SóProvas


ID
2566843
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

      Segundo Fernandes e Abreu (2014), vários são os motivos para a Governança de TI (Tecnologia da Informação) e, entre eles, podem ser citados: TI como prestadora de serviços, Integração Tecnológica, Ambiente de Negócios, Dependência do Negócio em relação à TI, Segurança da Informação, Marcos de Regulação etc.

      Ainda, de acordo com o IT Governance Institute (2007b), “a governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e os objetivos da organização”.

      Vários são os modelos de melhores práticas que podem ser implementados para uma melhor Governança da TI, e dois desses modelos se destacam no mercado: ITIL e COBIT.

      ITIL é a sigla de Information Technology Infrastructure Library e significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, e surgiu a partir da década de 80 com o nome de GITIM (Government Information Technology Infrastructure Method) ou Método de Governo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Em 1989 o GITIM foi renomeado para ITIL, daí surgiu, então, o ITIL V1, que era composto por 31 livros. Depois de algumas revisões o ITIL chegou à versão 3, no ano de 2011, denominado ITIL V3 edição 2011, composto por cinco livros, baseados em serviços, e não é uma regra obrigatória a ser seguida, mas um conjunto de recomendações baseadas em boas práticas de Gerenciamento de Serviços de TI. 

      O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) ou Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização foi criado em 1994 pela ISACF (Information Audit and Control Foundation). Em 1998 foi publicada a segunda edição e a terceira em 2000 pelo IT Governance Institute (ITGI), órgão ligado à ISACA, com o objetivo de promover um melhor entendimento e a adoção dos princípios de Governança de TI. O COBIT está na versão 5, lançado em 2012, e é composto por 5 domínios, com 37 processos, divididos em Governança e Gerenciamento. 

A questão refere-se a ITIL v3 E COBIT 5.

No ITIL v3, o Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI contempla um ciclo de vida das atividades a serem planejadas e executadas que são divididas em quatro fases. Cada uma dessas fases possui algumas atividades específicas. Uma delas é testar o plano de continuidade de serviço de TI. Qual é a fase referente a essa atividade?

Alternativas
Comentários
  • Na fase de Iniciação são feitas atividade de "levantamento dos requisitos necessários para cumprir o acordo de nivel de serviço.

    Na fase de Operação, o serviço é colocado "pra funcionar", isto é, depois das atividades de iniciação e implementação o serviço poderá ser entregue para uso ao cliente.

    Na fase de Implementação ocorre todo o processo de desenvolvimento do serviço, inclusive os testes necessários.

    A fase de Requerimento e estratégia diz respeito às atividades que precedem a fase de iniciação.

    Gabarito: Letra C

  • CICLO DE VIDA DO GERENCIAMENTO DE CONTINUIDADE DO SERVIÇO DE TI:

    INICIAÇÃO (define política, escopo);

    REQUISITOS E ESTRATÉGIA (Analisa o impacto no negócio, avalia risco, monta estratégia de continuidade);

    IMPLEMENTAÇÃO (desenvolve o plano de continuidade, desenvolve planos de TI e de recuperação, testes iniciais); 

    OPERAÇÃO (conscientização, treinamento, revisão, auditoria)

     

     

    At.te

    Foco na missão

  • GAB LETRA C

    INICIAÇÃO -> Define políticas, escopo e iniciar um projeto

    REQUISITOS DE ESTRATÉGIA -> Analise de impacto no negócio, Avaliação de risco, Estratégia de continuidade de serviços de TI.

    IMPLEMENTAÇÃO -> DESENVOLVER PLANOS DE CONTINUIDADE , Desenvolver planos de ti, recuperação e procedimento, redução de riscos e implementação, testes iniciais.

    OPERAÇÃO -> Conscientização, treinamento e educação, Revisão e auditoria, testes , gerenciamento de mudança.

    Guia de referência pag 69