fiscalização política. 
    O controle parlamentar de correção e de fiscalização sobre as contas públicas é realizado pelo Tribunal de Contas. Existe ainda o controle parlamentar de correção realizado pelo Congresso Nacional, pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. 
    Poder Legislativo = Câmara dos Deputados e Senado Federal (artigo 44, da CF/88);
    Congresso Nacional = Câmara dos Deputados e Senado Federal. 


    B) CERTO, com base no artigo 74, § 2º, da Constituição Federal de 1988. De acordo com o artigo indicado qualquer cidadão é parte para legítima, para denunciar irregularidades perante o Tribunal de Contas. No enunciado da questão pede para marcar a alternativa que representa a participação popular nesse controle. 


    C) ERRADO. O Poder Judiciário pode realizar apenas o controle de legalidade e verificar se a Administração Pública ultrapassou os limites de sua discricionariedade e, nessa situação, o Poder Judiciário poderá invalidar o ato administrativo. É vedado ao Judiciário analisar o mérito - a conveniência e a oportunidade - do ato administrativo, já que o juiz exerce a função jurisdicional e não administrativa. 

    D) ERRADO. A denúncia às autoridades superiores na estrutura administrativa do Executivo de vícios ou irregularidades se refere ao controle interno. Entretanto, no enunciado da questão pede para o candidato marcar a alternativa que indica a participação popular no controle, ou seja, que pode ser entendida como aquela realizada por qualquer cidadão perante o Tribunal de Contas, nos termos do artigo 74, § 2º, da CF/88. 

    E) ERRADO. Os integrantes do legislativo podem sustar contratos - artigo 71, § 1º, da CF/88 - e o Tribunal de Contas pode sustar atos - artigo 71, Inciso X, da CF/88. 


    Gabarito: B 


    Referência:
    Constituição Federal de 1988.