SóProvas


ID
2565334
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que, no desenrolar da execução de um projeto governamental considerado estratégico, o órgão encarregado se defrontou com a necessidade de decidir sobre a continuidade ou interrupção, em face da superveniência de um contingenciamento de recursos orçamentários que atingiu todas as atividades em curso. Diante disso, toda a equipe envolvida foi indagada, tendo a oportunidade de opinar sobre o melhor caminho a seguir, apresentando, inclusive, uma nova alternativa: de modificação do projeto para redução de custo. Nesse cenário e sopesando os prós e contras de todas as alternativas e análises apresentadas, o líder da equipe tomou a decisão de interromper o projeto. O processo decisório, tal como narrado, representa um modelo de tomada de decisão

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    Os Sistemas Organizacionais de Likert evidenciam que a organização pode funcionar em  qualquer ponto de um contínuo de quatro sistemas:

     

    Sistema I - Autoritário-Forte: O gestor administra com mão-de-ferro e as decisões são tomadas na cúpula da hierarquia, não se fazendo uso de qualquer tipo de feedback. 

     

    Sistema II - Autoritário-Benevolente: O gerente apresenta-se mais sensível às necessidades dos subordinados. Nesse sistema o líder toma as decisões, mas permite que os subordinados tenham alguma liberdade e flexibilidade para execução de suas tarefas. O processo de decisão ainda é centralizado, mas existe já alguma delegação de autoridade.

     

    Sistema III - Consultivo: A cúpula ainda mantém o controle, mas pratica a consulta aos níveis inferiores da hierarquia. Neste sistema, o líder consulta os subordinados para estabelecer os objetivos, metas e diretrizes da área, além de tomar as decisões baseadas nessa consulta. O líder consulta , mas a decisão final é dele.

     

    Sistema IV - Participativo:  É considerado o sistema ideal por incrementar no grupo um sentido de responsabilidade e motivação, tornando a equipe mais produtiva. Os subordinados têm participação total no processo de definição de metas e objetivos e na tomada de decisão. No entanto, para implementar esse tipo de liderança é necessário que e equipe apresente muita maturidade.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • GAB B

     

    Contribuindo com o comentário do colega, acho muito parecidas as teorias de Likert e de Kurt Levin:

     

    Kurt Lewin mapeou: autocrático, democrático e liberal (ou laissez-faire, deixar fazer em francês). O objetivo de Lewin era determinar qual dos estilos seria o mais eficaz.

    ■        Entretanto, Lewin não conseguiu definir se o estilo democrático era superior ao autocrático. Aparentemente, o estilo democrático indicava ser superior em relação à satisfação no trabalho e à maior qualidade, mas era similar na quantidade de trabalho. Pesquisas posteriores mostraram resultados diferentes, mudando de acordo com as características de cada caso. Dessa forma, os resultados invalidaram a tese de que o estilo democrático seria sempre superior!

    ○        Estilo autocrático, o líder centraliza todas as decisões, sem pedir a participação dos seus subordinados, sendo limitada. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc.

     

    ○        Estilo democrático caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder, em conjunto. Pode ser classificado como:

    ■         consultivo, no qual o líder pede a opinião dos subordinados antes de tomar a decisão, ou

    ■         participativo, em que os funcionários participam não só com a opinião, mas decidem conjuntamente com o líder.

     

    ○        Estilo Liberal ou laissez-faire - total liberdade aos subordinados! O líder tem somente a função de responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.

    ■        o estilo liberal era o menos eficaz, ou seja, não gerava um desempenho maior, uma satisfação nos subordinados e uma maior qualidade do trabalho

  • Diante disso, toda a equipe envolvida foi indagada, tendo a oportunidade de opinar sobre o melhor caminho a seguir, apresentando, inclusive, uma nova alternativa: de modificação do projeto para redução de custo. Nesse cenário e sopesando os prós e contras de todas as alternativas e análises apresentadas, o líder da equipe tomou a decisão de interromper o projeto

     

    Gab.: B - Consultivo 

  • ESTILOS DE LIDERANÇA:

     

    AUTORITÁRIO COERCIVO: 

    - AUTOCRÁTICO

    - USADO AMEAÇAS E PUNIÇÕES

    - COMUNICAÇÃO RARA

    - TRABALHO DE GRUPO INEXISTENTE

     

    AUTORITÁRIO BENEVOLENTE:

    - AUTORITÁRIO

    -EXISTE ALGUMA CONSULTA E DELEGAÇÃO

    - EXISTE AMEAÇAS MAS TAMBÉM EXISTE RECOMPENSA

     

    CONSULTIVO:

    - PARTICIPATIVO

    - MENOR ARBITRARIEDADE

    - OBJETIVOS E TAREFAS DISCUTIDAS PREVIAMENTE

    - TRABALHO EMGRUPO

    - ALGUMA SEGURANÇA COLETIVA E MOTIVAÇÃO

    - ALGUMA COMUNICAÇÃO DE CIMA PARA BAIXO

     

    PARTICIPATIVO:

    - DEMOCRÁTICO

    -TODOS PARTICIPAM NA TOMADA DE DECISÕES

    - BOA COMUNICAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS

    - SENTIMENTO DE SEGURANÇA COLETIVA E INTERDEPENDÊNCIA, MAIOR MOTIVAÇÃO

    - PROCESSO DE DECISÃO PODE TORNAR-SE MAIS DEMORADO

     

     

  • Segundo Maximiano, ao tratar do processo decisório nas organizações, as decisões podem ser individuais ou coletivas. Indo mais além, as decisões individuais (tomadas por apenas um indivíduo) pode ser feitas com a participação ou não de outras pessoas. Assim:

    Decisões individuais:

    -sem a participação de terceiros -> unilaterais;

    -com a participação de terceiros -> consultivas.

    Atenção !!! Apesar de rolar a participação de outras pessoas no processo decisórios, a decisão de fato (a final) é tomada por apenas uma, por isso é chamada de individual e, no caso, é individual consultiva.

  • ..."Diante disso, toda a equipe envolvida foi indagada, tendo a oportunidade de opinar sobre o melhor caminho a seguir, apresentando, inclusive, uma nova alternativa"...

  • Apesar da consulta, a decisao é individual! Cuidado!

  • Letra (b)

     

    Consultivo - O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objetivos e tomar as decisões. É, geralmente, utilizado em empresas de serviços, como bancos e financeiras, e áreas administrativas das empresas industriais mais organizadas.

     

    Ribas

  • TIPOS DE DECISÃO:

     

    * AUTOCRÁTICAS: Decisões tomadas pelo líder sem a participação dos colaboradores. Acelera o processo de resolver problemas.

     

    * COMPARTILHADAS: Tomadas pelo gerente junto com sua equipe. Não podem ser impostas, pois afetam pessoas. Podem ser: consultivas ou participativas.

     

    * DELEGADAS: Não precisam ser aprovadas ou revistas pela administração. São tomadas por equipes ou pessoa que recebeu poderes. Informação e clareza quanto aos limits da decisão condicionam o sucesso das decisções, especialmente quando são delegadas.

     

  • Acrescentando que nas decisões consultivas o líder pergunta mas no final ele mesmo decide, enquanto que as decisões participativas os liderados decidem.

  • Essa questão se trata basicamente de tomada de decisão misturada com liderança.

    Esse estilo pode ser classificado como consultivo, no qual o líder pede a opinião dos subordinados antes de tomar a decisão, ou participativo, em que os funcionários participam não só com a opinião, mas decidem conjuntamente com o líder.

     

    fonte: Rennó

     

     

  • No texto não fala que a decisão fui baseada nas consultas que ele fez. Mal formulada achei.

  • Considere que, no desenrolar da execução de um projeto governamental considerado estratégico, o órgão encarregado se defrontou com a necessidade de decidir sobre a continuidade ou interrupção, em face da superveniência de um contingenciamento de recursos orçamentários que atingiu todas as atividades em curso. Diante disso, toda a equipe envolvida foi indagada (indagada = questionada = consultada: O que você acha Pedro? E você Marina? Qual a sua opinião? O que devemos fazer Marcos?), tendo a oportunidade de opinar sobre o melhor caminho a seguir, apresentando, inclusive, uma nova alternativa: de modificação do projeto para redução de custo. Nesse cenário e sopesando os prós e contras de todas as alternativas e análises apresentadas, o líder da equipe tomou a decisão de interromper o projeto. O processo decisório, tal como narrado, representa um modelo de tomada de decisão 

     

    Resposta: Letra B. 

  • Consultiva ou estilo democrático.

  • MODELOS DE DECISÕES: 
    Decisões autocráticas:
    são aquelas tomadas pelo próprio gestor, sem interferência de outras partes.

    Decisão consultiva: os membros participam apresentando opiniões (como consultores) e o líder toma a decisão, ou seja, faz a escolha do caminho a ser seguido, ou da alternativa a ser adotada (dentre as várias apresentadas).

    Decisão democrática: são passadas aos membros do grupo autonomia e autoridade para que eles mesmos façam a escolha, ou seja, tomem decisões. A decisão, normalmente, é tomada por voto da maioria.

    Decisão consensual: a decisão é tomada por todos e, mesmo que alguém discorde ou ache que alguma alternativa seria melhor do que a escolhida, todos concordam em apoiar a decisão do grupo. Sobre esse modelo, é importante observar que as decisões consensuais, em geral, exigem maior tempo para que se chegue a essa “posição central” e comum a todos.


  • Tipos de decisão: 

     

    a) Programadas: rotineiras, muitas informações, ambiente de certezas, usa o acervo de soluções.

    b) Não-programadas: Problemas novos, informações incompletas, alto grau de incerteza.

     

    Modelos de tomada de decisão

     

    a) Decisão consultiva: os membros participam apresentando opiniões (como consultores) e o líder toma a decisão, ou seja, faz a escolha do caminho a ser seguido, ou da alternativa a ser adotada (dentre as várias apresentadas).

    b) Decisão democrática: São passadas aos membros do grupo autonomia e autoridade para que eles mesmos façam a escolha, ou seja, tomem decisões. A decisão, normalmente, é tomada por voto da maioria. Método seguro.

    c) Decisão consensual: a decisão é tomada por todos e, mesmo que alguém discorde ou ache que alguma alternativa seria melhor do que a escolhida, todos concordam em apoiar a decisão do grupo. Sobre esse modelo, é importante observar que as decisões consensuais, em geral, exigem maior tempo para que se chegue a essa “posição central” e comum a todos.Traz a sensação que todos no grupo tiveram a sua oportunidade de influenciar.

     

    Outros modelos: decisão grupal, segundo Schein 

     

    A) Decisão pela rejeição pela falta de reação: aceita as ideias sugeridas por falta de reação.

    B) Decisão pelo uso da autoridade: Tomada pelo gestor. Evita a opinião do grupo. Rápido.

    C) Decisão pela minoria: quando um subgrupo se sobressai e não resta opção.

    D) Decisão pela maioria: via votação ou eleição.democrático

    E) Decisão pelo consenso: não é necessariamente unanimidade.


    FONTE: COMENTÁRIOS DO QC

     

  • Consultiva, pois ele(o líder) pediu a opinião( consultou), mas foi ele quem decidiu

  • As opiniões são consideradas, mas a decisão final fica sujeita à aprovação da cúpula.