-
GAB:B
A questão aborda a gestão por competencias.As competências organizacionais basicamente são aquelas competências que possibilitam à instituição alcançar seus objetivos estratégicos.
De acordo com muitos autores, a competência organizacional pode ser dividida entre básicas (ligadas ao funcionamento normal da organização) e essenciais que geraram uma diferenciação da organização e seus competidores.
Sendo assim,a questão trata de competencias,mais especificamente falando,competencias essenciais.
-
Conhecimentos integrados: (conhecimento+habilidade +atitude)= competência
-
COMPETÊNCIA = CHÁ (CONHECIMENTOS/HABILIDADES/ATITUDES)
GABARITO LETRA B
-
GABARITO: B
Dentre os tipos de Competências, podemos destacar:
Competências Individuais: se referem a conhecimentos, habilidades e atitudes de indivíduos (pessoas).
Competências Organizacionais: fazem referência a competências no nível da organização. Envolvem sistemas, processos, estratégias diferenciais e processos de mobilização de recursos nas organizações.
Competências Essenciais: são as competências que diferenciam uma organização das demais. São as chamadas "core competences", são, portanto, o coração da empresa.
Desse modo, como dito pela colega Daniela RFB, a questão fala de competências, especificamente, as essenciais.
-
Gabarito: letra B.
CESPE já cobrou o assunto antes. Vejamos.
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-RO Prova: Analista Judiciário - Psicologia
Competência é, de acordo com a corrente
e)integradora, a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressa pelo desempenho profissional, diante de um contexto ou estratégia organizacional.
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: SERPRO Prova: Analista - Gestão de Pessoas
De acordo com a perspectiva integradora da competência humana, pessoa competente é aquela cujos conhecimentos, habilidades e atitudes a credenciam a realizar um trabalho em uma situação em que suas capacidades e aprendizagens são mobilizadas.
Gabarito: certo.
-
As competências podem ser ESSENCIAIS ou INDIVIDUAIS
Individuais (CHA) estão diretamente relacionados ao colaborador/ funcionário:
- Conhecimentos
- Habilidades
- Atitudes
Por outro lado, as competências essenciais, como visto na questão são o que a organização tem de melhor.
Contribuem para que a tenha destaque competitivo no mercado, assim ela é vista pelos clientes como diferente, em sentido positivo.
-
as competências essenciais permitem a oferta de valor para o cliente. São elas que possibilitam que a organização se diferencie dos concorrentes justamente por meio do valor provido.
competencias essesnciais:
Essas competências seriam parte da essência da organização, de sua alma, criando vantagens competitivas e agregando valor para o cliente. Elas seriam facilmente perceptíveis pelos consumidores dos produtos e serviços da organização através do valor provido pelos seus produtos e serviços, sendo difíceis de ser imitadas pela concorrência.
Carlos Xavier - estratégia.
Logo, Os conhecimentos integrados que as organizações utilizam para se diferenciar de seus concorrentes no mercado bem como para gerar valor para o cliente ou cidadão denominam-se competencias.
-
Classificação das Competências Organizacionais
Competências BÁSICAS: contribuem para a sobrevivência da organização.
Competências SELETIVAS: contribuem para a diferenciação da organização em seu mercado.
Competências ESSENCIAIS: de difícil imitação, contribuem para diferenciação e liderança da organização em múltiplos mercados.
-
CHA : competencias
CONHECIMENTO : ter o conhecimento
HABILIDADE : saber fazer
ATITUDE : querer fazer
-
A resposta desta questão está incorreta, pois competência organizacional não é um "conhecimento integrado", mas sim a integração adequada de diversos RECURSOS (entre eles, o conhecimento). Isso fica claro no seguinte trecho de Vilas Boas e Andrade (2009, p. 184): "as competências organizacionais compõem um conjunto de RECURSOS na forma de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que a organização possui". Fernandes (2013, p. 18) também mostra: "o conceito de competência organizacional está relacionado, de alguma forma, com a articulação de RECURSOS que geram vantagem competitiva".
Referências:
1. FERNANDES, B. H. R. Gestão estratégica de pessoas com foco em competências. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
2. VILAS BOAS, A. A.; ANDRADE, R. O. B. de. Gestão estratégica de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
-
competências são os conhecimentos integrados com as habilidades e as atitudes (CHA)
-------------------
Gabarito: B
-
O conceito de COMPETÊNCIA com base em três pilares fundamentais: Conhecimento, Habilidade e Atitude (C.H.A.)
Conhecimento (C): consiste na "ampla compreensão de determinada área da ciência ou da tecnologia. Trata-se do 'saber as causas de um efeito' ou, em outras palavras, o 'porquê fazer as coisas'" . O aprendizado de novos conhecimentos envolve, por sua vez, duas fases: comunicação e compreensão. De forma resumida, envolve comunicação, informação, percepção, entendimento até chegar à compreensão e aplicação.
Habilidade (H): é "a capacidade de executar tarefas motoras ou mentais com certo automatismo e precisão; em outras palavras, “como fazer”, como colocar em prática.
Atitude (A): é definido como "atitudes às respostas automáticas e inconscientes a estímulos percebidos pelo indivíduo, como componentes motores, racionais e emocionais".
-
Competência: CHA gerando resultado.
-
Sendo a competência um dos componentes do CHA e TODAS geram resultados, as alternativas a e c servem para confundir...
-
GAB: B
Competências Essenciais-----------> competências da Empresa
- distinguem uma organização da outra
- aquilo que a organização saber fazer de melhor
- também chamadas de core competences.
-
QUANTO À SINGULARIDADE:
Segundo NISEMBAUM (2000), podem ser classificadas como:
- BÁSICAS: atributos NECESSÁRIOS ao FUNCIONAMENTO da ORGANIZAÇÃO, PORÉM NÃO DISTINTIVAS na relação com a CONCORRÊNCIA;
- ESSENCIAIS: atributos de CARÁTER DISTINTIVO, que DIFERENCIAM A ORGANIZAÇÃO das DEMAIS ORGANIZAÇÕES.
RIBAS, Andréia Lins; SALIM, Cassiano Ramalho. Gestão de pessoas para concursos. Brasília: Alumnus, 2015, p. 100.
-
Letra B
Antes de começarmos a falar do mapeamento em si é importante definir o que é competência. De maneira bem simples, competência é tudo aquilo que você precisa ter em termos de técnicas, habilidade e conhecimentos para fazer determinada função. Mesmo esse conceito simples ainda é bem abstrato e difícil de definir.
Por isso, em Gestão de Recursos Humanos, vamos utilizar o CHA para definir competências.
CHA é uma sigla para Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Basicamente para definirmos uma competências iremos levar em conta esses três fatores. Esses três pilares serve como um referencial e fazem com que as competências, de certo modo, possam ser gerenciadas. Vamos a definição de cada um desses itens:
Conhecimento: São as competências relacionadas ao saber necessário, o conhecimento técnico exigido para desempenhar determinada função.
Habilidade: É a capacidade de botar em prática desempenhando um ato ou função, geralmente exigindo uma união de prática com o conhecimento necessário para ser feita a ação esperada.
Atitude: Relacionado a competências necessárias para relacionamentos entre as outras pessoas da empresa e também relacionado a sentimentos e emoções, e o domínio sobre essas funções.
-
Gab. B - competências.
-
Só lembrando que competências podem ser pessoais ou organizacionais (caso da questão).
-
COMPETÊNCIA = CHÁ
(CONHECIMENTOS/HABILIDADES/ATITUDES)
GABARITO LETRA B
-
LETRA B
-
-
As competências organizacionais podem ser divididas como básicas e essenciais, conforme citado por Coutinho, M. (2003). Ao contrário das competências básicas, as competências organizacionais essenciais são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa.
Fonte: Portal Educação
Gabarito: B