SóProvas



Questões de Subsistemas de Contas


ID
44542
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção verdadeira a respeito da contabilização das transferências de recursos mediante convênios, termos de cooperação e contratos de repasse.

Alternativas

ID
77389
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um analista do BACEN, ao efetuar o registro dos atos e fatos contábeis - despesa empenhada, repasse recebido, depósitos em garantia e baixa de semoventes - terá de utilizar, no âmbito da administração pública, respectivamente, os sistemas de contas:

Alternativas
Comentários
  • despesa empenhada - orçamentáriorepasse recebido - financeiroOs depósito em garantia são registrados no sistema financeiro, caracterizando uma entrada compensatória conforme o art 3º da 4.320. baixa de semoventes - patrimonialportanto não há resposta correta.
  • Há resposta correta sim, a "A" !

    Despesa empenhada - sistema orçamentário;

    Repasse recebido - sistema financeiro;

    Depósitos em garantia - SISTEMA de COMPENSAÇÃO, porque como todos os registros deste sistema, os depósitos em garantia não afetam prontamento o patrimônio, mas no futuro poderão sim;

    Baixa de semoventes - sistema patrimonial;


ID
77506
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, "a conta- bilidade pública é organizada na forma de sistema de informações, cujas partes ou subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respec- tiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação geral sobre o Patrimônio Público". Nesse contexto, o registro, a avaliação e a evidenciação da situação estática dos elementos patrimoniais e a apuração do resultado do exercício caracterizam, por meio de Demonstrações Contábeis próprias, o subsistema de informações

Alternativas
Comentários
  • Vamos lembrar rapidamente dos sistemas que compõem a Contabilidade Pública, que são 4: Sistema Orçamentário (que registra a previsão da receita, a fixação da despesa, e suas respectivas execuções orçamentárias - cujo produto é o Balanço Orçamentário), Sistema Financeiro (que registra as entradas e saídas de recursos dependentes ou não de autorização legislativa, leia-se recursos orçamentários e extra orçamentários - cujo produto é o Balanço Financeiro), Sistema Patrimonial (que registra os atos e fatos capazes de modificar a situação líquida do patrimônio público, ou que apenas podem modificá-lo potencialmente - cujos produtos são o Balanço Patrimonial e a Demonstração das Variações Patrimoniais) e o Sistema de Compensação (responsável por registrar atos que poderão vir a alterar a situação patrimonial da Entidade - representam um grupo do Balanço Patrimonial, não se revestindo de uma Demonstração Contábil específica).


    Sempre associe a expressão Estática Patrimonial ao Balanço Patrimonial e a expressão Dinâmica Patrimonial à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Quando estivermos tratando de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, não temos a figura da DRE, mas temos a DVP. Então, Dinâmica Patrimonial no Setor Público é falarmos de Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP).


ID
77515
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

. Um analista do BACEN, ao efetuar o registro dos atos e fatos contábeis ? receita arrecadada, despesa fixada, inscrição de restos a pagar e baixa da dívida ativa ? deverá utilizar, respectivamente, os sistemas de contas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa  "A"

    Sistema financeiro:

    - arrecadação das receitas e o pagamento das despesas orçamentárias e extraorçamentárias, como a RECEITA ARRECADADA (orçamentária) e RESTOS A PAGAR (extraorçamentária);

    Sistema orçamentário:

    - basicamente previsão da receita e FIXAÇÃO DA DESPESA;

    Sistema patrimonial:

    - bens móveis e imóveis, estoques, créditos, obrigações, valores, inscrição e BAIXA DA DíVIDA ATIVA, operações de créditos, superveniências e insubsistências ativas e passivas;

  • Para mim a inscrição de restos a pagar afeta o sistema de compensação e não o financeiro.
  • ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 


    Registro da Inscrição dos Restos a Pagar

    Sistema Financeiro

    D – Despesa

    C – Restos a Pagar

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/restosapagar.htm

  • Só uma Observação, Bruno Lemos, além do exposto pela Laila, Os Restos a Pagar serão inscritos como Receita Extra Orçamentária no Balanço Financeiro, para compensar sua inscrição como Despesa Orçamentária. 


    Bom, se não for exatamente assim é mais ou menos isso que diz a Lei 4.320/64. Por gentileza, me corrijam se eu estiver errado.

    Abraços e Bons estudos a nós!
  • Inscrição de RAP na Nova CASP é lançado no Subistema Orçamentario Inscrição de RAP na Antiga CASP era feito no Sistema de Compensação
    RAP faz parte do Programação Orçamentária e Financeira


ID
79924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para possibilitar o acompanhamento orçamentário e a composição
financeira e patrimonial, bem como a evidenciação dos
compromissos assumidos pela administração pública, os registros
na contabilidade pública são estruturados em sistemas de contas.
Considerando a lógica contábil dos registros efetuados nos sistemas
de contas, julgue os itens subseqüentes.

Dependendo da natureza do ato ou fato administrativo que se queira registrar, os lançamentos contábeis podem demandar registros em apenas um sistema de conta ou em todos os sistemas simultaneamente.

Alternativas
Comentários
  • exemplo de lançamento em 1 sistema de contas:recebimento de cauções em dinheiro: SF) D: bancos e C: depósitos de terceiros.exemplo de lançamento contábil nos 4 sistemas:Inscrição de restos a pagar: SF) D: despesa corrente ou de capital e C: R.P. não processados; SO) D: crédito empenhado a liquidar e C: crédito empenhado liquidado; SP) D: bens a incorporar e C: mutações ativas; e SC) D:inscrição de restos a pagar e C: restos a pagar a liquidar.Legenda: SF -> sistema financeiro, SO - sistema orçamentário, SP - sistema patrimonial, SC -> sistema de compensação.
  • Esse é exatamente o comentário feito pelo Fernando (abaixo), apenas a reorganizei para melhor visualização>>>> Lançamento em 1 sistema de contas: recebimento de cauções em dinheiro SISTEMA FINANCEIROD: bancosC: depósitos de terceiros.>>>> Lançamento nos 4 sistemas: Inscrição de restos a pagarSISTEMA FINANCEIROD: despesa corrente ou de capitalC: Restos a Pagar não processadosSISTEMA ORÇAMENTÁRIOD: crédito empenhado a liquidarC: crédito empenhado liquidadoSISTEMA PATRIMONIALD: bens a incorporarC: mutações ativasSISTEMA COMPENSADOD:inscrição de restos a pagarC: restos a pagar a liquidar
  • A questão bem que poderia excluir o ATO ADMINISTRATIVO da redação. Os fatos administrativos podem demandar registros em um sistema ou em todos eles, mas o ato administrativo não. Desconheço ato admnistrativo, que por si só, demande registros em todos os sistemas.
  • Questao desatualizada conforme o MCASP 7a edicao

    NOta do MCASP: perguntas e respostas da STN

    Conforme a Parte IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, a ideia de subsistema é essencialmente teórica. Assim, a contabilização não será feita mais por sistema e sim observando o disposto no Manual: “O registro contábil deve ser feito pelo método das partidas dobradas e os lançamentos devem debitar e creditar contas que apresentem a mesma natureza de informação, seja patrimonial, orçamentária ou de controle.”


ID
79927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para possibilitar o acompanhamento orçamentário e a composição
financeira e patrimonial, bem como a evidenciação dos
compromissos assumidos pela administração pública, os registros
na contabilidade pública são estruturados em sistemas de contas.
Considerando a lógica contábil dos registros efetuados nos sistemas
de contas, julgue os itens subseqüentes.

Os sistemas de contas da contabilidade pública são compartimentos estanques, isto é, os lançamentos contábeis são fechados (débito e crédito) dentro do mesmo sistema.

Alternativas
Comentários
  • Cada sistema é independente do outro.Apesar de haver lançamentos que devem ser feitos em mais de um sistema, o valor a débito e a crédito se dá fechado dentro do mesmo sistema.
  • Utiliza-se o sistema da partidas dobradas.
  • Os sistemas são fechados (compartimentos estanques):
    Os lançamentos de débito/crédito devem sempre ocorrer no mesmo sistema.
    Isso não impede que um evento contemple apenas um sistema ou todos ao mesmo tempo.
  • Os sistemas da contabilidade pública são compartimentos estanques, isto é, os lançamentos contábeis são fechados (débito e crédito) dentro do mesmo sistema. Apesar de haver lançamentos que devem ser feitos em mais de um sistema, o valor a débito e a crédito se dá fechado dentro do mesmo sistema. Dependendo da natureza do ato ou fato administrativo que se queira registrar, os lançamentos contábeis podem demandar registros em apenas um sistema de conta, em mais de um ou em todos os sistemas simultaneamente.
    Importante chamar atenção para o fato de que os sistemas contábeis, ainda que sejam compartimentos estanques, devem ser integrados entre si e a outros sistemas de informações, de modo a subsidiar a administração pública sobre o 1) desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão; 2) a avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade; 3) possibilitar a avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento e 4) a avaliação dos riscos e das contingências.
    Texto preparado a partir de coletânea de assertivas do Cespe - autoria própria.
    Espero ter contribuído.
    Bons estudos!
  • Questao desatualizada segundo o MCASP

    Conforme a Parte IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, a ideia de subsistema é essencialmente teórica. Assim, a contabilização não será feita mais por sistema e sim observando o disposto no Manual: “O registro contábil deve ser feito pelo método das partidas dobradas e os lançamentos devem debitar e creditar contas que apresentem a mesma natureza de informação, seja patrimonial, orçamentária ou de controle.”


ID
178723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao registro contábil da previsão da receita e ao respectivo reflexo no sistema de contas, tendo por base a estrutura do plano de contas atual, composta por seis classes de contas, é correto afirmar que a previsão da receita é contabilizada no sistema de contas

Alternativas
Comentários
  • Contabilização realizada no subsistema orçamentário

    Registro da receita prevista na lei de orçamento

    D - Receita a realizar ( conta devedora de controle dos valores a arrecadar)

    C - Previsão inicial da Receita ( conta credora de controle da previsão da receita)

    Registro da despesa fixada na lei de orçamento

    D - Dotação inicial (conta devedora de controle da fixação da despesa)

    C - Crédito Disponível (conta credora de controle dos valores a empenhar)

    * fonte: contabilidade aplicada ao setor público - Francisco Glauber

  • Na página 31 do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, no endereço http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ParteI_PCO2011.pdf, página 29, traz a seguinte exposição:


    Registro da previsão da receita no momento da aprovação da Lei Orçamentária:

      Código da Conta Título da Conta
    D 5.2.1.1.x.xx.xx Previsão inicial da receita
    C 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a realizar

     

    Alguém poderia explicar o porque a certa é a letra C e não a E, exatamente como instrui o referido manual?
    Ao responderem, por favor, avisem-me. Obrigado,


     

  • Concordo com o colega Rodrigo, o registro da previsão inicial da receita de acordo com o  Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público é:


    D- Previsão inicial da receita
    C- Receita a realizar
  • Realmente, segundo o Professor Francisco Glauber os Lançamento pela previsão da receita seria:

    D - Receita a realizar ( conta devedora de controle dos valores a arrecadar)

    C - Previsão inicial da Receita ( conta credora de controle da previsão da receita)

    Se bem observarmos a bibliografia utilizada no Livro do Professor, foi empregada Legislações, Resoluções e Instruções Normativas anteriores a 2008, que até a data da Prova ainda estavam sendo observadas. 

    Ocorre porém, que a partir do MCASP 5º edição, Portaria Conjunta STN/SOF nº 02/2012, o lançamento da Previsão Inicial da Receita Orçamentária recebeu outro tratamento. Passando a ser dessa forma:

    D 5.2.1.1.x.xx.xx Previsão inicial da receita

    C 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a realizar

    Conforme PARTE I - Procedimentos Contábeis Orçamentários, Página 29. Portanto, Hoje a Questão correta seria, conforme o MCASP 5ª edição, a Assertiva de "C".


  • #naoli #nemlerei


ID
252289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à estrutura do plano de contas da contabilidade pública, composto por seis classes de contas, e aos critérios de classificação e mecanismo de débito e crédito, julgue o item a seguir.

O resultado aumentativo do exercício inclui as contas representativas dos recursos auferidos na gestão, que são debitadas a cada aumento do seu saldo.

Alternativas
Comentários
  • A questão se divide em duas partes, até a vírgula e depois da vírgula.
    Até a virgula, entendo esta correta, porque o RAE realmente inclui as contas dos recursos aferidos na gestão (Receitas Orçamentárias e Extras).
    O Resultado Aumentativo do Exercício inclui as contas representativas das variações positivas da situação líquida do patrimônio e da apuração do resultado respectivo, logo, compõem o resultado aumentativo as seguintes contas:
    a) RESULTADO ORÇAMENTÁRIO
    Representa as receitas, interferências ativas (financeiras) e as mutações patrimoniais ativas resultantes da execução orçamentária (permutativas);
     
    b) RESULTADO EXTRA-ORÇAMENTÁRIO
    Abrange as receitas extra-orçamentárias, as interferências ativas (financeiras e patrimoniais) e os acréscimos patrimoniais (de bens, direitos e obrigações) independentes da execução orçamentária (fatos modificativos).
     
    c) RESULTADO APURADO
    É uma conta transitória utilizada no encerramento do exercício para demonstrar a apuração do resultado patrimonial do exercício que poderá resultar num superávit (quando as variações ativas forem maiores do que as passivas) ou déficit (quando as variações ativas forem menores do que as passivas).
     
    Após a vírgula, afirma que cada conta que compõem o resultado aumentativo, deve ser debitada de seu aumento.
     
    Vejo que a questão está CORRETA, não entendendo o porque a banca considerou a questão como ERRADA.
    Para a questão ser ERRADA, só pode que algumas das contas são creditadas quando AUMENTA o saldo do resultado aumentativo do exercício.
     
    Gente! ninguém é dono do saber, se alguém souber o porque esta questão está errada, por favor, faça aqui seu comentário! Estamos aqui para aprender mesmo!
    Então pessoal vamos nos unir, juntar conteúdos, afinal o CESPE também pode errar!!!
    Grande abraço e bons estudos a todos.
  • Resultado Aumentativo = Variações Ativas > Variações Passivas
                                              Receitas > Despesas

    Se as contas Variações Ativas São Receitas, devem ser creditadas para que haja seu aumento.
    A questão diz que serão debitadas.

  • Contas Devedoras               Contas Credoras        
    1 – Ativo                                   2 – Passivo                  
    3 – Despesa                           4 – Receita                               
    5 – Resultado Diminutivo     6 – Resultado Aumentativo   

    As classes devedoras aumentam a débito e diminuem a crédito: Ativo, Despesa e Resultado Diminutivo.

    As classes credoras aumentam a crédito e diminuem a débito: Passivo, Receita e Resultado Aumentativo.


    Assim Assim, o resultado aumentativo do exercício inclui as contas que são creditadas quanto ocorre aumento de saldo. 


ID
255400
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O registro dos atos que poderão afetar o patrimônio público no futuro deverá ser efetuado em contas do sistema

Alternativas
Comentários
  • Sistema de compensação é composto ou representado pelos lançamentos de atos praticados pela administração pública que não afetam de imediato ao patrimônio, mas que poderão vir a afetá-lo em outro momento. Temos como exemplos destes atos: avais, acordos, ajustes, cauções, fianças, garantias, contratos, convênios. Desta forma, estas contas servem apenas como controle de atos da administração pública e não são fatos que modificam o patrimônio da entidade pública. O sistema de compensação é regulamentado pela contabilidade pública brasileira, pela lei 4.320/64. As contas de compensação ficam alocadas após o ativo e o passivo nos seguintes grupos:

    1.9. - Ativo Compensado; e
    2.9. - Passivo Compensado.
  • Opção A)  conforme a artigo 105 da Lei nº 4.320/64.

    "Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:
    (...) VI - As Contas de Compensação (...)

    § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio."
  • A palavra chave aqui foi "Ato"
       O sistema de compensação registra "Atos"
       O sistema orçamentário registra "Atos" e "Fatos"
       Os demais sistemas só registram "Fatos"
  • Gabarito: Letra A

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) - Página 446

    4.5.3. Quadro das Contas de Compensação

    • Contas de Compensação: Compreende as contas representativas dos atos potenciais ativos e passivos.
    • Atos Potenciais: Compreende os atos a executar que podem vir a afetar o patrimônio, imediata ou indiretamente, por exemplo: direitos e obrigações conveniadas ou contratadas; responsabilidade por valores, títulos e bens de terceiros; garantias e contra garantias recebidas e concedidas. A definição é orientada pelo fluxo de caixa a ser envolvido na execução futura do ato potencial.
    • Atos Potenciais Ativos: Compreende os atos a executar que podem vir a afetar positivamente o patrimônio, imediata ou indiretamente.
    • Atos Potenciais Passivos: Compreende os atos a executar que podem vir a afetar negativamente o patrimônio, imediata ou indiretamente.

    Fonte: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31484


ID
255640
Banca
FUNDATEC
Órgão
DETRAN-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Suponha que o DETRAN tenha arrecadado uma taxa qualquer. Na contabilidade da autarquia, necessariamente o valor da referida receita deve ser lançado nos Sistemas

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento a receita é lançada no Orçamentário por tratar-se de um Tributo do tipo Taxa e no financeiro porque há a movimentação de recurso, dinheiro, no caixa da autarquia.

    Não entra no Patrimonial porque não implica, no momento da arrecadação, em qualquer variação, passiva ou ativa, no patrimônio.

    Para concluir meu raciocínio, não existe Subsistema Compensado, portanto, as alternativas que referiam-se a este nem foram consideradas.
  • Acredito que se justifique pelo art 90 da Lei 4320/64

    Da Contabilidade Orçamentária e Financeira

            Art. 90 A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis.

    Sendo que Crédito Orçamentário:

    O crédito orçamentário é a dotação incluída na lei orçamentária para atender a qualquer despesa, e o seu montante deve corresponder ao do gasto. Havendo insuficiência da previsão orçamentária ou simplesmente não haja previsão, nasce a necessidade de obter o crédito adicional, dividindo-se em suplementar, especial e extraordinário.



    http://academico.direito-rio.fgv.br/wiki/AULA_5:_OS_CR%C3%89DITOS_OR%C3%87AMENT%C3%81RIOS_E_ADICIONAIS
  • Não entendi. Como não altera o Patrimônio?


ID
255643
Banca
FUNDATEC
Órgão
DETRAN-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Qual das operações a seguir, requer seja contabilizada apenas no Sistema Financeiro?

Alternativas
Comentários
  • o elaborador era para ter dito que tipo de restos a pg, porque se fosse resto a PG não processado teria registro no FINACEIRO( debito- fornecedores de exercicios anteriores/credito- limite de saque) e no COMPENSADO (debito - resto a PG N PROCESSADO liquidados a PG / credito - resto a PG N PROCESSADO pago).
  • Letra A.

    Pagamentode Restos a Pagar -> Despesa EXTRAORÇAMENTÁRIA.
  • A questão está desatualizada. Não existe mais sistema financeiro na Contabilidade Pública. Agora o sistema patrimonial registra os fatos financeiros e patrimoniais.


ID
272587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com referência ao sistema de contas da contabilidade pública
brasileira e a sua escrituração, julgue os próximos itens.

Um débito em despesa orçamentária, em contrapartida a um crédito em fornecedores, representa a liquidação de uma despesa, e é realizado no sistema patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em afirma que o lancamento ocorre no sistema patrimonial, pois esse lancamento e do sistema financeiro.

    no comentario do joaquim junior constar um lancamento do sistema orcamentario e nao do financeiro.
  • O lançamento seria:
    D 3.3.2.x.x.xx.xx VPD – Serviços de terceiros
    C 2.1.3.x.x.xx.xx Fornecedores e contas a pagar nacionais a curto prazo (F)

  • O lançamento, à débito ou à crédito, ocorre na etapa de empenho e não na liquidação como a questão afirma.

  • LEMBRANDO: um débito em um Subsistema devera ter um Credito correspondente dentro do mesmo subsistema. 

  • Lembrar SEMPRE da regra de integridade (D / C)

    Contas patrimoniais (1, 2, 3, 4) --> lançtos entre si

    Contas orçamentárias ( 5 e 6) entre si

    Contas de controle (7e 8) entre si

    Bons estudos.


ID
272593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com referência ao sistema de contas da contabilidade pública
brasileira e a sua escrituração, julgue os próximos itens.

A contratação de um empréstimo por um ente público gera lançamentos nos sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial, mas não no sistema compensado.

Alternativas
Comentários
  • SISTEMA FINANCEIRO

    D – BANCOS(Ativo)

    C – RECEITA ORÇAMENTÁRIA(Conta de resultado aumentativo)

    RECEITA DE CAPITAL– RECEITA DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO

    SISTEMA PATRIMONIAL

    D – MUTAÇÕES PASSIVAS– EMPRÉSTIMOS TOMADOS

    C – DÍVIDA FUNDADA

    SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

    D – RECEITA REALIZADA Conta de resultado

    C – RECEITA A REALIZAR diminutivo

    SISTEMA DE COMPENSAÇÃO (*)

    D – CONTRATOS RECEBIDOS

    C – CONTRATOSA RECEBER 

  • Não entendi, se há o lançamento no sistema compensado do contrato porque a questão consta como certa?
  • Conforme retirado acima do glossário do STN: o sistema de contas possui o sistema de compensação e não o sistema compensado. O sistema compensado é representado pelo ativo compensado e passivo compensado no Balanço Patrimonial. (no sistema de contas)

    Fonte: Vanchar (fórum dos concurseiros)
  • CESPE é foda... É cada casca de banana...
  • QUESTÃO SEM SENTIDO!

    Já vi os termos "sistema de compensação " e "sistema compensado" serem usados com o mesmo sentido....não dá pra entender o Cespe! Sinceramente, questões assim desestimulam qualquer um!



ID
278977
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em geral, a caracterização do fato gerador da despesa patrimonial coincide com a sua liquidação. Mas isso pode não ocorrer, como, por exemplo, nos contratos de seguros que a Administração firma com uma seguradora. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correspondente à correta associação entre o lançamento contábil e o respectivo sistema de contas, quando ocorre o fato gerador preexistindo a dotação orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Então seria:

    a) sistema orçamentário;

    b) sistema patrimonial;

    c) sistema financeiro;

    d) sistema financeiro;

    e) sistema patrimonial.

    ????????????????


ID
285805
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os sistemas utilizados para fazer o lançamento de uma compra mediante a transferência de recursos de convênio, de uma máquina industrial por R$ 20.000,00.

Alternativas
Comentários
  • O registro ocorrerá da seguinte forma:

    Subsistema Débito /
    Crédito
    Conta Contábil
    Financeiro D Despesas de Capital – máquina
    C Passivo Circulante – Fornecedores
    Patrimonial D Ativo Permanente – Imobilizado
    C Mutações Ativas – Aquisição de Bens Móveis
    Orçamentário D Créditos Emp. A Liquidar
    C Crédito Emp. Liquidado
    D Empenhos a Liquidar
    C Empenhos Liquidados
    D Valores em Liquidação
    C Valores Liquidados a Pagar
    D Empenhos por modalidade de licitação – a Liquidar
    C Empenhos por modalidade de licitação – liquidado
    Compensação D Passivo Compensado – Direitos e Obrigações contratadas
    C Ativo Compensado – Contrato de fornecimento de bens
    D Disponibilidade Financeira
    C Disponibilidade por fonte de recursos - Convênios

ID
290653
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O empenho da despesa cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição, conforme estabelece a Lei n.º 4320/64. A sua contabilização durante o exercício, enquanto a despesa não é liquidada, constitui uma obrigação

Alternativas
Comentários
  • Manual de Contabilidade Aplicata do Setor Público - Parte I - Página 91.

    Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/contabilidade_governamental/manuais.asp

    Na área pública, o regime orçamentário reconhece a despesa orçamentária no exercício financeiro da emissão do empenho e a receita orçamentária pela arrecadação.

    LEI 4320/64 Art. 35: Pertencem ao exercício financeiro:
    I – as receitas nele arrecadadas;
    II – as despesas nele legalmente empenhadas.”
    O exercício financeiro descrito não está relacionado ao Subsistema Financeiro e sim a prerrogativa do ente em criar a obrigação para o Estado conforme texto da mesma Lei 4320/64 em seu Art. 58: "O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente..."

    Ainda segundo o Manual citado:
    Assim, o art. 35 da Lei nº 4.320/1964 refere-se ao regime orçamentário e não ao regime contábil (patrimonial) aplicável ao setor público para reconhecimento de ativos e passivos.

  • Se a despesa não foi liquidada, também não foi paga, assim, o único lançamento a ser registrado é no subsistema de informações orçamentárias.

    Empenho da despesa - sistema orçamentário

    D - Crédito disponível

    C - Crédito empenhado a liquidar

    Esse lançamento contábil foi extraído do MCASP-4ª edição, Parte IV - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, página 117 (contratação de serviços - Lançamentos contábeis típicos do setor público).

    Disponível em: http://www3.tesouro.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ParteIV_PCASP2011.pdf

  • As contas publicas se dividem em 4 sistemas: Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Compensações.  Sendo os lançamentos feitos em um ou mais sistemas ao mesmo tempo, conforme a natureza da operação.

    Essa questão exige a consciência sobre a existência desses diferentes sistemas, bem como das contas atreladas a eles. Vejamos:

    a) Passivo financeiro ou Passivo Circulante faz parte do Sistema Patrimonial;

    b) Passivo Permanente ou Não Circulante idem;

    c) Temos aqui uma repetição dos itens acima;

    d) Realmente esta questão está correta, conforme já explicitado pelos companheiros,  o Sistema Orçamentário é composto por:

    · Previsão de Receitas;

    · Fixação de Despesas;

    · Créditos Adicionais;

    · Descentralização de Créditos (Transferências para outros órgãos ou entes); e

    · Empenho.

    e) A Divida Ativa é uma conta do Sistema Patrimonial que se inclui no Ativo Permanente e, também, do Sistema Orçamentário na conta Outras Receitas Correntes - Receita da Divida Ativa.

    Infelizmente para a compreensão dessa matéria a pessoa deverá ter uma base mínima de entendimento entre as diferentes fases da contabilidade publica: Previsão, Realização e Apuração de Resultado,  que são os valores que conduzem a existências dos 4 sistemas citados.

    Boa sorte e bons estudos a todos!!!


ID
325528
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Indique a opção que contém o registro no Sistema Financeiro de um pagamento de Restos a Pagar:

Alternativas
Comentários
  • O lançamento do Pagamento de RP é um fato Permutativo, envolvendo somente contas Patrimoniais. Sai dinheiro do caixa e baixa uma obrigação.


ID
330511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando que a contabilidade pública dispõe de regras
próprias, em muitos casos diversas das referentes à contabilidade
comercial, julgue os itens a seguir.

Quando se descentraliza o crédito orçamentário de determinada unidade setorial de orçamento para uma unidade gestora, devem ser utilizados obrigatoriamente os sistemas de contas orçamentário e de compensação, mas não o sistema financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Se realiza apenas dentro do sistema orçamentário.

    D - Crédito disponível
    C - Provisao/Destaque concedido

    Como não há recurso (dinheiro, cacau mesmo) envolvido, apenas créditos, não há programação financeira (cota/repasse/subrepasse). Portanto o sistema compensação não é utilizado, assim como o sistema financeiro - pelo mesmo motivo (não envolver recurso, dinheiro).
  • Descetralização orçamentaria = ato orçamentário ---> movimentação de crédito , logo Sistema orçamentario apenas.

ID
330517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando que a contabilidade pública dispõe de regras
próprias, em muitos casos diversas das referentes à contabilidade
comercial, julgue os itens a seguir.

O pagamento de uma despesa envolve apenas o sistema financeiro, enquanto o pagamento de uma obrigação envolve também o sistema patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • O pagamento de uma despesa deve envolver o sistema orçamentário também.
  • Completamente descabido esse gabarito! Não apenas o pagamento de uma despesa, considerando-se que o examinador está falando de pgto concominante à liquidação, envolve também OBRIGATORIAMENTE o sistema orçamentário, como também pode enbvolver o sistema patrimonial (em caso de despesa não efetiva) e o de compensação (pela extinção do contrato, caso tenha havido um).

    Além disso, o pagamento de uma obrigação também envolve OBRIGATORIAMENTE o sistema orçamentário, e, pela mesma razão que falei anteriormente, pode ou não afetar o sistema patrimonial.

    Que questão horrorosa!
  • Olá a todos.

    Gostaria de informá-los que sou graduado, especializado, doutor e estou à caminho de me tornar PhD em errar as questões do CESPE. Ainda estou defendendo essa tese mas em breve chegarei lá.


ID
360757
Banca
FDC
Órgão
FUNASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere o sistema de contabilidade pública que registra e movimenta contas representativas de direitos e obrigações, geralmente decorrentes de contratos, convênios e ajustes, cujos saldos, no final do exercício, são zerados e transferidos. Esse sistema é denominado:

Alternativas

ID
378565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a estrutura do sistema contábil contemplado nas
normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público,
julgue os próximos itens.

Os subsistemas contábeis devem ser independentes entre si e de outros subsistemas de informações.

Alternativas
Comentários
  • Conforme dispõe o Plano de Contas aplicado ao Setor Público, em sua segunda edição (p. 18):

    "Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações de modo a subsidiar a administração pública sobre:

    1. O desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão;
    2. A avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação à 
    economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade;
    3. A avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento; e
    4. A avaliação dos riscos e das contingências."

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/volume_iv_pcasp.pdf

ID
378568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a estrutura do sistema contábil contemplado nas
normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público,
julgue os próximos itens.

Cabe ao subsistema patrimonial registrar, processar e evidenciar os fatos relacionados aos ingressos e desembolsos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • O subsistema patrimonial consiste num subgrupo que representa o patrimônio não financeiro. Registra a movimentação relativa à incorporação e desincorporação de bens de estoque, móveis, imóveis, créditos e débitos não financeiros, valores (ações, jóias, títulos).
    Portanto, compõem esse subsistema as variações patrimoniais ativas e passivas, tais como mutações, superveniências e insubsistências, bem como os títulos contábeis que fazem parte do ativo e do passivo permanente do balanço patrimonial.
  • Para que esse gabarito esteja correto, essa questão só pode ter sido elaborada antes da incorporação do subsistema financeiro pelo subsistema patrimonial. Contudo, hoje não mais existe o subsistema financeiro.

    QUESTÃO DESATUALIZADA.
  • Questão DESATUALIZADA!


    Atualmente, o sistema patrimonial registra, processa e evidencia valores financeiros e não financeiros. 

ID
423595
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FUNASA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O conjunto das contas que compõem um plano de contas, que hoje é adotado pela grande maioria dos Estados e Municípios brasileiros, obedece aos seguintes sistemas de contas:

Alternativas
Comentários
  • O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:
     
    Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária. Esse sistema é representado somente pelos atos de natureza orçamentária. Portanto nenhum ato ou fato extraorçamentário é registrado por ele.

    Financeiro – registra, processa e evidencia os fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, bem como as disponibilidades no início e final do período.

    Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.

    Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. Registra, basicamente, os seguintes atos: avais, acordos, cauções, bens e valores sob responsabilidade, convênios, fianças, etc.
  • Galera, questão desatualizada, hein! Atualmente, confome MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público), anualmente públicado no site do Tesouro Nacional, incluiu o sistema de custos e incorporou o sistema financeiro ao patrimonial. Daqui em diante, salvo futuras modificações, ficam sendo como subsistema de contas do setor público: orçamentário, patrimonial, de custos e compensação.

    Sigam-me os bons!

ID
439801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base nos princípios fundamentais de contabilidade e nas
normas brasileiras de contabilidade, inclusive sob os aspectos da
ética do profissional da contabilidade, julgue os itens seguintes.

A contabilidade aplicada ao setor público é organizada na forma de sistemas de informações, entre os quais o CFC identifica os seguintes subsistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial, de custos e de compensação. Estes, apesar de suas especificidades, têm em comum o objetivo de prestar informações sobre o patrimônio público.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está desatualizada. Conforme o novo texto da NBC T 16.2, com redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09, os subsistemas de informações são: orçamentário, patrimonial, de custos e de compensação.
  • QUESTÃO DESATUALIZADA.

  • Vale ressaltar que as operações que antes eram atribuidas ao subsistema financeiro (antes da Resolução CFC 1129/08) atualmente são realizadas dentro do subsistema patrimonial. A exemplo disso são as operações extra orçamentárias (Garantias, cauções, etc...).

ID
518311
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A caução recebida em títulos públicos para garantia de execução de um serviço contratado será registrada no sistema:

Alternativas

ID
597592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a registros contábeis, julgue os itens a seguir.

O registro contábil da assinatura de um contrato de serviço deve ser realizado em contas contábeis do subsistema de compensação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

                 O registro contábil da assinatura de um contrato de serviço levará em consideração o fato de que esse contrato poderá vir a afetar o patrimônio público. Por isso, deverá ser registrado no subsistema de compensação.
  • Os subsistemas de compensação abrangem o registro de atos praticados pela administração pública que,num primeiro momento,não afetam o patrimônio da entidade,mas que possam a vir afetá-lo posteriormente,direta ou indiretamente.A obrigatoriedade do reconhecimento de tais atos deriva do preceito disposto no art. 67 da Lei nº 4.320/64,qu estabelece que haverá controle contábil dos direitos e obrigações derivados de ajustes ou contratos que a administração fizer parte.A assinatura de um contrato de serviço não gera,de imediato,alteração patrimonial,devendo tal ato ser registrado em conta do sistema compensado,nos grupos ativo compensado a passivo compensado,estando a assertiva CORRETA.

ID
597604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a registros contábeis, julgue os itens a seguir.

Para o registro da receita prevista na lei orçamentária anual (LOA), devem ser utilizadas contas contábeis do subsistema de contas orçamentário.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

              Os registros contábeis são efetuados de acordo com a classificação da receita. Assim, tanto no momento de registro da receita prevista na LOA quanto  no momento de registrar contabilmente a arrecadação da receita (sua realização) durante a execução do orçamento é utilizado o subsistema de Contas Orçamentário.

ID
601849
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Contabilidade Pública tem suas normas estabelecidas pela Lei no 4.320/64. Sua função é registrar os atos e os fatos da gestão orçamentária, patrimonial e financeira das entidades públicas. Assinale a alternativa que está corretamente relacionada aos atos e aos fatos do Sistema Orçamentário.

Alternativas
Comentários
  •  A despesa passa pelos seguintes estágios: Fixação, Empenho, Liquidação e Pagamento.
    Já a receita passa pelos estágios: Previsão, Lançamento, Arrecadação e Recolhimento.

    Dessa forma, a alternativa correta é a letra "C".
  • A) incorreta. Não existe fixação de receita e sim de DESPESA.
    B)incorreta.Não existe previsão de despesa e sim de RECEITA.
    C)correta. O sistema orcamentário evidenciara os estágios da receita e despesa.
    D)incorreta.Não se arrecada despesa e sim RECEITA.
    E)incorreta. Não se empenha receita e sim DESPESA, na receita faz-se o lancamento.
  • Como já salientado pelos nobres Colegas, 



    Letra A e B - Incorretas -
    Não há muito o que se comentar, mas vou tentar: Tenha como certo que o Estado não sabe o quanto ele vai arrecadar! Mas porquê? Por que não sabemos quantas pessoas vão deixar pagar tributos por exemplo! No ano passado, X pessoas pagaram $$$ de impostos, nesse ano não posso garantir que ocorrerá o mesmo número de receita (arrecadação de tributos), Assim a RECEITA é prevista!

    Mas eu posso prever o quanto eu vou gastar? SIM! Como? Com base na estimativa de receita. 
    Suponhamos (previsão) que vamos arrecadar R$ 100,00, quanto eu posso gastar? Quanto eu posso fixar de despesa? No máximo R$ 100,00, mas porquê?

    Porque é lei, digo Princípio ! Só posso fixar o que eu suponho que vou arrecadar! 
     PRINCÍPIO DO EQUILÍBRIO: Receita Prevista = Despesa Fixada

    Letra - D - Incorreta

    Não há como eu fazer uma arrecadação de despesa! "ESTADO arrecade despesa pra nós!" Isso não existe.

    O Estado arrecada receita ($$$) - 

    --

    Letra E - INCORRETA, porquê? - 

    Segundo a legislação vigente no Brasil, Lei 4.320/64, a despesa passa pelas seguintes fases:

    • Fixação (pois segundo a Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, a despesa é fixada)

    • Empenho;

    • Liquidação;

    • Pagamento.

  • Empenho

    É o ato emanado da autoridade competente que cria para o Poder Público a obrigação de pagamento (entenda despesa). Empenhar uma despesa consiste na emissão de uma Nota de Empenho

     



    LETRA - C - CORRETA.  porquê?  Pelo o fato de o Sistema Orçamentário, evidenciar (demonstrar, comprovar) os estágios da receita e despesas.

  • Os estágios da despesa são: FELP (Fixação, Empenho, Liquidação e Pagamento).

    Os estágios da receita são: PLAR (Previsão, Lançamento, Arrecadação e Recolhimento).

    A única opção em que os estágios estão corretos é a letra C.

  • Questão simples porém maliciosa.


ID
601855
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao sistema de contas aplicado a Contabilidade Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Item por item:

    a) Os registros dos lançamentos são efetuados em quatro sistemas distintos: sistema orçamentário, sistema financeiro, sistema patrimonial e sistema contábil. (Errado. Deveria ser “sistema de compensação” e não “sistema contábil”.

    b) No sistema financeiro são registrados apenas a arrecadação da receita e o pagamento da despesa orçamentária. (Errado. O sistema financeiro também registra os lançamentos  pertencentes aos recebimento e pagamentos extra-orçamentários)

    c) A inscrição e a baixa da dívida ativa serão registradas no sistema financeiro. (Errado. A Dívida Ativa é registrada no ativo da entidade (sistema patrimonial).

    d) Previsão e arrecadação de receita, fixação e liquidação de despesas são exemplos de lançamentos contábeis executados no sistema orçamentário. (Correto. Segundo Sergio Jund (2008), o sistema orçamentário registra a previsão orçamentária, suas alterações, execução orçamentária, créditos adicionais, empenho da despesa etc.)

    e) No plano de contas, as contas pertencentes ao sistema orçamentário estão localizadas dentro dos grupos ativo circulante e passivo circulante. (Errado. As contas referentes ao sistema patrimonial localizam os grupos ativo circulante e passivo circulante.)

  • Essa questao trata do antigo plano de contas
  • Discordo do colega quando ele cita que somente entraria o sistema de compensação na alternativa (A), aja vista que o sistema Financeiro foi incorporado ao sistema Patrimonial. Temos:

    Sistema de Informações orçamentárias;

    Sistema de Informações Patrimoniais;

    Subsistema de Custos e

    Subsistema de Compensação.


ID
619234
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No Brasil as contas públicas são escrituradas nos seguintes sistemas:

Alternativas
Comentários
  • ô banquinha cretina, até 2 anos atrás seria D, agora o financeiro está no patrimonial e a alternativa correta deve ser a "E" :

    Conforme as NBCASP, o sistema contábil público estrutura-se nos seguintes subsistemas:
    a) Subsistema de Informações Orçamentárias – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como:
    I) Orçamento;
    II) Programação e execução orçamentária;
    III) Alterações orçamentárias; e
    IV) Resultado orçamentário.
    b) Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como:
    I) Alterações nos elementos patrimoniais;
    II) Resultado econômico; e
    III) Resultado nominal.
    c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com informações tais como:
    I) Custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas;
    II) Bom uso dos recursos públicos; e
    III) Custos das unidades contábeis.
    d) Subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle, subsidiando a administração com informações tais como:
    I) Alterações potenciais nos elementos patrimoniais; e
    II) Acordos, garantias e responsabilidades.
    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ParteIV_PCASP2011.pdf
  • Jonas, confesso que achei que vc estivesse falando besteira, eu nao sabia dessa informação. Assisti aulas de 2010, e em meu livro de 2010 consta o sistema financeiro. O que seria acrescentado na resposta pra mim seria o sistema de custos.

    Valeu pela informação.

  • Atenção! Alerta!  Conforme resolução CFC 1129/2008 que aprova o NBC t 16.2 o item 12 que fala sobre o sistema contábil a alinea b que seria o sistema financeiro foi excluído pela resolução CFC 1268/09. O estranho é que a referida questão é de 2011. E agora? Deveríamos seguir a resolução. Agradeço a quem opinar a respeito. 
  • Tem que seguir a legislação mais recente, até porque bancas maiores como  CESP, ESAF, FCC adotam as novas resoluções.
    Esta questão deveria ser alterado o gabarito. Não dá pra se basear nestas "banquinhas".
  • Pessoas,

    a própria portaria 751 diz que até 2011 é facultativo e somente obrigatória a partir de 2012 para União, Estados e DF e 2013 para os Municípios.

    Olha só:

    Portaria 751 STN
    "Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação e tem seus efeitos de forma facultativa a partir de 2010 e obrigatória a partir de 2012 para União, Estados e Distrito Federal e 2013 para os Municípios, revogando-se a Portaria STN nº467, de 6 de agosto de 2009 nos aspectos relacionados à publicação do Volume IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público."


     Atenção a galera que vai prestar concurso municipal!!! Vejam o que está constando no edital do concurso.
  • Divulgando a todos,
    Portaria 406/2011: 
    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Port_4062011_MCASP.pdf que aprova o MCASP 4ª Edição, vigente para todos os entes a partir de 2012: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/contabilidade_governamental/manuais.asp
    MCASP 4ª Edição, Parte IV - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e que você pode baixar aqui: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ParteIV_PCASP2011.pdf
    já contempla,
    na página 13, que os Subsistemas de Contas são: Subsistema de Informações Orçamentárias, Subsistema de Informações Patrimoniais, Subsistema de Custos, e Subsistema de Compensação.
    Portanto, esta questão teria como alternativa correta: E
  • Eu pesquisei e li novamente os artigos citados pelos colegas, e realmente só será obrigatório para o municípios a partir de 2013. A lei entra em vigor no exercício de 2012.

ID
630544
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para o Estado registrar o consumo de merenda em estoque, deverá movimentar as contas do sistema:

Alternativas
Comentários
  • ITEM POR ITEM

    a) financeiro. ERRADO. REVOGADO PELA NBC T 16.2 (EM VIGOR A PARTIR DE 2010) CONSIDERADO POR ESSA NORMA COMO SUBSISTEMA, O FINANCEIRO FOI INCORPORADO AO SUBSISTEMA PATRIMONIAL.

    b) patrimonial. CORRETO.

    c) orçamentário. ERRADO. ESSA OPERAÇÃO NÃO ALTERA AS CONTAS DO SUBSISTEMA ORÇAMENTÁRIO

    d) administrativo. ERRADO. NÃO EXISTE TAL SUBSISTEMA.

    e) tributário. ERRADO. NÃO EXISTE TAL SUBSISTEMA.


    OBS. SE ALGUÉM TIVER MAIS ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESSA QUESTÃO PODE CONTAR, OK? BONS ESTUDOS A TODOS!
  • Só para complementar: O sistema contábil financeiro foi excluído pela Resolução CFC nº 1268/2009. Bons estudos! 

ID
630592
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, na realização de alienação de bens de um município, os respectivos registros nos sistemas financeiro e patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Receita de capital – Alienação de bens
    Origem de recursos da Categoria Econômica “Receitas de Capital”, são ingressos financeiros com origem específica na classificação orçamentária da receita proveniente da alienação de bens móveis ou imóveis de propriedade do ente público.
    Nos termos do artigo 44 da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, é vedada a aplicação da receita de capital decorrente da alienação de bens e direitos que integrem o patrimônio público, para financiar despesas correntes, salvo as destinadas por lei aos regimes previdenciários geral e próprio dos servidores públicos.

    Na questão o examinador pede o lançamento nos sistemas financeiros e patrimonial (lembrando que agora os dois sistemas estão integrados). No financeiro o lançamento irá mexer com o dinheiro entrando no caixa da prefeitra, por isso o débito em disponibilidades e o crédito pelo reconhecimento da receita.
    No patrimonial esta receita gera apenas uma mutação, entra dinheiro e sai bem. Por isso o lançamento a débito na DVP em mutação passiva da receita e crédito no ativo para a baixa do bem do ativo imobilizado da prefeitura.
  • Subsistema Financeiro pela alienação do bem
    • D - Disponibilidade
    • C - Receita de Capital - Alienação de bens
    Subsistema Patrimonial pela alienação do bem
    • D - Mutação da Receita
    • C - Bens
    •  

ID
642106
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A  questão  refere - se a Ciência da Contabilidade. 

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas a Setor Público - NBCASP, o sistema contábil público estrutura-se nos seguintes subsistemas de informações:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.2 - Patrimônio e Sistemas Contábeis


    ESTRUTURA DO SISTEMA CONTÁBIL


    11.   A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público.

    12.  O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)

    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.


    gab: E


ID
646561
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma transação que resulta em lançamento contábil APENAS no Subsistema de Informações Patrimoniais é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra E

    Subsistema de Informações Patrimoniais

    Registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como:

    • i. Alterações nos elementos patrimoniais;
    • ii. Resultado econômico; e
    • iii. Resultado nominal.
  • O material de consumo, quando adquirido, irá para o estoque, serão ativados. Ocorrendo um fato permutativo, pois sai disponibilidades no ativo e entra o mesmo valor em almoxarifado, também no ativo. A despesa gerada pela aquisição desse bem de consumo não irá impactar negativamente no patrimônio líquido, será uma despesa não efetiva. Somente quando o papel for consumido que ocorrerá o fato permutativo diminutivo, a despesa sob o enfoque patrimonial.
  • Lívia; a Aprovação de Contas de Convênio irá impactar, pelo menos, três Subsistemas: Orçamentário, Patrimonial e de Compensação.

  • Verifique a contabilização a ser feita no momento da utilização do material de consumo de acordo com o MCASP 6º Edição. 

    Natureza da informação: patrimonial

    D - 3.3.1.1.1.xx.xx Consumo de Material – Consolidação

    C -1.1.5.6.x.xx.xx Estoques – Almoxarifado (P) 

    É preciso saber que as contas são classificadas segundo a natureza da informação da seguinte forma:

    1 ATIVO - PATRIMONIAIS

    2 PASSIVO - PATRIMONIAIS

    3 VPD - PATRIMONIAIS

    4 VPA - PATRIMONIAIS

    5 CAPO - ORÇAMENTARIAS 

    6 CEPO - ORÇAMENTARIAS 

    7 CD - CONTROLE

    8 CC - CONTROLE

    Portanto, como podemos ver, trata-se de uma transação que resulta em lançamento contábil APENAS no Subsistema de Informações Patrimoniais.

  • a) subsistema patrimonial e de compensação.
    b) subsistema de compensação.
    c) subsistema patrimonial e de compensação.
    d) subsistema patrimonial, orçamentário e de compensação.
    e) CERTO - subsistema patrimonial.

  • Na altenativa B, a inscrição de Restos a Pagar não seria de natureza Orçamentária?


ID
647461
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Disciplinadas nos artigos 83 a 100 da Lei no 4.320/64, a denominação de sistemas de contas, utilizada na Contabilidade Aplicada ao Setor Público até 2008, e atualmente como subsistemas de contas, de acordo com a Resolução CFC no 1.129/08 e alterada pela Resolução no 1.268/09, bem como com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público da Portaria STN no 467/09, o subsistema que registra, processa e evidencia os fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, que subsidia a administração com informações como: Fluxo de caixa, Resultado primário e Receita corrente líquida, cor- responde ao subsistema de

Alternativas
Comentários
  • Eu posso estar errado, mas entendo que o subsistema Financeiro já não existe mais, a resolução 1129/08 que incluia este subsistema foi alterada pela resolução 1268/09.
    Conforme esta resolução, o subsistema Financeiro foi absorvido pelo subsistema Patrimonial, assim, os fatos antes registrados dentro daquele sistema, passaram a ser registrados neste.

    A nova redação diz:

    Subsistema Patrimonial - Registra, processa e evidencia os fatos FINANCEIROS e NÃO FINANCEIROS relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.
  • É verdade.

    O subsistema de informação financeiro foi excluído pela Resolução CFC nº. 1.268/09, esta resolução atribuiu ao subsistema patrimonial os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.

    Conforme o MCASP do Plano de Contas o Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como:
    I) Alterações nos elementos patrimoniais;
    II) Resultado econômico; e
    III) Resultado nominal
  • O subsistema financeiro não existe mais.
  • De fato eu errei a questão, por considerar que o subsistema financeiro não existe mais.

    Gostaria de ajuda no sentido de uma outra questão que fiz na prova de Analista de ANAC área 2 - 2012.(http://www.cespe.unb.br/concursos/ANAC_12/)
    Vejam:
    A arrecadação de um tributo gera registro nos sistemas orçamentário e financeiro.
    Coloquei errado, pois entendi como o subsistema financeiro, mas o item foi dado como correto já no gabarito definitivo.

    Alguém saberia explicar isso?

    Se possível, contate-me.


  • Entendo que a questão realmente deveria ter sido anulada. 
    SE a banca tivesse informado apenas "de acordo com a Lei 4.320" a resposta seria a alternativa letra B - Informações financeiras. 

    Mas ela deixou claro que o candidato deveria considerar as alterações recentes, em especial Resolução CFC 1.129/2008.  

    Ou seja, seria adequado considerar resposta correta a alternativa C - Informações Patrimoniais. 

    Sabemos que foi criado o subsistema de Custos, e o Subsistema 'Informações Patrimoniais' absorveu o sistema de informações Financeiras. 
  •  
    Lembre-se!

    Com o novo plano de contas da União, que será aplicado a partir de 2012, foram alterados os subsistemas de contas utilizados. Com o plano de contas anterior aplicado até 2011são utilizados os subsistemas: Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Compensação.

    Mas o novo sistema de Informação da União a partir de 2012 utiliza-se dos subsistemas: Orçamentário, Patrimonial, Compensação e Custos.

    Observa - se que foi criado o subsistemas de custos e extinto o financeiro. Na verdade, o subsistema Financeiro foi absorvido pelo Patrimonial, assim os fatos antes registrados pelo subsistema Financeiro passaram a ser registrados pelo Patrimonial.

    A Resolução CFC no 1.129/08 e alterada pela Resolução no 1.268/09. Não entendo o porque da alternativa não ter sido a letra "C". E a questão é atual.

  • Registrem a falha para que a equipe do site possa sinalizar a desatualização da questão.
  • Alexandre, esse edital da Anac cobrou o plano antigo? Se sim, o que na nova contabilidade e chamado de subsistemas na antiga era sistemas, entao existiam sistemas financeiros, patrimonial, compensacao e orcamentario. na verdade ainda e assim para os entes que ainda nao adotaram as mudancas.

    Desculpe os erros, meu teclado esta desconfigurado.

ID
647536
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Disciplinadas nos artigos 83 a 100 da Lei no 4.320/64, a denominação de sistemas de contas, utilizada na Contabilidade Aplicada ao Setor Público até 2008, e atualmente como subsistemas de contas, de acordo com a Resolução CFC no 1.129/08 e alterada pela Resolução no 1.268/09, bem como com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público da Portaria STN no 467/09, o subsistema que registra, processa e evidencia os fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, que subsidia a administração com informações como: Fluxo de caixa, Resultado primário e Receita corrente líquida, corresponde ao subsistema de

Alternativas
Comentários
  • Para responder, tem que observar bem o enunciado.

    Disciplinadas nos artigos 83 a 100 da Lei no 4.320/64, a denominação de sistemas de contas, utilizada na Contabilidade Aplicada ao Setor Público até 2008, e atualmente como subsistemas de contas, de acordo com a Resolução CFC n1.129/08 e alterada pela Resolução no 1.268/09 ...
  • 04.04.00 SISTEMA CONTÁBIL
    O sistema contábil é a estrutura de informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social. Esse sistema é organizado em subsistemas de informações, que oferecem produtos diferentes em razão das especificidades demandadas pelos usuários e facilitam a 
    extração de informações.
    Conforme as NBCASP, o sistema contábil público estrutura-se nos seguintes subsistemas:
    a) Subsistema de Informações Orçamentárias – registra, processa e evidencia 
    os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como:
    I) Orçamento;
    II) Programação e execução orçamentária;
    III) Alterações orçamentárias; e
    IV) Resultado orçamentário.
    b) Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como:
    I) Alterações nos elementos patrimoniais;
    II) Resultado econômico; e
    III) Resultado nominal.
    c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com 
    informações tais como:
    I) Custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas;
    II) Bom uso dos recursos públicos; e
    III) Custos das unidades contábeis.
    d) Subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle, subsidiando a administração com informações tais como:
    I) Alterações potenciais nos elementos patrimoniais; e
    II) Acordos, garantias e responsabilidades.
     
    Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações de modo a subsidiar a administração pública sobre:14
    a) O desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão;
    b) A avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho 
    com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade;
    c) A avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento; e
    d) A avaliação dos riscos e das contingências.
    O conhecimento do conceito do sistema contábil e de seus subsistemas, apesar de essencialmente teórico, facilita o pleno entendimento da estrutura e funcionamento do PCASP.
  • ATENÇÃO!!!
    Essa questão está desatualizada. Conforme o novo texto da NBC T 16.2, com redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09, os subsistemas de informações são: orçamentário, patrimonial, de custos e de compensação.
    O subsistema de informações financeiras deixou de existir!
  • Lívia a questão não está desatualizada é de 2012 .
    Será que foi anulada ou a FCC ainda pensa dessa maneira /?


  • Realmente o subsistema financeiro deixou de existir, isso na teoria, conforme a NBC T 16. Na prática o subsistema financeiro tem a definição como que está exposto na questão, ou seja, esta correto.

    É preciso atenção na hora da prova para não se confundir!
  • Observação:

    Conforme as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público existem os seguintes subsistemas:
    • Orçamentário
    • Patrimonial
    • Custos
    • Compensação
    Segundo a lei de direito financeiro 4.320/64 existem os seguintes subsistemas:
    • Orçamentário
    • Financeiro
    • Patrimonial
    • Compensado

ID
665500
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Ocancelamento deRestos a Pagar é registrado:

Alternativas
Comentários
  • O Decreto n.º 93.872/86, em seu artigo 35 determina que o empenho da despesa não liquidada será considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo os casos previstos em normas legais.
     
    É vedada a inscrição em restos a pagar do saldo de empenhos para pagamento de despesas com vencimentos, diárias e ajudas de custo.
     
    A inscrição de despesas em restos a pagar será precedida, após a depuração, pela anulação de empenhos, no exercício financeiro de sua emissão

ID
669049
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A inscrição de restos a pagar processados gera lançamentos contábeis

Alternativas
Comentários
  • Os restos a pagar processados já foram despesas orçamentárias(corrente ou capital) no exercício em que foram inscritos.

    Lembre os lançamentos.
    SO - sistema orçamentário
    SF - sistema financeiro

    Registro da Dotação(fixação da despesa) (SO)
    D-Crédito Inicial
    C-Crédito Disponível

    Empenho (SO)
    D-Crédito disponível
    C-Crédito Empenhado a Liquidar

    Liquidação 
    SO
    Novidade (créditos empenhados em liquidação)
    D-Crédito Empenhado a Liquidar
    C-Crédito empenhado em liquidação
    D-Crédito empenhado em liquidação
    C-Crédito empenhado liquidado a pagar

    SF
    D-Despesa
    C-Fornecedor

    Pagamento
    SF
    D-Fornecedor
    C-Banco


    No exercício em que estão sendo pagos eles são despesas extra-orçamentárias.

    O sistema financeiro está deixando de existir, ele vai ser incorporado pelo sistema patrimonial.

    As contas no novo plano passam a ser tratadas pela natureza da informação contábil.

    Contas com Informações de Natureza Patrimonial
    Contas com Informações de Natureza Orçamentária
    Contas com Informações de Natureza Típica de Control

    O PCASP está dividido em 8 classes:
    1. Ativo;
    2. Passivo e Patrimônio Líquido;
    3. Variações Patrimoniais Diminutivas;
    4. Variações Patrimoniais Aumentativas;
    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento;
    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento;
    7. Controles Devedores; e
    8. Controles Credores.

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=311624
  • Gabarito letra A 
    Conforme Plano de Contas do MCASP.
    Em relação ao lançamento relativo à inscrição de restos a pagar processados, esclarecemos que este acontece da seguinte forma:
    Em 31/dez:
     
    D 5.3.2.7.Restos a pagar processados – Inscrição no exercício
    C 6.3.2.7.Restos a pagar processados – Inscrição no exercício
     
    Observe que não há lançamentos nas contas de natureza patrimonial, pois estas serão movimentadas apenas quando da ocorrência do fato gerador do passivo.
    Após tal registro é necessário que no início do exercício subsequente sejam realizados os lançamentos a seguir, possibilitando a execução dos restos a pagar processados.
    Em 01/jan:
     
    D 5.3.2.1. Restos a pagar processados inscritos
    C 5.3.2.7. Restos a pagar processados – Inscrição no exercício
     
    D 6.3.2.7.Restos a pagar processados – Inscrição no exercício
    C 6.3.2.1.Restos a pagar processados a pagar
  • E quanto ao que diz o art. 103 da Lei 4.320...

    O art. 103: "Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária".

    Não fica condicionado o lançamento no subsistema de compensação? acho q estou viajando, mas nao está descendo.. alguém saberia dizer?

ID
669352
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A assinatura de um contrato de serviços de consultoria deve ser registrado, contabilmente, com o uso de contas de

Alternativas
Comentários
  • A assinatura de um contrato segundo o novo plano de contas será: 

    D - Obrigações contratuais
    C - Execução de Obrigações Contratuais

    Tal lançamento afetará as contas de classe 7(controles devedores) e 8(controles credores) cuja a natureza da informação é de Controle.
  • O novo plano de contas que começou a vigorar em 2012 
    1 ativo  
    2 passivo
    3 variacao diminutiva
    4 variacao aumentativa
    5 controle da aprovação do palnejamento e orçamento
    6 controle da execução do planejamento e orçamento 
    7 controle de devedores
    8 controle de credores

    forte e fraterno abraço

ID
698041
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O subsistema que gera informações sobre o fluxo de caixa, o resultado primário e a receita corrente líquida é o de informações

Alternativas

ID
701512
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao sistema orçamentário, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
740035
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os atos potenciais praticados pela Administração, os quais indiretamente podem vir a afetar o patrimônio do ente no futuro, são registrados em contas pertencentes ao seguinte subsistema de informações contábeis:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    Subsistema Compensado  -
    registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
  • Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

            I - O Ativo Financeiro;

            II - O Ativo Permanente;

            III - O Passivo Financeiro;

            IV - O Passivo Permanente;

            V - O Saldo Patrimonial;

            VI - As Contas de Compensação.

            § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

            § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

            § 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outros pagamento independa de autorização orçamentária.

            § 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

            § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.
    resposta "D"

     

ID
767935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos sistemas de contas e contas contábeis, julgue os itens a
seguir.

O sistema contábil representa a estrutura de informações dos atos e fatos da gestão do patrimônio público, estando organizado nos seguintes subsistemas de informação: orçamentário, patrimonial, custos e de compensação.

Alternativas
Comentários
  • O sistema contábil é a estrutura de informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.

    Esse sistema é organizado em subsistemas de informações, que oferecem produtos diferentes em razão das especificidades demandadas pelos usuários e facilitam a extração de informações.

    Conforme as NBCASP, o sistema contábil público estrutura-se nos seguintes subsistemas:

     

    a) Subsistema de Informações Orçamentárias – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como:

    I) Orçamento;

    II) Programação e execução orçamentária;

    III) Alterações orçamentárias; e

    IV) Resultado orçamentário.

     

    b) Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como:

    I) Alterações nos elementos patrimoniais;

    II) Resultado econômico; e

    III) Resultado nominal.

     

    c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com informações tais como:

    I) Custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas;

    II) Bom uso dos recursos públicos; e

    III) Custos das unidades contábeis.

     

    d) Subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle, subsidiando a administração com informações tais como:

    I) Alterações potenciais nos elementos patrimoniais; e

    II) Acordos, garantias e responsabilidades.

    FONTE: Leandro Menezes (http://contadorconcurseiro.blogspot.com)

  • CORRETO

     

    ATUALIZANDO A QUESTÃO: NBCT 16.2

     

     

    SISTEMA CONTÁBIL

    10. O sistema contábil representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, registro, controle, evidenciação e avaliação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.

     

    ESTRUTURA DO SISTEMA CONTÁBIL

    11. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público.

     

    12. O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Subsistema Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b) Subsistema Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;

    (c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11;

    (d) Subsistema de Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

     


     

     

     

     


ID
778402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca de patrimônio público e variações patrimoniais, julgue os itens a seguir.

Os fatos financeiros e não financeiros relacionados às variações patrimoniais devem ser registrados, processados e evidenciados no subsistema de informações patrimoniais.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.
    No novo Plano de Contas da Contabilidade Aplicado ao Setor Público - PCASP, foi extinto o sistema financeiro, sendo que o subsistema patrimonial absorveu o financeiro.
    Por esse motivo, registra fatos financeiro e não financeiros.

    Para diferenciar se a conta possui natureza permanente ou financeira, foram criados os atributos F e P.

  • Resolução
    O Plano de Contas está estruturado em quatro subsistemas:
    Orçamentário
    Patrimonial
    Compensação
    Custos
    Subsistema Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como:
    − Alterações nos elementos patrimoniais;
    − Resultado econômico; e
    − Resultado nominal.
    CERTO.
  • De acordo com o manual de contabilidade aplicada ao setor público. O Plano de Contas aplicado ao setor público está dividido em 8 classes.

    1. Ativo;

    1.1 - Ativo Circulante

    1.2 - Ativo Não Circulante 

    2. Passivo e Patrimônio Líquido;

    2.1 - Passivo Circulante

    2.2 - Passivo Não Circulante

    2.3 - Patrimônio Líquido

    3. Variações Patrimoniais Diminutivas;

    3.1 - Pessoal e Encargos

    3.2 - Benefícios Previdenciários e Assistenciais 

    3.3 - Uso De Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo

    3.4 - Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras

    3.5 - Transferências Concedidas

    3.6 - Desvalorização e Perda De Ativos

    3.7 - Tributárias 

    3.9 - Outras Variações Patrimoniais Diminutivas

    4. Variações Patrimoniais Aumentativas;

    4.1 - Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria 

    4.2 - Contribuições

    4.3 - Exploração e venda de bens, serviços e direitos

    4.4 - Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras

    4.5 - Transferências Recebidas

    4.6 - Valorização e Ganhos Com Ativos

    4.9 - Outras Variações Patrimoniais Aumentativas 

    5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento;

    5.1 - Planejamento Aprovado

    5.2 - Orçamento Aprovado

    5.3 - Inscrição de Restos a Pagar

    6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento;

    6.1 - Execução do Planejamento

    6.2 - Execução do Orçamento

    6.3 - Execução de Restos a Pagar

    7. Controles Devedores;

    7.1 - Atos Potenciais

    7.2 - Administração Financeira

    7.3 - Dívida Ativa

    7.4 - Riscos Fiscais

    7.8 - Custos

    7.9 - Outros Controles 

    8. Controles Credores

    8.1 - Execução dos Atos Potenciais

    8.2 - Execução da Administração 

    Financeira

    8.3 - Execução da Dívida Ativa

    8.4 - Execução dos Riscos Fiscais

    8.8 - Apuração de Custos

    8.9 - Outros Controles 


  • Gab. Certo

    NBC T 16.2 (revogada)

    O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;

    Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11

    Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.


ID
780703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base no que dispõe a legislação sobre direito financeiro e contabilidade pública, julgue o  item que se segue.

O subsistema de custos contém conta contábil com vistas ao controle e acompanhamento do custo de cada ação desenvolvida por órgãos e entidades públicas.

Alternativas
Comentários
  • Negativo. Registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.

    Resposta: errado.


ID
790468
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações. Com relação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, o sistema contábil está estruturado, sequencialmente, nos seguintes subsistemas:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.2 (atualizada pela
    resolução CFC 1.268/2009): orçamentário, patrimonial, custos e compensação.
    De acordo com a NBC T 16.2, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público é
    organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, embora
    possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade,
    convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio
    público.
     
    • Orçamentário → registra, processa e evidencia os atos e os fatos
    relacionados ao planejamento e à execução orçamentária. Exemplos:
    previsão da receita e fixação da despesa.
    • Patrimonial → registra, processa e evidencia os fatos financeiros e
    não financeiros relacionados com as variações qualitativas e
    quantitativas do patrimônio público.
    • Custos → registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços,
    produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.
    • Compensação → registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos
    efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor
    público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
    Exemplo: assinatura de contratos.
  • Sempre bom fixar:

    O subsistema financeiro foi excluído pela Resolução 1268/09.

    "12. O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b) Financeiro – registra, processa e evidencia os fatos relacionados aos ingressos e aos desembolsos financeiros, bem como as disponibilidades no início e final do período;
    Excluída pela Resolução CFC n°. 1268/09.

    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (1)

    (d)
    Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;

    (e)
    Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. " 



ID
812587
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto à contabilização dos fatos típicos da Administração Pública, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:B

     

    Os subsistemas são:

    - Orçamentário

    - Patrimonial

    - Compensação

    - Custos

  • Gabarito: letra B

    Os subsistemas são:- Orçamentário;- Patrimonial;- Compensação;- Custos


ID
834598
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), o sistema contábil estrutura-se em subsistemas. Assim, o Subsistema de Informações Patrimoniais tem como função:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.2 – PATRIMÔNIO E SISTEMAS CONTÁBEIS

     

    O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

     

     (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09

  • a) Sistema Orçamentário

    b) Sistema Patrimonial (Gabarito)

    c)Sistema de Custos

    d)Sistema de Compensação

    e) 

    Fonte: CFC - NBCTC 16.2


ID
842878
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O sistema contábil tem como objetivo orientar o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social, sendo organizado em subsistemas de decisões e gestão, que, em razão das especificidades demandadas pelos usuários, facilitam a extração de informações e podem ser agrupados em: Subsistema Financeiro e Subsistema Permanente/Não.

Alternativas

ID
842881
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Cada conta contábil em nível de escrituração deve pertencer a, no mínimo, dois subsistemas contábeis.

Alternativas

ID
861763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao
setor público, julgue os itens que se seguem.

Os registros, processamentos e evidenciações dos custos de bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública são finalidades do subsistema de informações patrimoniais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Esse conceito trata-se, na verdade, do subsistema de custos.
    Há 4 subsistemas.
    Eu sempre uso as letras a OPCC para me ajudar a lembrar.
    Orçamentário;
    Patrimonial;
    Custos; e
    Compensação.
    Eu guardo algumas palavras chaves para relacionar na hora da prova.
    Orçamentário : Registrar, processar e evidenciar os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à  execução orçamentária.
    Patrimonial: Registrar, processar e evidenciar os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público. ( com a mudança o subsistema patrimonial anexou as funções do antigo subsistema financeiro).
    Compensação: Registrar, processar e evidenciar os atos de  gestão cujos efeitos possam produzir  modificações no patrimônio da entidade do  setor público, bem como aqueles com  funções específicas de controle.
    Custos: Registrar, processar e evidenciar os custos dos bens e serviços,produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.
    Alexandre Marques Bento
  • Para lembrar: Subsistemas: Orçamentário, Custos, Patrimonial e Compensação.  NBC T 16.1 


ID
876478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos créditos adicionais, do subsistema de informações
orçamentárias e do saldo em espécie dos balanços financeiros,
julgue os itens que se seguem.

O registro do empenho da despesa no subsistema de informações orçamentárias reduzirá o saldo da conta crédito disponível no valor correspondente ao empenho emitido.

Alternativas
Comentários
  • Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP - Exercício 2013
    Parte IV - Plano de Contas Aplicadas ao Setor Público

    RESUMO:

    1- Fixaxão da Despesa:

    Código da Conta          Título da Conta
    D 5.2.2.1.1.xx.xx             Dotação Inicial
    C 6.2.2.1.1.xx.xx             Crédito Disponível

    2 - Empenho:

    Código da Conta          Título da Conta
    D 6.2.2.1.1.xx.xx            Crédito disponível
    C 6.2.2.1.3.01.xx           Crédito empenhado a Liquidar

    D 6.2.2.1.3.01.xx           Crédito empenhado a Liquidar
    C 6.2.2.1.3.02.xx           Crédito empenhado em liquidação

    3 - Liquidação

    Código da Conta          Título da Conta
    D 6.2.2.1.3.02.xx            Crédito empenhado em liquidação
    C 6.2.2.1.3.03.xx            Crédito empenhado liquidado a pagar
  • Decreto 93.872/86 [Dispõe sobre a unificação dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislação pertinente e dá outras providências.]
    Art . 25. O empenho importa deduzir seu valor de dotação adequada à despesa a realizar, por força do compromisso assumido.

    Lei 4.320/64
      [Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.] 
    Art. 58.
    O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.


ID
907855
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MinC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade aplicada ao setor público é organizada na forma de sistema de informações cujos subsistemas convergem para o produto final, que é a informação acerca do patrimônio público. Na visão do Conselho Federal de Contabilidade, esses subsistemas são:

Alternativas
Comentários
  • Sistemas: Orçamentário; Financeiro; Patrimonial; e de Compensação

    (Com o PCASP e NBC TSP) Subsistemas de Informações do Sistema Contábil: Orçamentário; Patrimonial; de Custos; e de compensação. 



  • ASSERTIVA B

    (Com o PCASP e NBC TSP) Subsistemas de Informações do Sistema Contábil: Orçamentário; Patrimonial; de Custos; e de compensação.

    PS: O SUBSISTEMA FINANCEIRO NÃO EXISTE MAIS, FOI INCORPORADO AO SUBSISTEMA PATRIMONIAL. 


ID
911791
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade aplicada ao setor público utiliza-se de contas escrituradas nos sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. São utilizadas contas do Sistema de Compensação para o registro

Alternativas
Comentários
  • NBCT 16.2

    12.  O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:
    (...)


    (e)  Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos 
    possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem 
    como aqueles com funções específicas de controle. 
  • Sistema de compensação é composto ou representado pelos lançamentos de atos praticados pela administração pública que não afetam de imediato ao patrimônio, mas que poderão vir a afetá-lo em outro momento. Temos como exemplos destes atos: avais, acordos, ajustes, cauçõesfiançasgarantiascontratosconvênios.

    Desta forma, estas contas servem apenas como controle de atos da administração pública e não são fatos que modificam o patrimônio da entidade pública.

    O sistema de compensação é regulamentado pela contabilidade pública brasileira, pela lei 4.320/64.

    As contas de compensação ficam alocadas após o ativo e o passivo nos seguintes grupos:

    1.9. - Ativo Compensado; e
    2.9. - Passivo Compensado.
  • Lei 4.320/64:

    Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

      I - O Ativo Financeiro;

      II - O Ativo Permanente;

      III - O Passivo Financeiro;

      IV - O Passivo Permanente;

      V - O Saldo Patrimonial;

      VI - As Contas de Compensação.

      § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

      § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

      § 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento independa de autorização orçamentária.

      § 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

      § 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.



ID
941158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O registro da assinatura de um contrato administrativo pelo ente governamental

é processado no subsistema de informações de compensação.

Alternativas
Comentários
  • se alguém puder ajudar favor mandar mensagem!
  • Registro de contrato é um ato potencial e encontra-se no compensado.
  • Sistema de compensação é composto ou representado pelos lançamentos de atos praticados pela administração pública que não afetam de imediato ao patrimônio, mas que poderão vir a afetá-lo em outro momento. Temos como exemplos destes atos: avais, acordos, ajustes, cauções, fianças, garantias, contratos, convênios.

    Desta forma, estas contas servem apenas como controle de atos da administração pública e não são fatos que modificam o patrimônio da entidade pública.

    As contas de compensação ficam alocadas após o ativo e o passivo nos seguintes grupos:

    1.9. - Ativo Compensado; e
    2.9. - Passivo Compensado.
  • GABARITO: CORRETO

     

    NBC T 16.2

     

    O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Subsistema Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b) Subsistema Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;

    (c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11;

    (d) Subsistema de Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

     

     

     


ID
979960
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O sistema contábil público é a estrutura de informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social. Esse sistema é organizado em subsistemas de informações, que oferecem produtos diferentes em razão das
especificidades demandadas pelos usuários e facilitam a extração de informações. Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), o sistema contábil público estrutura-se nos seguintes subsistemas de informações:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Orçamentária

    Patrimonial

    Custos

    Compensação.

  • FINANCEIRO FOI INCORPORADO AO PATRIMONIAL.

  • Atualmente 3: Orçamentário, Patrimonial e Controle


ID
996823
Banca
FCC
Órgão
PGE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os subsistemas contábeis, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBC T 16, organizados de forma que possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público. O subsistema de informação patrimonial registra, processa e evidencia:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução CFC nº 1.129/08 (alterada pela 1.268/09)
    "O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:
    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;
    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09)
    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;
    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle."
    PORTANTO, LETRA A

  • O sistema contábil está estruturado em subsistemas de informações: 


    (b) Patrimonial - registra, processa e evidencia os fatos nao financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimonio publico


ID
1006780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca dos aspectos conceituais aplicáveis ao Sistema de Informações de Custos do Setor Público e à lógica de registro das contas de consolidação do Plano de Contas Aplicados ao Setor Público, composto por oito classes de contas.

Os principais objetos de custos devem ser identificados a partir das informações extraídas do subsistema referente à natureza de informação de controle

Alternativas
Comentários
  • Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.

    Resolução CFC n 1366/11



    http://www.crcsp.org.br/portal_novo/legislacao_contabil/resolucoes/Res1366.htm
  • NBC T 16.11, item 9:

    “Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de
    informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.”

     

    ERRADO.


ID
1015750
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Sistema Contábil Público estrutura- se em 4 subsistemas de informações. Assinale a alternativa que apresenta o subsistema que registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    11. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público. 

    12. O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b) (Excluída pela Resolução CFC nº. 1.268/09); 

    (c) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.268/09)

    (d) Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;

    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Setor_Público.pdf


ID
1015789
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Subsistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP), apresentado pela NBC T 16.11, registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade pública. Assinale a alternativa que não apresenta um objetivo do SICSP.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBCT 16.11 todas as alternativas estão corretas ... a questão deveria ser anulada

  • Olá, pessoal!

    Essa questão não foi alterada pela Banca. Alternativa correta Letra A.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Gabarito: letra E. Na verdade a questão deveria ter sido anulada, pois todas as alternativas estão corretas.

    Acredito que a banca errou, quis utilizar a expressão anterior (redução) e utilizou a correta (controle):

    (e)   apoiar programas de redução de custos e de melhoria da qualidade do gasto. (alterada).

    (e)   apoiar programas de controle de custos e de melhoria da qualidade do gasto. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

  • Questão desatualizada.

    Edital de 19/03/13

    17.12. A legislação indicada no ANEXO I – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO inclui eventuais alterações posteriores, ainda que não expressamente mencionadas. Considerar-se-á, para efeito de aplicação e correção das provas, a legislação vigente até a data de publicação deste Edital.

     

    Resolução CFC Nº 1437 DE 22/03/2013

     

     

     

     


ID
1020286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando as normas e definições relativas ao campo de aplicação e objeto da contabilidade pública e empresarial, os fatos que afetam o patrimônio dos entes públicos e seus sistemas de contas e de controle, julgue os itens subsequentes.

Segundo as atuais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, os registros dos custos da aplicação dos recursos e do patrimônio público devem ser efetuados no subsistema de custos, para que sejam produzidas informações sobre a gestão dos programas governamentais.

Alternativas
Comentários
  • c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com informações tais como:

    I) Custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas;

    II) Bom uso dos recursos públicos; e

    III) Custos das unidades contábeis.


    Fonte: MCASP - PARTE IV


ID
1020298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos ao plano de contas do setor público e aos regimes contábeis.

A estrutura do subsistema de informações contábeis patrimoniais do setor público consubstancia fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações patrimoniais, para subsidiar a tomada de decisões e a prestação de contas.

Alternativas
Comentários
  • b) Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como:

    I) Alterações nos elementos patrimoniais;

    II) Resultado econômico; e

    III) Resultado nominal.


    Fonte: MCASP - PARTE IV

  • A estrutura do subsistema de informações contábeis patrimoniais do setor público consubstancia fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações patrimoniais, para subsidiar a tomada de decisões e a prestação de contas. CERTO

    ____________________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício 2019

    3.1. NATUREZA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

    A metodologia utilizada para a estruturação do PCASP foi a segregação das contas contábeis em grandes grupos de acordo com as características dos atos e fatos nelas registrados. Essa metodologia permite o registro dos dados contábeis de forma organizada e facilita a análise das informações de acordo com sua natureza.

    O PCASP está estruturado de acordo com as seguintes naturezas das informações contábeis:

    a. Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

    b. Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.

    c. Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 383


ID
1032694
Banca
Makiyama
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade pública é um dos ramos mais complexos da ciência contábil que capta, registra, acumula, resume e interpreta os fenômenos das entidades de direito público interno através de metodologia especialmente concebida para tal, que se utiliza de contas escrituradas em sistemas. Dentre esses sistemas, NÃO podemos considerar:

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas de contas da Contabilidade Pública são classificados em: Sistema Orçamentário, Sistema Financeiro, Sistema Patrimonial e Sistema de Compensação.

    ORÇAMENTÁRIO -  é representado pelos atos de natureza orçamentária, registrando a receita prevista e as autorizações legais da despesa constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos créditos adicionais abertos.

    FINANCEIRO - São registrados todos os ingressos e dispêndios, a arrecadação da receita e o pagamento da despesa orçamentária e extra orçamentária.

    PATRIMONIAL - constituído das contas que registram as movimentações que concorrem ativa e passivamente para a formação do patrimônio da entidade, ou seja, são registrados os bens patrimoniais (móveis, imóveis, estoques, créditos, obrigações, valores, operações de crédito, dentre outras), originadas ou não da execução orçamentária.

    DE COMPENSAÇÃO - registra os atos administrativos praticados pelo gestor da entidade, que, direta ou indiretamente, possam a vir afetar o patrimônio da entidade, ainda que de imediato, isto não ocorra, mas possa implicar em modificação futura.

  • O Sistema Financeiro não existe mais! Na verdade até 31/12/2014 todas as entidades terão que se adaptar às novas regras e passam a existir apenas 4 subsistemas: Patrimonial, Custos, de Compensação e Orçamentário.


ID
1046590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público e do sistema de contabilidade federal, julgue os itens a seguir.

O sistema contábil do setor público está estruturado nos seguintes subsistemas / módulos de informações: caixa, contas a receber, contas a pagar, faturamento e folha de pagamento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Subsistema de Informações Orçamentárias
    Subsistema de Informações Patrimoniais
    Subsistema de Custos
    Subsistema de Compensação 

    Conforme as NBCASP, o sistema contábil público estrutura-se nos seguintes subsistemas:    a) Subsistema de Informações Orçamentárias – registra, processa e evidencia os atos e  os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como:   I) Orçamento;   II) Programação e execução orçamentária;   III) Alterações orçamentárias; e   IV) Resultado orçamentário. 
      b) Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos  financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público,  subsidiando a administração com informações tais como:   I) Alterações nos elementos patrimoniais;   II) Resultado econômico; e   III) Resultado nominal.    c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos  recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com informações tais  como:   I) Custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas;   II) Bom uso dos recursos públicos; e   III) Custos das unidades contábeis.    d) Subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos  efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem  como aqueles com funções específicas de controle, subsidiando a administração com  informações tais como:   I) Alterações potenciais nos elementos patrimoniais; e   II) Acordos, garantias e responsabilidades. 

      Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações  de modo a subsidiar a administração pública sobre:    a) O desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão;  b) A avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação  à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade;  c) A avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento; e  d) A avaliação dos riscos e das contingências.    O conhecimento do conceito do sistema contábil e de seus subsistemas, apesar de  essencialmente teórico, facilita o pleno entendimento da estrutura e funcionamento do PCASP.

    http://www.cnm.org.br/images/stories/Links/08082013_Parte_IV_-_PCASP.pdf
  • Estrutura dos sistemas de contas da CASP : Orçamentário; Patrimonial; Custos; Compensação; Estrutura de sistemas de contas segundo a Lei 4.320/64 Orçamentário Financeiro; Patrimonial; Compensação ou compensado.
  • De Acordo Glauber Mota(2009)  "é possível segregar as contas utilizadas na Administração Pública em quatro
    grupos distintos, que dão origem aos seguintes subsistemas de contas independentes, autônomos e estanques, quais sejam:

    Financeiro, Patrimonial, Orçamentário e de Compensação."

    Já o subsistema de custo, ainda citando, Glauber Mota "as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, diz que o subsistema de custos tem por finalidade registrar, processar e evidenciar os custos dos bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, esse assunto não é tratado com detalhes, tendo em vista a inexistência de regulamentação sobre ele por parte dos órgãos oficiais."

    Mesmo acertando a questão eu fico com a dúvida se hoje é adotado o Subsistema de Custo. Alguém pode me esclarecer?

  • Setor Público ==> "Faturamento" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Não existe esse subsistema o certo seria subsistemas: orçamentários , patrimonial , de custo e de compensação.

  • Aquela questão que você sabe a resposta, mas de tão fácil, dá medo de marcar kkkk


ID
1046602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da conceituação, do objeto e do campo de aplicação da contabilidade governamental e do patrimônio e suas variações, julgue os itens subsequentes.

Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações de modo a subsidiar a administração pública com informações sobre o conhecimento da composição e movimentação patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • resposta : certa 

    fonte: pag 13  - Manual Cont. Aplicado Setor Pub. , parte IV 

    Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações de modo a subsidiar a administração pública sobre:
     
    a) O desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão;
    b) A avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade;
    c) A avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento; e
    d) A avaliação dos riscos e das contingências.
     
    O conhecimento do conceito do sistema contábil e de seus subsistemas, apesar de essencialmente teórico, facilita o pleno entendimento da estrutura e funcionamento do PCASP.
  • Contribuindo com o excelente comentário abaixo, de acordo com a NBC T 16.2, atualizada pela Resolução CFC nº 1.437/13, os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações de modo a subsidiar a administração pública sobre:

    (a) desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão;

    (b) avaliação dos resultados obtidos na execução das ações do setor público com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade;

    (c) avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento;

    (d) avaliação dos riscos e das contigências;

    (e) conhecimento da composição e movimentação patrimonial.

    Fonte: NBC T 16.2 - Patrimônio e Sistemas Contábeis



ID
1046620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens relativos a transações e registros contábeis no setor público.

Quando a origem dos recursos for de anulação de dotação, reserva de contingência ou superávit financeiro, o registro da previsão adicional de receita deve ser feito no subsistema de contas patrimoniais.

Alternativas
Comentários
  • acredito que o erro esta na palvra parimoniais. Teria que ser orçamentário.
  • Pessoal,

    Espero que ajude....


    "Consideram-se recursos disponíveis para fins de abertura de créditos suplementares e especiais,

    conforme disposto no §1º do art. 43 da Lei nº 4.320/1964:

    “I – o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;

    II – os provenientes de excesso de arrecadação;

    III – os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos

    adicionais, autorizados em Lei;

    IV – o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao

    poder executivo realizá-las.”


    A reserva de contingência destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos,

    bem como eventos fiscais imprevistos, poderá ser utilizada para abertura de créditos adicionais,

    visto que não há execução direta da reserva.


    MCASP - PARTE I - PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ORÇAMENTÁRIOS - PÁGINA 80



  •  registro da previsão adicional de receita deve ser feito no subsistema de contas ORÇAMENTÁRIO 

  • Falou em previsão de receitas e fixação de despesas, está se falando em lançamento no subsistema contábil orçamentário! 

  • Anulação de dotação, reserva de contingência e superávit financeiro são fontes para a abertura de créditos adicionais.

    No caso da anulação de dotação e da reserva de contingência, o valor da previsão atualizada da receita e da dotação atualizada não sofre alteração.

    No caso do superávit financeiro, a previsão atualizada da receita não sofre alteração, pois este recurso é de exercícios anteriores. O valor da dotação atualizada sofre alteração com a alocação do recurso para atender a despesa.

    Fonte: Livro Contabilidade 3D do Giovanni Pacelli

    Gabarito: ERRADO

  • Previsão da receita orçamet. E Fixação das desp. = Registro APENAS na Natureza de informação ORÇAMENTÁRIA. (5-CAPO)

    Bons estudos.


ID
1046623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens relativos a transações e registros contábeis no setor público.

A escrituração contábil da inscrição da dívida ativa é realizada no sistema patrimonial, não afetando, assim, os demais sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta!!!

    De acordo com o Manual da STN, 2004 disponível em www.tesouro.fazenda.gov.br a inscrição de créditos em dívida ativa representa contabilmente um fato modificativo que tem como resultado um acréscimo no órgão ou unidade competente para a inscrição em dívida ativa e um decréscimo patrimonial no órgão ou entidade originária do crédito. Assim, dentro do ativo do ente federativo ocorrerá simultaneamente um acréscimo e um decréscimo patrimonial. Livro de Augustinho Paludo, Orçamento Público, AFO e LRF, Teoria e Questões 4ª ed., p.158

     

  • Talvez isto aqui justifique a questão:

    O Sistema Patrimonial, registra os bens móveis, imóveis, estoques, créditos, obrigações, valores, inscrição e baixa da dívida ativa, operações de créditos, superveniências e insubsistências ativas e passivas etc...

    No Sistema Patrimonial, os lançamentos de incorporação ou desincorporação de ativos e passivos, são feitos fechados, dentro desse sistema, mesmo que o fato venha a acarretar uma entrada, ou saída de recurso (Sistema Financeiro).


  • Essas bancas ...

    MCASP 5ª Ed. Parte III, Pg125

    Adicionalmente, pode-se contabilizar (procedimento facultativo), também em contas de controle, o controle do encaminhamento do crédito passível de inscrição em dívida ativa para os órgãos responsáveis pela inscrição. Dessa maneira, é importante ressaltar, que quando esse Manual referir-se a contabilização do controle do encaminhamento do crédito passível de ser inscrito em Dívida Ativa (contas “Créditos a encaminhar para inscrição em Dívida Ativa” e “Créditos encaminhados para inscrição em Dívida Ativa”), trata-se de procedimentos contábeis facultativos. Porém, quando esse Manual referir-se a contabilização do controle da inscrição em Dívida Ativa (contas “Créditos a inscrever em Dívida Ativa” e “Créditos inscritos em Dívida Ativa”), trata-se de procedimentos contábeis obrigatórios.




  • Gabarito Correto

    A Divida Ativa é classificada em tributária e não tributária

    Na incrição de crédito de Divida Ativa é reconhecida uma variação patrimonial quantitativa aumentativa, não decorrente da execução orçamentária, afetando a situação líquida patrimonial de maneira positiva.


  • Gabarito Correto

    A Divida Ativa é classificada em tributária e não tributária

    Na incrição de crédito de Divida Ativa é reconhecida uma variação patrimonial quantitativa aumentativa, não decorrente da execução orçamentária, afetando a situação líquida patrimonial de maneira positiva.

  • Como bem disse o Cláudio, pelo menos mais um lançamento no sistema de compensação deve ser feito, não esgotando os lançamentos apenas ao sistema patrimonial. Tudo bem que não ocorra nos sistemas orçamentário e de custos, mas movimentam-se os sistemas patrimonial e de compensação. Assim, o gabarito da questão está incorreto.


  • A questão está errada por expressa disposição do MCASP como um colega já colocou.

    Atendendo a preceitos legais, devem ser registrados em contas de controle, o controle da inscrição do credito em divida ativa (procedimento obrigatório).

    Adicionalmente, pode-se contabilizar (procedimento facultativo), também em contas de controle, o controle do encaminhamento do credito passível de inscrição em divida ativa para os órgãos responsáveis pela inscrição.

    Assim, a escrituração não é feita somente em sistema patrimonial.

    O Cespe devia contratar uns elaboradores melhores. A gente paga tão caro a inscrição.

     

  • Pessoal,

    Encontrei a forma de contabilização da INSCRIÇÃO DA DÍVIDA ATIVA.

    Espero que ajude na discussão.


    04.10.14 DÍVIDA ATIVA

    1) Controle da inscrição em dívida ativa

    D - 7.3.2.x.x.xx.xx - Controle da inscrição de créditos em dívida ativa

    C - 8.3.2.1.x.xx.xx - Créditos a inscrever em dívida ativa

    Nat. da informação (CONTROLE)


    2) Inscrição da dívida ativa

    D - 1.2.1.1.1.xx.xx - Créditos a longo prazo – Dívida Ativa (P)

    C - 1.1.2.2.1.xx.xx - Créditos tributários a receber (P)

    Nat. de informação (PATRIMONIAL)


    D - 8.3.2.1.x.xx.xx - Créditos a inscrever em dívida ativa

    C - 8.3.2.3.x.xx.xx - Créditos inscritos em dívida ativa a receber

    Nat. da informação (CONTROLE)


    Fonte: MCASP - PARTE IV - PÁG 85


  • Questão deveria conter mais informações. Existem 2 casos lançamento de inscrição em dívida ativa.

    1) No orgão originário do crédito - Lançamento somente no patrimonial, afinal transfere o direito de recebimento e cobrança à Fazenda Pública(PGFN), ou a PGF ou BACEN ou INSS.

    2) Orgão competente da cobrança - Lançamento no patrimonial e no compensação - Caso que a PGNF, PGF, BACEN, INSS recebem o direito de cobrar do primeiro caso citado.

  • Achei bem nada a ver essa questao, uma vez que a inscricao da divida tb usa o sistema de compensacao/controle.. pra mim caberia recurso uma questao desse tipo, porque fala que nao altera nenhum outro sistema.. 

  • Marquei errado. Pra mim, a inscrição em dívida ativa influencia o subsistema de compensação.
    Só nos resta chutar na hora da prova, sem saber qual será o entendimento da banca...

  • Loucura, loucura.

  • A Inscrição da Dívida Ativa é uma Receita extra-orçamentária, sendo um fato contábil, lançado somente no Subsistema Patrimonial. Da mesma forma, é feito com recebimento de bens em doação, reavaliação de bens, cancelamento de dívida passiva.

    Compensações trata das movimentações das contas contratos, convênios, avais, fianças, garantias, responsabilidade por suprimento de fundos.
    Fonte: Profº. Giovanni Pacelli
  • A inscrição da dívida ativa no Plano Tradicional, nem sempre exigia o uso do subsistema de compensação.

    No plano novo, a inscrição da dívida ativa exige o uso dos subsistemas patrimonial e de compensação.

    Fonte: Profº. Giovanni Pacelli

  • No órgão ou entidade competente para inscrição do crédito em dívida ativa, a escrituração contábil do recebimento do crédito decorrente da inscrição em dívida ativa envolve apenas o sistema patrimonial:

     

    Natureza da informação: patrimonial

    D 1.2.1.x.x.xx.xx Créditos a Longo Prazo – Dívida Ativa

    C 4.5.1.2.2.xx.xx Transferências Recebidas Independentes de Execução Orçamentária – Intra OFSS

     

     

    Fonte: MCASP 7ª edição:

  • 5.2.1. Inscrição
     
    A inscrição em dívida ativa deverá ser realizada por meio de um dos dois procedimentos a seguir, conforme o nível de controle desejado pelo ente:
     
    a. Procedimento de Registro 1. Utiliza contas de controle para acompanhar todo o processo de inscrição do crédito em dívida ativa, desde o inadimplemento até a efetiva inscrição. Requer uma maior integração entre as diversas etapas e unidades envolvidas. 

     

    b. Procedimento de Registro 2. Haverá registro contábil apenas no momento da efetiva inscrição dos valores em dívida ativa, dispensando o uso de contas de controle. Este procedimento deve ser utilizado quando houver dificuldade de integração entre as diversas unidades participantes do processo.

    Fonte: MCASP 7ª edição:

  • C - 1.1.2.2.x.xx.xx - Créditos Tributários a receber (p)

    D - 1.2.1.1.1.xx.xx - Créditos a Longo Prazo - Divida ativa

    Questão passível de recurso, pois existe um lançamento na Classe 8.

  • CERTO.

    A inscrição do crédito em dívida ativa configura fato contábil permutativo, pois não altera o valor do patrimônio líquido do ente público.

    No órgão ou entidade de origem é baixado o crédito a receber contra uma variação patrimonial diminutiva (VPD).

    EX:

    D- Despesa (VPD)

    C- créditos a receber (-A)

    Aqui só envolve natureza patrimonial da informação.

    No órgão ou entidade competente para inscrição é reconhecido um crédito de dívida ativa contra uma variação patrimonial aumentativa (VPA).

    EX:

    D- créditos a receber (+A)

    C- VPA

    Aqui só envolve natureza patrimonial da informação.

    Dessa forma, considerando-se o ente como um todo, há apenas a troca do crédito a receber não inscrito pelo crédito inscrito em dívida ativa, sem alteração do valor do patrimônio líquido.

    Classes 1 e 4 no PCASP = Natureza PATRIMONIAL.

    MCASP 8º EDIÇÃO


ID
1046638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à execução orçamentária e financeira e ao sistema de informações de custos no setor público, julgue os itens a seguir.

No sistema de informações de custos, a evidenciação dos objetos de custos não tem relação direta com a classificação institucional, funcional ou programática, sendo, além disso, independente dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.11

    A evidenciação dos objetos de custos pode ser efetuada sob a ótica institucional, funcional e programática, com atuação interdependente dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças.A evidenciação dos objetos de custos pode ser efetuada sob a ótica institucional, funcional e programática, com atuação interdependente dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças.
  • Gabarito: Errado.

    Vamos sistematizar o conhecimento.

    NBC T 16.11

    4. A evidenciação dos objetos de custos pode ser efetuada sob a ótica institucional, funcional e programática, com atuação interdependente dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças.


    Observe que:

    - a evidenciação sob a ótica institucional, funcional e programática é uma possibilidade. Não é obrigatória (deve estaria errado tambem) nem vedada;

    - a atuação dos órgãos centrais de planejamento, orçamento, contabilidade e finanças é INTERDEPENDENTE, e não independente. Uma leitura desatenta causaria um estrago.

    Entao, é isso. Bons estudos pra todos nós.


ID
1071832
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da adoção de sistema de custos na administração pública, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    "Essa mudança no perfil da Contabilidade de Custos possibilitou também o seu uso em outros campos além da Contabilidade Industrial, como, por exemplo, a Contabilidade Pública. O desenvolvimento da Contabilidade de Custos no âmbito da Administração Pública no Brasil é um bom exemplo desta transformação. Mediante a Lei no4.320, promulgada em 17 de março de 1964, é que a disciplina de custo passou a fazer parte da Contabilidade Pública. A lei, ao tratar da apuração de custos nos artigos 85 e 99, restringia o seu uso à área industrial da Administração Pública.

    Posteriormente, o Decreto Lei no200, de 25 de fevereiro de 1967, buscando a modernização da Administração Pública, foi direcionado à criação de uma Administração Gerencial no setor público. De acordo com o Decreto, as informações de custos passaram a ter uma finalidade gerencial, abandonando a limitação de seu uso à Contabilidade Industrial, como se encontrava até então no nosso ordenamento jurídico. "


    Fonte: http://www3.tesouro.gov.br/Sistema_Informacao_custos/downloads/PROCESSO_DE_IMPLANTACAO_DO_SIC.pdf


  • a) A implantação do sistema de custos não se apresenta inviabilizado pela Lei nº 4.320/64. E ainda, informações orçamentárias são utilizadas para suprir o sistema de custos, conforme previsto na NBC T 16.11 (grifei):

     

    9. Os seguintes termos têm os significados abaixo especificados:

    Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial. ERRADO.

     

    c) O custeio pleno consta previsto como viável na NBC T 16.11, item 8:

    Método de custeio se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno.

     

    Custeio pleno que consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços. A escolha do método deve estar apoiada na disponibilidade de informações e no volume de recursos necessários para obtenção das informações ou dados. As entidades podem adotar mais de uma metodologia de custeamento, dependendo das características dos objetos de custeio. ERRADO.

     

    d) NBC T 16.11 (grifei):

    7. O SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público.

    8. Vários dispositivos legais determinam a apuração de custos no setor público como requisito de transparência e prestação de contas, seja para controle interno, externo ou controle social. Além dos aspectos legais, esta Norma também destaca o valor da informação de custos para fins gerenciais. Sua relevância para o interesse público pode ser entendida pelo seu impacto sobre a gestão pública, seja do ponto de vista legal ou de sua utilidade. ERRADO.

     

     

    e) A banca examinadora tentou confundir o candidato com as disposições contidas na LRF sobre a LDO. LC.101/00 (LRF):

    Art. 4o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art. 165 da Constituição e:

     

    I - disporá também sobre: (...)

    e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos;

    Todavia, perceba que a LRF além de NÃO determinar a adoção SOMENTE para a avaliação dos programas finalísticos, prevê ainda a necessidade de um sistema de custos.

     

    LC. 101/00 (LRF):

    Art. 501, § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

    ERRADO.


ID
1080487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do conceito, do objeto, do objetivo e da atuação da contabilidade governamental e dos sistemas de contas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Bem esclarecedor o comentário acima, que copiou todas as respostas na íntegra e só colocou certo ou errado na frente das questões...rsr

  • ERREI DE BOBEIRA, AFFZ!

  • Custei a marcar a letra D, pq o Sistema Contábil é composto pelos subsistemas orçamentário, patrimonial, de compensação e de custos, e não "estruturado junto com"

    Nessa dava pra ir por eliminação, nas essa alternativa numa de C/E deixaria em branco, justamente pq a banca poderia justificar pros dois lados

  • Sobre a letra B

    Consta da NBC T 16.11:

    Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.

  • a. Errada. O erro dessa opção está em afirmar que as estatais dependentes não constam do orçamento.

    b. Errada. O erro do item é que o subsistema de custos não contém a referida conta.

    c. Errada. A CASP não é um ramo independente da Ciência Contábil. Ela aplica os princípios contábeis (e não orçamentários, conforme afirma o item) e as normas contábeis em geral.

    d. Certa. O sistema contábil da CASP é estruturado em quatro subsistemas: patrimonial, orçamentário, de custos e de compensação.

    e. Errada. Pessoal, o objeto da CASP é o patrimônio público. Qualquer “historinha triste” diferente considere errado, a exemplo desse item.

    Fonte: #confia

    (brincadeira, tirei do Estratégia)


ID
1101640
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Subsistema de Informações Orçamentárias registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como:

Alternativas
Comentários
  • O Subsistema de Informações Orçamentárias registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como:

    b) Programação e Execução Orçamentária.

  • Complementando...

    no MCASP o controle orçamentário encontra-se nas seguintes numerações:5. Controle de aprovação do Planejamento e Orçamento  (Planejamento/aprovação do orçamento/ Inscrição de restos a pagar )6. Controle da Execução do Planejamento e Orçamento (Execução do planejamento/ execução orçamentária ...)Essas classes encontram-se no subsistema de CONTROLE ORÇAMENTÁRIO.
    Bons estudos=]
  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

    Natureza da Informação Contábil 

    Como forma de estruturar o PCASP, a STN utilizou uma metodologia na qual as contas contábeis foram segregadas em três grandes grupos de acordo com as características dos atos e fatos nelas registrados. 

    Assim,  o PCASP está estruturado  de acordo com as seguintes naturezas das informações contábeis: 

    • Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária. 

    • Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público. 

    • Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle. 


ID
1105072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da contabilidade pública e das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, julgue o item que se segue.

O sistema de informações de custos no setor público registrará a baixa de bens de almoxarifado para consumo como custos do período, independentemente das despesas de aquisição dos bens estocados.

Alternativas
Comentários
  • O bem de almoxarifado adquirido fica, primeiramente, estocado. Nesse momento, ele ainda não é um custo do período. Entretanto, assim que é baixado para consumo, ele passa a fazer parte do custo.

    Exemplo: Em um hospital, compram-se luvas para serem utilizadas nas cirurgias. Todavia, essas luvas só farão parte do custo de uma cirurgia quando a mesma for utilizada. Se continuar estocada não fará parte do custo.

  • GABARITO: CERTO.


    Apenas complementando, para o CESPE quando falar "custos do período" é o mesmo que "despesa" (levadas para a DRE, na contabilidade societária).

    Então, na contabilidade pública, quando do CONSUMO de material de consumo (ou seja, o material foi estocado e agora está sendo utilizado efetivamente) ocorre uma VPD, diminuindo o PL.


ID
1114027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos ao sistema de informação de custos no setor público.

No serviço público fornecido por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário, o subsistema financeiro será considerado como principal fonte de alocação de recursos.

Alternativas
Comentários
  • Os serviços públicos possuem características peculiares tais como: universalidade e obrigação de fornecimento, encaradas na maioria das vezes como direito social, em muitas situações, têm apenas o estado como fornecedor do serviço (monopólio do Estado). O serviço público fornecido sem contrapartida ou por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário tem (em sua grande maioria) o orçamento como principal fonte de alocação de recursos.

  • subsistema orçamentário .

  • 11. Os serviços públicos possuem características peculiares tais como: universalidade e obrigação

    de fornecimento, encaradas na maioria das vezes como direito social, em muitas situações,

    têm apenas o estado como fornecedor do serviço (monopólio do Estado). O serviço público

    fornecido sem contrapartida ou por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário tem

    (em sua grande maioria) o orçamento como principal fonte de alocação de recursos.

    FONTE: NBCT 16.11

  • Ela conta uma história e cita o subsistema financeiro.

    Subsistema Financeiro foi absorvido pelo patrimonial.

    Os subsistemas são: Orçamentário, Custos, Patrimonial e Compensação.


    fonte: NBC T 16 2

    Gabarito: ERRADO
  • Errado

     

    NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    Características e atributos da informação de custos

    11. O serviço público fornecido sem contrapartida ou por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário tem (em sua grande maioria) o orçamento como principal fonte de alocação de recursos.

  • No serviço público fornecido por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário, o subsistema financeiro será considerado como principal fonte de alocação de recursos. ERRADO

    Os serviços públicos possuem características peculiares tais como: universalidade e obrigação

    de fornecimento, encaradas na maioria das vezes como direito social, em muitas situações,

    têm apenas o estado como fornecedor do serviço (monopólio do Estado). O serviço público

    fornecido sem contrapartida ou por custo irrisório diretamente cobrado ao beneficiário tem

    (em sua grande maioria) o orçamento como principal fonte de alocação de recursos.


ID
1114030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos ao sistema de informação de custos no setor público.

Nas informações geradas pelos subsistemas orçamentário e patrimonial, identificam-se os principais objetos de custos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A NBC T 16.11 menciona as Informações do Subsistema Orçamentário e Patrimonial que identificam o objeto do custo.

    Item 9. Os seguintes termos têm os significados abaixo especificados:

    Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.



ID
1124950
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na contabilidade aplicada ao setor público, os valores de natureza extraorçamentária são registrados no sistema.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Patrimonial é constituído das contas que registram as movimentações que concorrem ativa e passivamente para a formação do patrimônio da entidade, ou seja, são registrados os bens patrimoniais (móveis, imóveis, estoques, créditos, obrigações, valores, operações de crédito, dentre outras), originadas ou não da execução orçamentária.

    É registrado também no Sistema Patrimonial o resultado econômico do exercício.

    FONTE: www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/sistemas-contabeis-contabilidade-publica.htm


ID
1137247
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
SMA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O sistema de contabilidade pública que registra as receitas e despesas, de acordo com as especificações legais, montante de créditos vigentes, a despesa emprenhada e a realizada, bem como as dotações disponíveis, é o:

Alternativas
Comentários
  • art 102 da Lei 4.320/64 O balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

     


ID
1138255
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
SMA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Ao término de um processo licitatório, uma determinada prefeitura efetuou a assinatura de um contrato com a construtora vencedora para o reparo e manutenção do prédio da sua sede. Na ocasião, conforme determinado pela legislação vigente, foi realizado o registro contábil, utilizando-se as contas necessárias do seguinte subsistema:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • Pode ajudar:
    http://www3.tesouro.gov.br/contabilidade_governamental/procedimentos_contabeis/Manual_PCASP.pdf

  • d) Subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de 

    gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do 

    setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle, 

    subsidiando a administração com informações tais como:

    I) Alterações potenciais nos elementos patrimoniais; e

    II) Acordos, garantias e responsabilidades.


    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    PARTE IV – PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO


ID
1145920
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
CRC-MA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na contabilidade pública, os atos e fatos contábeis são escriturados observando os Sistemas de Contas que afetam: Orçamentário, Patrimonial, Financeiro e de Compensação.

Assim, a venda de um terreno, à vista, produzirá, no Sistema Patrimonial, um

Alternativas
Comentários
  • C

    c) débito em Conta de Mutação Patrimonial Passiva. 

    C- Imobilizado


ID
1146328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas lides diárias da administração pública, nem sempre a aquisição de um bem termina no mesmo exercício no qual se iniciou, seja pelo fato de o bem ter sido entregue pelo fornecedor, ou seja por, apesar de ter sido entregue, não ter sido possível à administração efetuar o pagamento antes do encerramento do exercício. Nesse sentido, julgue os itens abaixo quanto ao tratamento dado pela contabilidade para as despesas que não tiveram o processo orçamentário-financeiro completado dentro do exercício.


I Os sistemas orçamentário, financeiro e de compensação recebem registros contábeis quando da inscrição de uma despesa como restos a pagar não processado.

II O cancelamento de um dos restos a pagar no encerramento do exercício financeiro seguinte ao de sua inscrição é contabilizado, entre outras, em conta de resultado aumentativo.

III No encerramento do exercício, uma despesa é inscrita como restos a pagar não-processado quando o fornecedor entregou o bem, mas a administração não efetuou o pagamento.

IV Quando da inscrição de restos a pagar processados, oriundos da aquisição de um bem do ativo permanente, ocorrem registros nos sistemas financeiro e patrimonial.

V O registro dos restos a pagar far-se-á apenas por exercício, porém distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

Estão certos apenas os itens.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Só atualizando a questao

    Sistema contábil:

    - subsistema orcamentário

    - subsistema patrimonial: financeiro e nao financeiro

    - subsistema de compensaçao

    - subsistema de custos

  • I Os sistemas orçamentário, financeiro e de compensação recebem registros contábeis quando da inscrição de uma despesa como restos a pagar não processado.

    Correto. Não entra o patrimonial.

    II O cancelamento de um dos restos a pagar no encerramento do exercício financeiro seguinte ao de sua inscrição é contabilizado, entre outras, em conta de resultado aumentativo.

    Verdade. Ele é classificado como uma variação ativa independente da execução orçamentária.

    III No encerramento do exercício, uma despesa é inscrita como restos a pagar não-processado quando o fornecedor entregou o bem, mas a administração não efetuou o pagamento.

    Restos a pagar não-processado é porque a Administração ainda não efetuou uma comparação do material que foi entregue pelo fornecedor com a papelada referente ao pedido, ou seja, não efetuou o que chamamos de liquidação (procedimento que descrevi). "NÃO processado" é sinônimo de "não liquidado" ou "não checado". Antes do pagamento vem a liquidação (termo que confunde, pois, no dia-a-dia, dizemos "liquidei a minha dívida, graças a Deus", isto é, fazemos alusão a sua extinção). Mas, na Administração Pública, esse termo é usado com o sentido de checagem de papelada para, aí sim, na sequência, se estiver tudo certinho, efetuar o pagamento.

    IV Quando da inscrição de restos a pagar processados, oriundos da aquisição de um bem do ativo permanente, ocorrem registros nos sistemas financeiro e patrimonial.

    Os restos a pagar serão registrados no sistema financeiro e nos outros como consta na própria questão: Os sistemas orçamentário, financeiro e de compensação recebem registros contábeis quando da inscrição de uma despesa como restos a pagar não processado (nem tem o patrimonial aqui).

    V O registro dos restos a pagar far-se-á apenas por exercício, porém distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

    Lei 4320:

    Parágrafo único. O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

    Resposta: Letra A.

  • Questão desatualizada. Não existe mais sistema financeiro.


ID
1150030
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Subsistema de Informações de Custos do Setor Público (SICSP) registra, processa e evidencia os custos dos bens, dos serviços e outros objetos de custos, produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade pública (Resolução CFC nº 1.366/11). São objetivos do SICSP, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos têm por objetivo:

    (a)   mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;

    (b)   apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades;

    (c)   apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço;

    (d) apoiar as funções de planejamento e orçamento,fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados;

    (e)   apoiar programas de controle de custos e de melhoria da qualidade do gasto. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    Fonte: NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    ALTERNATIVA INCORRETA : C

  • Pessoal, nessa questão basta listarmos os objetivos e identificar as alternativas que os descrevem. Vamos lá:

    Por outro lado, a alternativa C) está errada por conta da palavra “impedir”. como se pode ver no quadro acima, um dos objetivos do SICSP é justamente apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas.

    Portanto, a única alternativa incorreta é a letra C)

    Gabarito: LETRA C

  • Objetivos do SICSP

    a) mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade;

    b) apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades;

    c) apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço;

    d) apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados; e

    e) apoiar programas de controle de custos e de melhoria da qualidade do gasto. 


ID
1166179
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBC - T 16.2, o sistema contábil está estruturado em subsistemas de informações. Considerando as contas contábeis do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, é correto afirmar que o registro contábil de determinado contrato de serviços, quando a Administração pública participa como contratante, pertence ao subsistema de informações

Alternativas
Comentários
  • item e!!!

    só fiquei na duvida pelo fato de a questão falar de subsistema de informação.. quando ao meu ver, era pra ser só subsistema de compensação..
    é subsistema de informação o orçamentário ou o patrimonial, mas o de compensação não é chamado de informação, não é não?!?! :/

  • Subsistema de Compensação: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle, subsidiando a administração, com informações, tais como: Alterações potenciais nos elementos patrimoniais; e Acordos, garantias e responsabilidades

  • NBC T 16.2

    11.   A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público.

    12.  O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a)  Orçamentário – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b) Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)

    (c)  Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    (d)  Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    OBS: O subsistema financeiro foi excluída pela Resolução CFC n.º 1.268/09.



ID
1167682
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, NBC T 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis, o sistema contábil está estruturado em quatro subsistemas de informações, cuja finalidade é fornecer dados a respeito do patrimônio público. O subsistema que registra, processa e evidencia os atos de gestão com funções específicas de controle é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • O sistema contábil está estruturado em quatro subsistemas de informações:

    Orçamentário - registra, processa e evidencia os atos e fatos relacionados ao planejamento e execução orçamentária.

    Patrimonial - registra, processa e evidencia fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas.

    Custos - registra, processa e evidencia custo dos bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.

    Compensação - Registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.


    obs.:Esses sistemas devem ser integrados!!!

    =]


ID
1182283
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As transferências intergovernamentais e intragovernamentais recebidas e concedidas estão detalhadas nas contas contábeis pertencentes ao seguinte subsistema:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.2 PATRIMÔNIO E SISTEMAS CONTÁBEIS

     

    Estrutura do sistema contábil.

     

    12. Orçamentário: Registra, processa e evidencia os atos e fatos relacionados ao PLANEJAMENTO e EXECUÇÃO.

     

    Patrimonial: Registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.

     

    Custos:  registra, processa e evidencia os custos e os bens de serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.

     

    Compensação: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles como função específicas de controle.

     

    letra b)

     


ID
1183963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da composição do patrimônio e dos sistemas contábeis do setor público, julgue os próximos itens.

O registro dos custos dos bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade deve ser efetuado no subsistema de informação patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • no subsistema de custos. 

  • Questão errada.

    Reescritura correta.


    O registro dos custos dos bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade deve ser efetuado no subsistema de CUSTOS.

  • Subsistema de Custos - NBC T 16.11 (VÁLIDA)

    Bons estudos

  • ERRADA,

    9. Os seguintes termos têm os significados abaixo especificados:

    "Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial."

    NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    NÃO HÁ REGISTRO O QUE HÁ É UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES.


ID
1183966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da composição do patrimônio e dos sistemas contábeis do setor público, julgue os próximos itens.

Para comporem a estrutura do patrimônio público como passivos, as obrigações da entidade devem ser derivadas de eventos passados.

Alternativas
Comentários
  • Passivo: São obrigações presentes derivadas de eventos passados.

    Item certo!

  • conceito de PASSIVO

    O Passivo é um recurso controlado por uma entidade e um acontecimento passado e do qual se esperam que fluam benefícios económicos no futuro, cuja liquidação se espera um ex-fluxo de recursos.


ID
1187671
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a NBC T 16.11, o SICSP (Subsistema de Informação de Custos do Setor Público) de bens e serviços e outros objetos de custos públicos tem alguns objetivos. Com relação a isso, classifique cada um dos objetivos seguintes em verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Apoiar e interpretar a avaliação de custos de produtos, serviços, inclusive financeiros, permitindo a comparação com períodos anteriores e outras entidades.
( ) Mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade.
( ) Apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades.
( ) Apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço.
( ) Apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados.
( ) Apoiar programas de controle de custos e de melhoria da qualidade do gasto.

Assinale a classificação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta E: F,V,V,V,V,V.

    NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16.11 – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO.

    O SICSP de bens e serviços e outros objetos de custos públicos tem por (((objetivo))): 

    (a) mensurar, registrar e evidenciar os custos dos produtos, serviços, programas, projetos, atividades, ações, órgãos e outros objetos de custos da entidade; 

    (b) apoiar a avaliação de resultados e desempenhos, permitindo a comparação entre os custos da entidade com os custos de outras entidades públicas, estimulando a melhoria do desempenho dessas entidades; 

    (c) apoiar a tomada de decisão em processos, tais como comprar ou alugar, produzir internamente ou terceirizar determinado bem ou serviço; 

    (d) apoiar as funções de planejamento e orçamento, fornecendo informações que permitam projeções mais aderentes à realidade com base em custos incorridos e projetados; 

    (e) apoiar programas de redução de custos e de melhoria da qualidade do gasto.

  • a) avaliação de custos financeiros não!


ID
1190512
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A contabilidade aplicada ao setor público se utiliza de contas escrituradas nos sistemas orçamentário, patrimonial, custos e de compensação. Um único fato contábil pode gerar, simultaneamente, lançamentos em contas de diversos sistemas, mas a contrapartida de cada uma das contas deverá ser, necessariamente, em outra conta do mesmo sistema. Indique a alternativa que reúne fatos contábeis ou eventos econômicos que exigem lançamentos no sistema de compensação

Alternativas
Comentários
  • Sempre que envolver transferências de recursos de convênio, afetará o sistema de compensação.

    Gabarito: B

  • Alguém sabe por que a letra A está errada?

    Do MCASP:

    "Na arrecadação, registra-se a receita orçamentária e procede-se à baixa do ativo registrado:

    D 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a realizar
    C 6.2.1.2.x.xx.xx Receita realizada

    D 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da disponibilidade de recursos
    C 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por destinação de recursos

    D 1.1.1.1.1.xx.xx Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional (F)
    C 1.1.2.2.x.xx.xx Créditos tributários a receber (P)"


    Afinal, as contas grifadas acima fazem parte do sistema de compensação.

  • Também permaneço com a dúvida, afinal, outros lançamentos descritos na questão envolvem a conta de DDR no grupo 7 e 8, compensação.

  • Essa pergunta não diz nada com nada, houve algum equivoco, pois todas as transaçoes envolvem contas do sistema de compensaçao. Acredito que eles queriam dizer qual a unica conta que envolve APENAS contas do subsistema de compensaçao e deveria ser assinatura de convenio.. mas fizeram uma salada grande aqui... 

    corrijam se eu estiver errada..


ID
1250503
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC T 16), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) errado- parcialmente pela entidades integrantes do Orçamento de investimento.Integralmente apenas pelas integrantes do orçamento fiscal e de seguridade social e as entidades do sistema S.

    b- faltou mais ,

    c- errado

    d- eis os subsistemas de informação.O patrimonial absorveu o financeiro.

    e-nem precisa comentar.

  • a) Errado. A observação do escopo é integral para as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais; e parcial para as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.


    b) Errado. O objeto é o Patrimônio Público e este se estrutura em três grupos: ativo, passivo e patrimônio líquido.

    c) Errado. A classificação dos elementos patrimoniais considera a segregação em "circulante" e "não circulante", com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade.

    d) Certo.

    e) Errado. O objetivo é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

    Fonte: NBC T 16.1 e NBC T 16.2
  • Campo de aplicação: O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público abrange todas as entidades do setor público. As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte escopo:

    (a) integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais;

    (b) parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.

  • Erro da letra E:

     

    Fornecer e não "gerenciar" !

     

    Bons estudos !


ID
1308763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às receitas e despesas públicas e à execução orçamentária e financeira.

O pagamento de restos a pagar não processados implica a realização de registros no subsistema de informações patrimoniais e no subsistema de informações orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • 3) Pagamento de Restos a Pagar não Processados

    Código da Conta - Título da Conta

    D 2.1.3.1.1.xx.xx - Fornecedores a curto prazo (F)

    C 1.1.1.1.1.xx.xx - Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional (F)

    Natureza da informação - PATRIMONIAL


    Código da Conta - Título da Conta

    D 6.3.1.3.x.xx.xx - Restos a pagar não processados liquidados a pagar 

    C 6.3.1.4.x.xx.xx Restos a pagar não processados pago

    Natureza da informação - ORÇAMENTÁRIA


    Código da Conta - Título da Conta

    D 8.2.1.1.3.xx.xx - Disponibilidade por Destinação de Recursos comprometida por liquidação e entradas compensatórias

    C 8.2.1.1.4.xx.xx - Disponibilidade por Destinação de Recursos utilizada

    Natureza da informação - CONTROLE

    Fonte: MCASP PARTE IV

  • No  Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, Restos a Pagar fazem parte do subsistema orçamentário.

  • O pagamento de restos a pagar não processados implica a realização de registros no subsistema de informações patrimoniais e no subsistema de informações orçamentárias. CERTO

    RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS são contas contábeis da natureza de informação ORÇAMENTÁRIA e PATRIMONIAL constantes do PCASP.


ID
1312681
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme suas características e seus reflexos no patrimônio público, as transações no setor público podem ser classificadas nas naturezas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBC T 16.4 as transações e reflexos no setor público podem ser:
    Econômico-financeira - fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais.
    Administrativa - não afetam o patrimônio público, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento as metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.


ID
1341934
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações, cujos subsistemas, conquanto possam oferecer produtos diferentes em razão da respectiva especificidade, convergem para o produto final, que é a informação sobre o patrimônio público.

Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações de modo a subsidiar a administração pública sobre os aspectos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC T 16.2:

    Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações de modo a subsidiar a administração pública sobre:

    (a) desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão;

    (b) avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade;

    (c) avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento;

    (d) avaliação dos riscos e das contingências.

  • ATUALIZANDO


    13.  Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações
    de modo a subsidiar a administração pública sobre:
    (a)  desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão;
    (b)  avaliação dos resultados obtidos na execução das ações do setor público com relação à
    economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade; (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)
    (c)  avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento;
    (d)  avaliação dos riscos e das contingências;
    (e) conhecimento da composição e movimentação patrimonial. (Incluída  pela Resolução  CFC  n.º 1.437/13)


ID
1390345
Banca
IMA
Órgão
Câmara Municipal de Governador Edson Lobão - MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Os lançamentos na Contabilidade Pública são efetuados por sistemas independentes de contas, com o intuito de facilitar a elaboração dos demonstrativos exigidos pela lei. O sistema que é representado nos atos praticados pelos administradores, cujas contas têm função de controle, e não afetam o patrimônio de imediato, mas que poderão afetá-lo futuramente é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    Conforme as NBCASP, o sistema contábil público estrutura-se nos seguintes subsistemas:

    a) Subsistema de Informações Orçamentárias – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

    b) Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público.

    c) Subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.


ID
1412824
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas empresas, o lucro é a principal medida de desempenho, enquanto nas instituições é o custo. Com relação à gestão de custos aplicada ao setor público em concordância com o Manual de contabilidade aplicada ao setor público Parte II, analise as afirmativas a seguir:

I – A comparabilidade é condição essencial para subsídio do processo de tomada de decisão pelos gestores e acompanhamento da informação de custos pelos órgãos de controle.
II – O subsistema de custos - coleta, processa e apura, por meio de sistema próprio, os custos da gestão de políticas públicas, gerando relatórios que subsidiam a administração.
III – O subsistema de custo não auxilia a melhoria do processo de accoutanbility pelo setor público.

Das afirmativas acima:

Alternativas

ID
1412830
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme as NBCASP, o sistema contábil público estrutura- se em subsistemas. O subsistema que registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como resultado econômico e resultado, é o subsistema:

Alternativas
Comentários
  • SUBSISTEMAS DE INFORMAÇÕES:

     

    (a)   Orçamentário – registra, processa e evidencia os Atos e os Fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (c)     Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do  patrimônio  público;

    (d)    Custos – registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública;

    (e)     Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.


ID
1435666
Banca
FUNDATEC
Órgão
PROCERGS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O sistema contábil é a estrutura de informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio. No sistema contábil público, esse sistema é organizado em subsistemas, conforme as NBCASP – Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, e está estruturado da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 16.1 a 16.11) 


ID
1443460
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O subsistema de informação, constante da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, chamado de “Compensação”, tem o sentido de registrar, processar e evidenciar os

Alternativas
Comentários
  • NBCT 16.2

     

    12. O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

     

    (e) Compensação – registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.


    "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" - Jesus Cristo.

  • Letra E


ID
1472146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Relativamente ao objeto e campo da contabilidade aplicada ao setor público e à composição do patrimônio da UnB, julgue o item que se segue.

Não cabe aos subsistemas contábeis mantidos pela UnB subsidiar a administração da universidade na avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento.

Alternativas
Comentários
  • certa

    NBC T 16.2 - Patrimônio e
    Sistemas Contábeis.

    13. Os subsistemas contábeis devem ser integrados entre si e a outros subsistemas de informações
    de modo a subsidiar a administração pública sobre:
    (a) desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão;
    (b) avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação à
    economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade;
    (b) avaliação dos resultados obtidos na execução das ações do setor público com relação à
    economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade;  (Redação dada pela Resolução CFC n.º
    1.437/13)
    (c) avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento;
    (d) avaliação dos riscos e das contingências;
    (e) conhecimento da composição e movimentação patrimonial.  (Incluída pela Resolução CFC n.º
    1.437/13)

  • Gabarito: Errado.

    NBC T 16.2 - Patrimônio e Sistemas Contábeis. Item 13. (c)

    Os subsistemas contábeis subsidiam a Administração Pública em muitas tarefas, dentre elas a avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento.


ID
1472167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que concerne à classificação das transações e ao sistema de custos no âmbito da UnB, julgue o item subsecutivo.

São de natureza administrativa as transações originadas de fatos que afetem o patrimônio da UnB, mesmo que não decorram da execução do orçamento.

Alternativas
Comentários
  • Natureza das transações no setor público e seus reflexos no patrimônio público

    3. De acordo com suas características e os seus reflexos no patrimônio público, as transações no

    setor público podem ser classificadas nas seguintes naturezas:

    (a) econômico-financeira – corresponde às transações originadas de fatos que afetam o

    patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo

    provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;

    (b) administrativa – corresponde às transações que não afetam o patrimônio público,

    originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas

    programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.

    FONTE: NBCT 16.4

  • São de natureza administrativa as transações originadas de fatos que afetem o patrimônio da UnB, mesmo que não decorram da execução do orçamento. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________________

    NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

    NBC T 16.4 – TRANSAÇÕES NO SETOR PÚBLICO

    Natureza das transações no setor público e seus reflexos no patrimônio público

    3. De acordo com suas características e os seus reflexos no patrimônio público, as transações no setor público podem ser classificadas nas seguintes naturezas:

    (a) econômico-financeira corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;

    (b) administrativa – corresponde às transações que não afetam o patrimônio público, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.

    CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - página: 16


ID
1483570
Banca
CETREDE
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Relacione os subsistemas de informações da Contabilidade Aplicada ao Setor Público descritos na primeira coluna com os seus objetivos na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

(1) Orçamentário
(2) Patrimonial
(3) Custos
(4) Compensação

( ) Registrar, processar e evidenciar os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
( ) Registrar, processar e evidenciar os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
( ) Registrar, processar e evidenciar os custos dos bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.
( ) Registrar, processar e evidenciar os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • 1 4 3 2


ID
1486747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da terminologia utilizada e das características do sistema de informações de custos do setor público, julgue o item que se segue.

De acordo com o atributo da granularidade, as informações de custos devem ser elaboradas conforme a finalidade específica pretendida pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a norma NBC T 16.11:

    Os atributos da informação de custos são:

    . especificidade – informações de custos devem ser elaboradas de acordo com a finalidade específica pretendida pelos usuários;

    granularidade – sistema que deve ser capaz de produzir informações em diferentes níveis de detalhamento, mediante a geração de diferentes relatórios, sem perder o atributo da comparabilidade.

  • Opa! Na verdade, o item descreve o atributo da especificidade. Entretanto, o atributo da granularidade pode ser definido como sistema que deve ser capaz de produzir informações em diferentes níveis de detalhamento, mediante a geração de diferentes relatórios, sem perder o atributo da comparabilidade. 

    Gabarito: ERRADO

  • Corrigindo:

    De acordo com o atributo da especificidade, as informações de custos devem ser elaboradas conforme a finalidade específica pretendida pelo usuário.