SóProvas


ID
2565889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A técnica orçamentária que visa ao controle, prevê a receita, autoriza a despesa, enfatizando os objetos de gasto sem, contudo, detalhar os objetivos econômicos e sociais aos quais se destina, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     Orçamento tradicional (ou clássico): voltado para o perfil contábil, negligenciando objetivos e metas sociais. 

    No orçamento tradicional/clássico as projeções de gastos são estabelecidas considerando-se os orçamentos dos anos anteriores, isto é,  baseia-se em dados históricos. Esse procedimento normalmente gera resultados com as mesmas falhas e erros cometidos no passado.

    No orçamento clássico ou tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza.

    B- Orçamento de base zero: questiona todas as despesas, inclusive as que não ultrapassam o limite de gastos, não se associando à ideia de direito adquirido; busca maior eficiência nos gastos, mas se demonstra bastante oneroso e lento. A metodologia do Orçamento Base Zero não é adotada no Brasil

    C- Orçamento-programa: voltado para as demandas da sociedade; apresenta um perfil gerencial, considerando o cidadão como cliente.

    E- Orçamento participativo: aquele que conta com maior participação da sociedade. Destaca-se que isso não exime a responsabilidade do Poder Legislativo na aprovação orçamento.

    • Orçamento de desempenho: o enfoque é nos resultados, e não se observa vinculação a um instrumento de planejamento.

    • Orçamento incremental: apresenta a mesma estrutura, realizando apenas acréscimos ou decréscimos quantitativos; não acompanha a dinâmica do mercado em termos qualitativos, mas, sim, quantitativos.

  • Importante!

    Características do Orçamento Tradicional Ou Clássico:

    1) Neutralidade estatal (laissez-faire = deixar fazer / acontecer naturalmente

    2) Dissociado de um planejamento (orçamento desvinculado do plano de governo)

    3) Foco no objeto, ficando o objetivo (finalidade) para o segundo plano

    4) Voltado para aspectos contábeis, numéricos, quantitativos (mera peça contábil).

    Fonte: Professor Anderson Ferreira IMP Concursos

  • Orçamento TRADICIONAL - Objetos, visa meios e não há metas.

    Orçamento-PROGRAMA -  Objetivos , visa fins e há metas.

    Existem outros aspectos, porém isso é só um breve resumo!

    Bons estudos!

  • Gabarito: " A " 

     

    PARA FIXAR 

    ***Cespe - Com relação a orçamento público e orçamento-programa, julgue o item a seguir.
    O orçamento público tradicional é um instrumento disciplinador das finanças públicas, uma ferramenta de controle e um documento com previsão de metas sociais a serem alcançadas. Gab. ERRADO  -  O orçamento tradicional não tem metas sociais. É uma peça meramente contábil. 

    -

    ***Cespe - Julgue o item seguinte, relativos ao orçamento público. O foco primordial do orçamento tradicional é o detalhamento da despesa, e não o atendimento às necessidades da sociedade ou aos objetivos que motivam a elaboração do orçamento. Gab. CERTO 

    -

    Tenho para mim que os sofrimentos da vida presente não têm valor em comparação com a glória que há de ser revelada em nós.  A ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Na esperança de que também a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Romanos 8:18,19 e 21 (Bíblia)

     

     

  • LETRA A

     

     

    VEJAM OUTRAS:

     

     

     

    (Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Economista)

     

    O orçamento tradicional ou clássico adotava linguagem contábil-financeira e se caracterizava como um documento de previsão de receita e de autorização de despesas, sem a preocupação de planejamento das ações do governo.(CERTO)

     

    --------------            --------------------

     

     

    (Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: TJ-ES Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa)

      

    Os processos de planejamento e de programação são dissociados no orçamento tradicional; já as técnicas utilizadas na elaboração do orçamento-programa primam pelo orçamento como elo entre o planejamento e as funções executivas da organização.(CERTO)

  • Orçamento Tradicional ou Classico – preocupava-se com os meios – eficiência - previsao de receita e fixação de despesa.

     

    Orçamento de Desempenho ou Funcional - preocupava-se com que o governo faz – eficácia – resultados.

     

    Orçamento Programa - preocupava-se com os objetivos a serem alcançados e com a satisfação do cidadão – efetividade (eficiência + eficácia) – elo entre planejamento, orçamento e gestão. 

  • ORÇAMENTO TRADICIONAL = Enfase nos gastos

    Documento com previsão de receitas e autorização de despesas 

    Sem vinculaçoa com planejamento governamental

  • "O Orçamento tradicional era um documento de previsão de receitas e autorização de despesas com ênfase no gastono se que comprava. É um processo orçamentário em que apenas uma dimensão é explicitada, qual seja, o objeto do gasto.
    Esse orçamento refletia apenas os meio que o Estado dispunha para execurtar suas tarefas. Sua finalidade era ser um instrumento de controle político do Lesgislativo sobre o Executivo - Sem preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população"

    Fonte: Orçamento Público, AFO e LRF - Augustinho Paludo

  • No orçamento clássico ou tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza,

    sem objetivos economicos e socias.

  • A técnica orçamentária que visa ao controle, prevê a receita, autoriza a despesa, enfatizando os objetos de gasto sem, contudo, detalhar os objetivos econômicos e sociais aos quais se destina, denomina-se:  a) orçamento tradicional.

    Observações:

    Não existe preocupação em resolver problemas, controle apenas das atividades governamentais, fim básico.

  • O texto está tão bem escrito que parece o Orçamento-Programa :/

  • GAB.: A

     

    No orçamento clássico ou tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza.

  • Orçamento Tradicional/Clássico: Era um documento de previsão de receitas e autorização de despesas com ênfase no gasto, no que se comprava. Esse orçamento refletia apenas os meios que o Estado dispunha para executar suas tarefas. Sua finalidade era ser um instrumento de controle político do Legislativo sobre o Executivo sem preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população. O aspecto jurídico do orçamento era mais valorizado que o aspecto econômico. 

    Fonte: QC.

  • LETRA A

  • Vamos analisar a questão.

    A questão pede o conhecimento do assunto ESPÉCIES DE ORÇAMENTO, especificamente sobre Orçamento Tradicional ou Clássico.

    De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Orçamento Tradicional é o processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Também é conhecido como Orçamento Clássico.

    Havia a dissociação entre Plano e Orçamento, faltando assim, o planejamento das ações de governo. Além disso, os administradores só se preocupavam com as necessidades financeiras das unidades organizacionais ou administrativas. Não havia acompanhamento dos resultados.

    Outras características do Orçamento Tradicional ou Clássico que podem ser cobradas em prova:
    - pedido de autorização de gastos;
    - despreocupação em atender às necessidades da população;
    - despesas com manutenção da estrutura estatal – visa aquisição de meios;
    - ênfase nos aspectos contábeis;
    - controle de legalidade e de honestidade do gestor – Controle Político;
    - só previsão de receitas e autorização de despesas;
    - predomina incrementar o orçamento; e
    - prevalece o aspecto jurídico ao aspecto econômico.

    Portanto, é o Orçamento Tradicional ou Clássico que visa ao controle, prevê a receita, autoriza a despesa enfatizando os objetos de gasto. Porém, NÃOplanejamento e nem acompanhamento dos resultados, pois as despesas eram realizadas para a manutenção da estrutura estatal. O gabarito está CORRETO.


    O Orçamento Base Zero ou por Estratégia tem como característica a não existência de direitos adquiridos da unidade orçamentária em relação às verbas autorizadas no orçamento anterior, cabendo a ela justificar todas as atividades que desenvolverá no exercício corrente.

    No Orçamento-Programa, as principais características são: integração, planejamento, orçamento; quantificação de objetivos e fixação de metas; relações insumo-produto; alternativas programáticas; acompanhamento físico-financeiro; avaliação de resultados; e gerência por objetivos.


    Já no Orçamento Participativo, a principal característica é a participação da população nas demandas sociais.

    Não há modelo na doutrina do Orçamento Flexível.



    Gabarito do Professor: Letra A.

  • A.

    Orçamento Clássico/Tradicional: Apenas se preocupa com aspecto jurídico para controle político, prevendo receitas e fixando despesas. Sua principal preocupação era mostrar como e com o que está sendo gasto os recursos públicos. Foco no gasto; ênfase em questões tributárias; mero instrumento contábil