SóProvas


ID
2565556
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Vários termos são utilizados para definir as pessoas que trabalham nas organizações. Quando são denominadas de recursos humanos, são considerados

Alternativas
Comentários
  • Essa foi pra ninguém gabaritar !

     

  • Totalmente subjetiva, qual a fonte?

  • Gabarito: letra "A"

     

    Os termos "recursos humanos", "colaboradores" e etc vêm variando ao longo do tempo dependendo do modelo/era de RH/Gestão de pessoas (Administração Científica, Relações Humanas, etc) adotado naquele momento.

     

    Quando se diz "recursos humanos", há referência a uma atitude passiva pois este conceito esteve presente nos modelos de gestão de recursos humanos mais centralizados ou mecanicistas (Era Industrial Clássica até 1950 e Era Neoclássica, até 1990, quando as pessoas eram vistas como recursos).

     

    À medida que outros modelos foram se desenvolvendo, outras características foram sendo esperadas das pessoas nas organizações, como, por exemplo, nas organizações participativas onde os profissionais são sujeitos ativos da organização. Assim, a partir da Era da Informação (1990... atual) as pessoas são vistas como parceiras, colaboradoras, etc.

     

    "A Área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores".

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-evolucao-da-area-de-recursos-humanos-frente-ao-ambiente-de-mudancas-organizacionais/53514/

     

  • Gabarito letra "A"

     

    Fonte: A vontade da FCC. Vá À MERDA com esse tipo de questão.

  • Depende! A FCC foi para o lado "moderno", tratando o termo "Recursos Humanos" como ultrapassado, em que o sujeito é considerado passivo, voltado para a produtividade e lucratividade da empresa, apenas. Atualmente usamos "colaboradores", "equipe", entre outros. No entanto, não podemos descartar que Recursos Humanos pode ser o capital intelectual que a empresa possui, sendo estes os colaboradores. Assim como temos recursos tecnológicos, recursos materiais, temos recursos humanos. Não apenas como um "departamento" em si, mas como fator orgânico, de personalidade intelectual disponível. Enfim, FCC e suas viagens à Nárnia.

  • Ela tinha que ter sido mais clara no enunciado - penso. É FCC, minha gente. Quantas vezes nos deparamos com essas injustiças?

  • A vontade de cortar os pulsos é grande quando me deparo com esse tipo de questão... Só quem acerta é o cabra que não estudou nada!

  • Os "recursos" são utilizados, logo, são passivos nas mãos das organizações.

     

    - Na era neoclássica da administração, o ser humano passa a ser visto como um recurso a ser utilizado pela organização (como os materiais e financeiros) para que ela pudesse atingir seu fim, passando a serem compreendidos como “recursos humanos”. (Gestão de Pessoas p/ TRFs  - AJAA, Prof. Carlos Xavier - Aula 00, página 21).

     

    Gab: A

  • Resposta: A

     

    Dentro desse contexto, a questão básica é escolher entre tratar as pessoas como recursos organizacionais ou como parceiras da organização. Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos. Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí, a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional. Isso significa "coisificar" as pessoas.

     

    fonte: Gestão de pessoas p. 10 - Chiavenato - 2010

     

    bons estudos ! 

  • RH : FASE CONTABIL  : tratados com um ´´ESTOQUE´´

  •  

    Sujeitos passivos  -----> Porque as pessoas precisam ser administradas para extrair delas o máximo possivel. (Dept pessoal)

     

    sujeitos ativos  / colaboradores engajados / fornecedores de competências / capital ativo intelectual das organizações   

                                   (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes)  -  Modelo por competências

     

     

  • Essa matéria é FDP. Você estuda milhões de teorias e erra porque ainda tinha algo que não viu. Questões que as vezes mais acertam são os que não estudaram nada. 

  • Alguém saberia explicar pq ele não pode ser considerado fornecedor de competência já que é visto como um recurso?

  • Na prova marquei B e ao refazer a letra E. Só depois fui entender essa bagaça, ô questãozinha fuleira! 

     

    Eu entendi assim:

    A pessoa, quando vista como Recurso Humano, é considerada sujeito passivo, pois "apenas" produz ou constroi algo, ela não ajuda a pensar aquilo, está ali apenas para executar uma ação. Remete à visão antiga de departamento de pessoal, quando os agentes eram vistos como extensões das máquinas e motivadas pelo salário. Na visão moderna passamos de Recursos Humanos para Colaboradores, pois ajudamos a pensar o produto final, atuando ativamente na organização.  

     

    Logo, depois de muita chateação, a LETRA A está correta.

  • Pessoas Como Recursos Ou Como Parceiros Da Organização.

     

    Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos.

     

    Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção, e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para que eles obtenham o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.

     

    Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações - a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. Desse modo, as pessoas constituem o capital intelectual da organização. As organizações bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados contratados. 

  • "Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos. Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional.

    Chiavenato - Gestão de Pessoas - Terceira Edição  PAG. 10.    <-----  Recomendo ler o livro!! Me parece que a FCC já leu! São menos de 600 páginas... 

  • RESPOSTA AO RECURSO - FCC

     

    Alega-se que a questão tem problema e pede-se reparo.

     

    A questão traz uma análise sobre a evolução dos modelos de gestão de pessoas fazendo com que o candidato viesse a pensar sobre a utilização histórica dos termos utilizados para definir as pessoas que trabalham nas organizações.

     

    Uma leitura atenta do livro de Idalberto Chiavenato em sua obra Gestão de Pessoas – Ed. Campus – Terceira Edição – 2010, em que o mesmo faz uma análise detalhada sobre a maneira como as organizações denominam as pessoas, já que sinalizam o valor e o papel que elas atribuem as mesmas.


    Quando utilizam o termo recursos humanos indicam que cabem a elas uma ação padronizada, uniforme e inerte sendo considerados, portanto, sujeitos passivos da ação organizacional.

     

    Hoje, num mundo moderno não se fala mais em recursos humanos, mas sim em gestão de pessoas em que os colaboradores se tornaram parceiros ativos da organização atuando como fornecedores de competências e de intelecto (capital humano).

     

    Desta feita, a questão mede o conhecimento do caráter evolutivo dos modelos de gestão de pessoas. Uma leitura atenta e considerável sobre o tema far-se-ia necessário. O gabarito traz a resposta correta, já que a questão solicita que se indique a resposta para a denominação recursos humanos.


    A questão está, portanto, correta, bem como o respectivo gabarito, nada havendo a ser alterado.
     

  • As outras alternativas se referem ao modelo de Gestão Estratégica de Pessoas, utilizados nos dias atuais?

  • Luciana as demais alternativas se aliam sim ao modelo atual de gestão estratégica de pessoas, mas nesse caso as pessoas seriam vistas como "pessoas colaboradoras"

  • Obrigada, Maira!

     

  • Fonte: http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/pessoas-como-recursos-ou-como-parceiros-da-organizacao.htm

     

                                                             Pessoas Como Recursos Ou Como Parceiros Da Organização

     

    Como recursos, os empregados precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção, e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para que eles obtenham o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.
     
    Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações - a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. Desse modo, as pessoas constituem o capital intelectual da organização. As organizações bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados contratados.

     

    Agora vejamos a questão:

     

    Vários termos são utilizados para definir as pessoas que trabalham nas organizações. Quando são denominadas de recursos humanos, são considerados:

    a) sujeitos passivos da ação organizacional.

    [...]

  • Questão perfeita.

    Traz uma reflexão sobre a evolução dos modelos de gestão de pessoas. Pessoas foram tratadas como recursos, sejam recursos de produção (na fase das relaçõe industriais) ou recursos vivos (na fase de adm. de RH). Nesses dois casos são considerados elementos passivos. Isso seria diferente (ativo) se a questão relacionasse o termo "fornecedores de conhecimento" e "parceiros"que tem a ver com a fase de Gestão de Pessoas.

  • O comentário de Sheyla R2 explica muito bem a questão!  

  • GABARITO A)

     

    A Questão trata do modelo de RECURSOS HUMANOS, sabemos que ele é "ultrapassado", hoje fala-se em gestão de pessoas, a questão pede que marque a alternativa condizente com esse modelo.

     

    Vários termos são utilizados para definir as pessoas que trabalham nas organizações. Quando são denominadas de recursos humanos, são considerados 

     

    a)sujeitos passivos da ação organizacional.  > RECURSOS HUMANOS

    b)sujeitos ativos da ação organizacional.  > GESTÃO DE PESSOAS

    c)colaboradores engajados das organizações.  > GESTÃO DE PESSOAS

    d)fornecedores de competências.  > GESTÃO DE PESSOAS

    e)capital ativo intelectual das organizações.  > GESTÃO DE PESSOAS

  • ERA INDUSTRIALCLÁSSICA - 1900 A 1950

    PESSOAS COMO INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO E FORNECEDORES DE MÃO DE OBRA.

     

    ERA NEOCLÁSSICA - 1950 A 1990

    PESSOAS COMO RECURSOS QUE PRECISAM SER ADMINISTRADAS. [Resposta da questão: Letra A]

     

    ERA DA INFORMAÇÃO - APÓS 1990

    PESSOAS COMO PARCEIROS.

     

    Segue uma questão relacionada:

     

    QUESTÃO ERRADA: A partir do início do século XXI, o propósito da gestão de pessoas nas organizações tem sido centrado em administrar as pessoas como recursos organizacionais sujeitos a regras e regulamentos.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/8ffe35ff-e6

  • Amém!! kk

    Em 30/05/2018, às 15:13:13, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 27/05/2018, às 14:27:07, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 20/05/2018, às 10:31:07, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 11/05/2018, às 10:39:27, você respondeu a opção E.Errada!

  • Meu DEUS!!!!Meu castelo de areia caiu!!!!!Pra mim era o contrário...a questão não fala se  é uma visão moderna ou antiga!!!!

    Pensei que era a visão moderna. Cai feito um patinho na "E" Não entendo mais nada!!!

    Quanto mais faço questão, penso: tenho que estudar mais!!!

  • Tony,

    analisa as alternativas. das cinco, quatro trazem aspectos positivos sobre as pessoas e so uma tras aspecto negativo

  • Sheila R², gratidão por compartilhar o material !!!!!!!!!!

  • Obrigada pelo material...Sheyla R²

  • Os colaboradores podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados RECURSOS HUMANOS. Como recursos, eles são padronizados, uniformes, inertes e precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle das atividades, já que são CONSIDERADOS SUJEITOS PASSIVOS DA AÇÃO ORGANIZACIONAL. Daí,  a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível. Nesse sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio física na contabilidade organizacional. São recursos da organização, o que significa coisificar as pessoas.

     

    Para aqueles que marcaram letra E como eu....

    PESSOAS COMO PARCEIROS DAS ORGANIZAÇÕES (PARCEIROS E NÃO RECURSOS HUMANOS): elas seriam fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos do negócio. As pessoas constituem O CAPITAL HUMANO E INTELECTUAL DA ORGANIZAÇÃO. 

     

    Gestão de Pessoas - O novo papel dos recursos humanos nas organizações - Chiavenato, 4 edição.

  • Questão mal feita... leva nada a lugar nenhum. 

  • Quando a questão trata sobre RECURSOS HUMANOS, ela está abordando uma visão TRADICIONAL sobre o assunto.

     

    A. Visão tradicional;

    B. Visão moderna;

    C. Visão moderna;

    D. Visão moderna;

    E. Visão moderna.

     

    É importante se atentar ao que a questão quer. A visão moderna de RH entende que as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordados como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares.

  •  

    a questão é de interpretação textual!

    são sujeitos passivos! a empresa só os tem/ver como recursos. e como tal serão sugados.

     

    igual vc estudando para concurso

     

  • Nesse tipo de questão você nunca sabe se a banca está considerando RH no sentido amplo ou na visão da era da Industrialização Neoclássica. Já vi questão falando em Gestão de Pessoas na época de Taylor e foi considerada correta.

  • To impressionada que quando eu estudava G.P. com questões Cespe raramente eu errava, mas com a FCC raramente eu acerto, vida que segue na luta!

    Mas alguém passou por isso?

  •  Observe que a questão pede que abordemos a perspectiva da área na Era da Administração dos Recursos Humanos. Vamos revisar essa Era? 

    Era da Administração de Recursos Humanos: após a Segunda Guerra Mundial, as rápidas mudanças vividas e o comércio global fizeram ocorrer uma busca intensa pela inovação, refletindo em uma estrutura industrial mais flexível e propícia a mudanças. Então, as pessoas passaram a ser vistas como recursos vivos (sujeitos passivos da ação organizacional) e a área de RH começou a se dividir em subsistemas com atividades tradicionais de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, higiene e segurança, etc. O próprio setor de RH era responsável pela aplicação destas atividades. Trata-se da Era Industrial Neoclássica. 

    Dizemos que as pessoas eram vistas sujeitos passivos da ação organizacional, porque eram geridas como meros recursos, em uma época de organização mecanicista, com alto controle sobre os recursos humanos pelos chefes. 

    Gabarito: A 

  • Pessoal, atentem-se:

    Ser passivo é não ter opinião, interação na estrutura organizacional, portanto, tradicional.

    As outras opções incluem o empregado como alguém que pode contribuir para o crescimento da empresa.

    É isso!

  • Observe que a questão pede que abordemos a perspectiva da área na Era da Administração dos Recursos Humanos. Vamos revisar essa Era? 

    Era da Administração de Recursos Humanos: após a Segunda Guerra Mundial, as rápidas mudanças vividas e o comércio global fizeram ocorrer uma busca intensa pela inovação, refletindo em uma estrutura industrial mais flexível e propícia a mudanças. Então, as pessoas passaram a ser vistas como recursos vivos (sujeitos passivos da ação organizacional) e a área de RH começou a se dividir em subsistemas com atividades tradicionais de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, higiene e segurança, etc. O próprio setor de RH era responsável pela aplicação destas atividades. Trata-se da Era Industrial Neoclássica. 

    Dizemos que as pessoas eram vistas sujeitos passivos da ação organizacional, porque eram geridas como meros recursos, em uma época de organização mecanicista, com alto controle sobre os recursos humanos pelos chefes. 

    Gabarito: A 

  •  Tem que prestar atenção ao enunciado: "Quando são denominadas de recursos humanos"

    O conceito de pessoas como recursos humanos não faz parte do modelo atual de gestão de pessoas.