SóProvas


ID
2566138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Acerca do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    BASE LEGAL: Lei Complementar 116/2003

     

    Retenção de ISS pelo tomador dos serviços – art. 6º

    Art. 6o Os Municípios e o Distrito Federal, mediante lei, poderão atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação, inclusive no que se refere à multa e aos acréscimos legais. (alternativa A - errada porque a responsabilidade se altera)

    § 1o Os responsáveis a que se refere este artigo estão obrigados ao recolhimento integral do imposto devido, multa e acréscimos legais, independentemente de ter sido efetuada sua retenção na fonte. (alternativa E; o responsável pode ter efetuado devidamente a retenção, mas se tiver esquecido de recolher, terá de pagar a multa e os acréscimos)

     

    Art. 3o  O serviço considera-se prestado, e o imposto, devido, no local do estabelecimento prestador, exceto nas hipóteses previstas nos incisos I a XXV, quando o imposto será devido no local

    XXIV - do domicílio do tomador do serviço no caso dos serviços prestados pelas administradoras de cartão de crédito ou débito e demais descritos no subitem 15.01. (alternativa B - o imposto será devido no município do tomador do serviço do cartão e não no município da administradora do cartão)

    art. 6º, § 4o  No caso dos serviços prestados pelas administradoras de cartão de crédito e débito, descritos no subitem 15.01, os terminais eletrônicos ou as máquinas das operações efetivadas deverão ser registrados no local do domicílio do tomador do serviço. (alternativa B)

     

    Art. 6º, § 3o  No caso dos serviços descritos nos subitens 10.04 e 15.09, (10.04 - intermediação de contratos de arrendamento mercantil (leasing), de franquia (franchising) e de faturização (factoring) // 15.09 – Arrendamento mercantil (leasing) de quaisquer bens)

    o valor do imposto é devido ao Município declarado como domicílio tributário da pessoa jurídica ou física tomadora do serviço, conforme informação prestada por este. (alternativa C - o imposto é devido no município do tomador do serviço, do arrendatário, conforme informação por ele prestada; não há que se falar em vedação à modificação de domicílio tributário )

     

    art. 6º, § 2o Sem prejuízo do disposto no caput e no § 1o deste artigo,são responsáveis pela retenção do ISS:

    II – a pessoa jurídica, ainda que imune ou isenta, tomadora ou intermediária dos serviços descritos nos subitens 3.05, 7.02, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.12, 7.14, 7.15, 7.16, 7.17, 7.19, 11.02, 17.05 e 17.10 da lista anexa. (alternativa D) gabarito

  •  ...pode...

  • GABARITO LETRA D 

     

    LEI COMPLEMENTAR Nº 116/2003 (DISPÕE SOBRE O IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA, DE COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS E DO DISTRITO FEDERAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)


    ARTIGO 6o Os Municípios e o Distrito Federal, mediante lei, poderão atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação, inclusive no que se refere à multa e aos acréscimos legais.

     

    § 1o Os responsáveis a que se refere este artigo estão obrigados ao recolhimento integral do imposto devido, multa e acréscimos legais, independentemente de ter sido efetuada sua retenção na fonte.

     

    § 2o Sem prejuízo do disposto no caput e no § 1o deste artigo, são responsáveis: 

     

    I – o tomador ou intermediário de serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País;

     

    II – a pessoa jurídica, ainda que imune ou isenta, tomadora ou intermediária dos serviços descritos nos subitens 3.05, 7.02, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.12, 7.14, 7.15, 7.16, 7.17, 7.19, 11.02, 17.05 e 17.10 da lista anexa.

     

    III - a pessoa jurídica tomadora ou intermediária de serviços, ainda que imune ou isenta, na hipótese prevista no § 4o do art. 3o desta Lei Complementar.
     

  • RESOLUÇÃO:

    A – Errado. Conforme o art.6º da LC 116/03, a atribuição de responsabilidade altera a responsabilidade do contribuinte principal:

    Art. 6o Os Municípios e o Distrito Federal, mediante lei, poderão atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação, inclusive no que se refere à multa e aos acréscimos legais."

    B – Mais uma assertiva cobrando as alterações trazidas pela LC 157/16.

    § 4o No caso dos serviços prestados pelas administradoras de cartão de crédito e débito, descritos no subitem 15.01, os terminais eletrônicos ou as máquinas das operações efetivadas deverão ser registrados no local do domicílio do tomador do serviço."

    C – Não há na legislação qualquer vedação à modificação do domicílio tributário do tomador. A assertiva talvez tenha buscado confundir o candidato uma vez que o serviço de arrendamento mercantil constitui exceção à regra geral do local da incidência, sendo devido no Município do domicílio do tomador.

    D – Correto! Isenção ou imunidade não afetam a responsabilidade tributária. A própria LC 116 traz exemplos disso:

    "Art. 6º (...)

    § 2o Sem prejuízo do disposto no caput e no § 1o deste artigo, são responsáveis:

     (...)

     II – a pessoa jurídica, ainda que imune ou isenta, tomadora ou intermediária dos serviços descritos nos subitens 3.05, 7.02, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.12, 7.14, 7.15, 7.16, 7.17, 7.19, 11.02, 17.05 e 17.10 da lista anexa."

              E - Incorreta, conforme § 1º do art. 6º da lei:

    Art. 6º (...)

     

    § 1º Os responsáveis a que se refere este artigo estão obrigados ao recolhimento integral do imposto devido, multa e acréscimos legais, independentemente de ter sido efetuada sua retenção na fonte."

     

    Gabarito D

  • A. A atribuição da responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa mantém inalterada a responsabilidade do contribuinte principal.

    (ERRADO) Altera a responsabilidade (art. 6º LC 116/03)

    B. Esse imposto é considerado devido no domicílio das administradoras de cartão de crédito e nas operações feitas em terminais eletrônicos.

    (ERRADO) É devido no domicílio do tomador do serviço (art. 6º, §4º, LC 116/03)

    C. A modificação de domicílio tributário é vedada ao tomador do serviço no caso de arrendamento mercantil.

    (ERRADO) Não existe essa vedação na lei (art. 6º, §3º, LC 116/03)

    D. A pessoa jurídica imune ou isenta do ISSQN pode ser responsável pelo respectivo crédito tributário.

    (CERTO) (art. 6º, §2º, II, LC 116/03)

    E. O responsável estará obrigado ao recolhimento integral das multas e acréscimos legais somente quando faltar ao dever de efetuar a retenção do ISSQN na fonte.

    (ERRADO) Permanece a responsabilidade ainda que tenha retido o imposto na fonte (art. 6º, §1º, LC 116/03)