-
GAB: E
Decisões programadas: são decisões rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”.
Chamamos de decisão programada, uma decisão que, de tão rotineira, merece ser padronizada.
SEMPRE que a questão falar em decisoes pogramadas lembre-se == RESPOSTA PADRÃO.
Quando seus amigos te chamam p/ sair e tem edital na "praça", vc já fala logo: "Não posso, tenho que estudar". Isso é basicamente uma resposta padrão,pra essa situação, ou seja, UMA DECISÃO PROGRAMADA.
-
Os principais tipos de decisões são abordados por Simon, em que ele distingue dois tipos de decisões:
1. Decisões Programadas: são caracterizadas por serem repetitivas, ROTINEIRAS e estruturadas, que fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. Esse tipo de decisão tem base em normalização já estabelecida dentro da organização por se tratar de decisões simples e rápida solução (tomada de decisão automática).
2. Decisões não-programadas: são as decisões NOVAS e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução, ou seja, elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis.
______
Q795087, Q852880
-
6.2.2 Modelos matemáticos em Administração
A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular
situações reais na empresa. A criação de modelos matemáticos focaliza a resolução de
problemas de tomada de decisão. O modelo é a representação de algo ou o padrão de
algo a ser feito. É por meio do modelo que se faz representações da realidade. Na Teoria
Matemática, o modelo é usado como simulação de situações futuras e avaliação da
probabilidade de sua ocorrência. O modelo delimita a área de ação de maneira a proporcionar
o alcance de uma situação futura com razoável esperança de ocorrência.
Problemas estruturados
Um problema estruturado é aquele que pode ser perfeitamente definido pois suas
principais variáveis - como os estados da natureza, ações possíveis e possíveis conseqüências
- são conhecidas.
O problema estruturado pode ser subdividido em três categorias:18
Série Provas e Concursos
Série Provas e Concursos
74 Administração Geral e Pública - Chíavenato ELSEVIER
a. Decisões sob certeza. As variáveis são conhecidas e a relação entre as ações e suas
conseqüências é determinística.
b. Decisões sob risco. As variáveis são conhecidas e a relação entre a conseqüência
e a ação é conhecida em termos probabilísticos.
c. Decisões sob incerteza- As variáveis são conhecidas, mas as probabilidades para
avaliar a conseqüência de uma ação são desconhecidas ou não são determinadas
com algum grau de certeza.
-
e) Fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas.
Não concordo, Fazem parte do acervo de soluções da organização até aqui ok, não demandando criação de novas alternativas aqui acredito que exista um equívoco, pois uma decisão programada não necessariamente é a melhor possível, pode haver alternativas melhores e uma decisão em 2018 pode já não ser a mais viável em 2030, demando, assim, mudanças por diversos fatores ainda que estas sejam programadas.
-
LETRA E
-
Questões semelhantes
FCC - 2017 - TST
A atuação do gestor envolve, a todo momento, a tomada de decisões. De acordo com Herbert Simon, a própria organização é concebida como um sistema de decisões. Para o autor, o tipo de decisão que resolve problemas que já foram enfrentados antes e, para cuja resolução, basta aplicar um curso de ação que já faz parte do acervo da organização, corresponde às decisões
c) programadas, que se contrapõem às não programadas, estas últimas preparadas uma a uma para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver (GABARITO).
FCC - 2017 - TRT 24
A teoria sustentada por Herbert Simon para explicar o processo decisório no âmbito das organizações, aponta, entre outros aspectos, dois tipos de decisões:
d) as programadas, tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas; e as não programadas, que não comportam soluções padronizadas (GABARITO).
CESPE - 2013 - MI
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. CERTO
-
As decisões programadas são aquelas tomadas para problemas repetitivos, com os quais a organização e o tomador de decisão já lidaram em situações anteriores, por isso não demandam a criação de novas alternativas, bastando a utilização das já adotadas / criadas para o caso específico que se repetiu.
-
Decisões programadas
São aquelas decisões que solucionaram problemas já enfrentados pela empresa e sempre se levantam contra a organização da mesma forma.
Nessas situações você não precisa fazer uma análise de cenário, recolher dados para desenvolver o processo decisório. Basta você aplicar os métodos já estabelecidos para reverter ou corrigir a situação.
Em linhas gerais, são soluções padronizadas para a tomada de decisão, tornando o processo decisório mais ágil.
Decisões não programadas
A decisão não programada é o problema não esperado pela empresa. Para tomar essas decisões você precisa tratar cada uma delas individualmente.
Essas situações novas precisam passar por um processo de análise partindo do entendimento do problema até a tomada de decisão.
Um dos principais objetivos do processo decisório deve ser de procurar soluções para as decisões não programadas com o intuito de criar decisões programadas, pois as decisões programadas economizam gastos de tempo e intelectual.
-
Para responder de forma rápida sobre decisões programadas e não programadas.
Palavras chave:
Programada: Rotineira, não criativa, esperada, conhecida, padrão, préestabelecidas.
Não Programada: surpresa, desconhecida, criativa, inovadora.
-
sobre a letra B -> A intuição não é o contrário da racionalidade (ou seja, a irracionalidade). Ela se baseia em experiências anteriores, nos nossos hábitos e nos nossos pensamentos subliminares (ou seja, no nosso “subconsciente”).
-
POSSO ESTAR EQUIVOCADO, MAS DEPOIS DE ALGUMAS QUESTÕES CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE A FCC REFERE-SE À DEC. PROGRAMADA QUANDO USA OS TERMOS:
ACERVO DE SOLUÇÕES
EVENTOS SEMELHANTES
DEUS NOS ABENÇOE
-
Segue uma relacionada:
QUESTÃO CERTA: No que concerne aos tipos de decisões, aquelas denominadas “programadas” são passíveis de aplicação em situações já enfrentadas anteriormente, já que fazem parte do acervo de soluções da organização para eventos que se apresentam sempre de maneira semelhante.
Fonte: Qconcursos
-
Falou em decisões programadas pensem no acervo da organização.
Q784291 AJAA - A tomada de decisão é uma das atividades mais típicas do administrador. Existem diferentes tipos de decisão, sendo que algumas delas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, com base em um acervo de soluções da organização. Tais decisões são as denominadas : a) Programadas
Q767207 A tomada de decisão e o processo de tomar decisões são tarefas características do gestor e correspondem à escolha entre alternativas ou possibilidades, com vistas a resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Nesse sentido, de acordo com categorização de autores consagrados, quanto aos diferentes tipos de decisões no âmbito de uma organização, quando um gestor soluciona um problema tomando por base normas preestabelecidas, disponíveis no acervo da organização, sua decisão é do tipo : b) programada
Q855176 Costuma-se apontar a tomada de decisão como o cerne da atividade do gestor e, nesse contexto, a doutrina identifica diferentes tipos de decisão entre as quais as denominadas decisões programadas, que : e) fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas.
Fonte: Cassiano Correa
3-Classificação das decisões:
a)quanto a familiaridade: programadas e não programadas
a1)programadas (familiares): Lidam com situações que já foram enfrentadas; aplica soluções padronizadas. Obs: Não passam pelas outras etapas, vai direto para a última etapa (Implementação e avaliação), pois é um problema repetido. São caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras, planejadas e estruturadas, que fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. Esse tipo de decisão tem base em normalização já estabelecida dentro da organização por se tratar de decisões simples e rápida solução (tomada de decisão automática). Fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas.
a2)não programadas (não familiares): Lida com situações novas, não-planejadas e desestruturadas(não estruturadas); exige a análise do problema; a geração de alternativas e a escolha ou um curso de ação original cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução, ou seja, elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis.
-
Gab: E
Indico esse vídeo com a explicação do prof. Rdorigo Rennó!
https://www.youtube.com/watch?v=AQPZrzsvgEc
-
Tipos de decisão:
>>> Programadas: rotineiras, muitas informações, ambiente de certezas, usa o acervo de soluções.
>>> Não-programadas: Problemas novos, informações incompletas, alto grau de incerteza.
-
GABARITO: E.
Decisões programadas - São decisões rotineiras tomadas dentro de uma organização.
Programada: Rotineira, não criativa, esperada, conhecida, padrão, preestabelecidas.
Não Programada: surpresa, desconhecida, criativa, inovadora.
-
Fcc ama decisões programadas.
-
Decisões programadas são aquelas decisões tomadas em situações rotineiras, sob as quais já existe um conhecimento organizacional na forma de protocolos de ação e manuais.
Alternativa A. Errado. As decisões programadas até podem ser automatizadas, contudo, o que as caracteriza é a repetição da situação.
Alternativa B. Errado. Decisões intuitivas contrapõem-se às decisões racionais. Trata-se de outra forma de classificar as decisões.
Alternativa C. Errado. Nenhuma relação com as decisões programadas.
Alternativa D. Errado. A alternativa traz as características das decisões estratégicas.
Alternativa E. Certo. Ótimo conceito.
Gabarito: E
-
Para explicar o comportamento humano nas organizações Alexander Simon criou a Teoria das Decisões, e dividiu esta em duas categorias[ programadas e não programadas]:
Decisões programadas : implementam soluções específicas determinadas pela experiência passada como adequadas para problemas similares. Fazem parte do acervo de soluções da organização e não é necessário, nesses casos fazer diagnósticos, criando alternativas por meio de uma ação padrão.
As decisões não programadas são pensadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver.
(E)
-