SóProvas


ID
2566114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Fonte: Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC)http://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt_PT/sistema-de-informacoes-de-custos

     

    ​Letra A- ...A ferramenta (SIC) verifica espaços para a melhoria de serviços destinados à população, bem como proporciona instrumentos de análise para a eficácia, eficiência, a economicidade e avaliação dos resultados do uso de recursos públicos.

     

     Letra B - A STN publicou em 09 de março de 2011 a sua Portaria nº 157, que dispõe sobre a criação do Sistema de Custos do Governo Federal, estruturado na forma de um subsistema organizacional da administração pública federal brasileira e vinculado ao Sistema de Contabilidade Federal, uma vez que se encontra sob gestão da Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União. 

    Para a construção do Sistema de Custos foram consideradas as seguintes premissas:

    – Os sistemas estruturantes SIAFI, SIGPLAN e SIAPE não foram alterados para a inclusão de dados não existentes nestes sistemas;

    – Foram considerados os dados da Administração Direta, Autarquias e Fundações que integram o sistema SIAPE;

     

    Letra ENo caso dos dados de pessoal, o nível de detalhamento dos dados será restrito à menor unidade fornecida pelo sistema SIAPE, sem identificação do funcionário; 

    – Os dados para efeito de apropriação de custo, abrangem somente servidores ativos. No entanto, os dados de inativos e pensionistas (aposentados e instituidor de pensão, respectivamente) foram carregados;

    – Não foi adotada a sistemática de rateio de custos;

    – Não foi contemplada solução que permita fazer alocação de custos;

    – O acesso ao sistema é autorizado conforme níveis de acesso e perfis específicos.

     

    LETRA D(Correta)-A informação de custo surge a partir de ajustes efetuados na informação inicial obtida do SIAFI. O estágio da despesa orçamentária que mais se aproxima da informação de custo é o da liquidação, sendo, portanto a despesa liquidada o ponto de partida da informação que deve alimentar o sistema de custos.

    Os ajustes contábeis são efetuados em duas etapas. Na primeira, o ajuste inicial consiste na identificação e carregamento de informações baseadas em contas contábeis que trazem a informação orçamentária e não orçamentária, ajustando-se por acréscimo ou exclusão dos valores, conforme conceitos de contabilidade de custos. A segunda etapa do ajuste consiste na exclusão de informações que estejam nas contas acima, mas que não compõem a informação de custo.

     

    Letra C -O acesso ao SIC está restrito a servidores integrantes dos Comitês de Análise e Avaliação das Informações de Custos nos órgãos superiores da administração pública federal, ou indicados por unidades de gestão interna reconhecidas como órgãos setoriais do Sistema de Custos do Governo Federal .

     

    Não desistam!

  • Essa questão foi tão tensa que nem na NBC T 16.11 eu achei a resposta.

  • Sem querer causar intriga mas as informações de custos já estão disponibilizadas para qualquer um no site:

    http://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/portal-de-custos

     

    Logo, essa C não poderia estar errada.

  • Quanto ao comentário de CAMI V, ter acesso às informações sobre os custos do governo é bem diferente do acesso ao SISTEMA DE CUSTOS , esse só para servidores autorizados. Letra C inquestionavelmente errada mesmo.