-
O gabarito é Errado.
Gerenciar operação não tem a ver com projetos do PMBOK, pois são atividades contínuas e repetitivas.
-
Não acho que o gabarito está errado pelo que o colega falou.
O erro está em falar que o Gerenciamento de Tempo trata de recuperação, ele está mais relacionado ao planejamento do que à reação a incidentes.
-
O item II pode ser atendido com a implantação em conjunto do gerenciamento de incidentes da operação de serviços do ITIL v3 e com a área de conhecimento gerenciamento do tempo do projeto do PMBOK.
O item está correto quando afirma que gerenciamento de incidentes do ITIL v3 corresponde a: "...garantia de que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quanto possível e que o impacto no negócio seja minimizado."
No entanto a área de conhecimento gerenciamento do tempo PMBOK possui processos como: definir atividades, estimar duração atividades, definir cronograma e outros, não sendo viável sua utilização para respostas rápidas com intuito de minimizar impacto.
-
O item II pode ser atendido com a implantação em conjunto do Gerenciamento da continuidade dos serviços de TI do Itil v3.
-
Gestão de incidentes busca sim restaurar o serviço em seu nível normal de operação o quanto antes!
Gestão de continuidade busca implementar uma política de continuidade para os serviços e processos vitais da organização
Gestão de tempo do PMBOK está relacionada com a organização e sequenciamento das atividades, bem como a reserva de recursos e a estimativa de duração. Ou seja, ligado à cronograma!
Item errado quando àquilo que foi disposto sobre PMBOK
-
PMBOK é guia de gerenciamento do projetos! Um projeto existe para criar algo novo, precisa de planejamento etc. PMBOK nada tem a ver com recuperação de serviços o mais rápido possível. Quanto ao gerenciamento de incidentes está correto.
-
O Único intuito da CESPE em misturar PMBOK com ITIL é só confundir e eliminar candidato!
ITIL => Gerenciamento de serviços ( inclui processos )
PMBOK => Gerenciamento de projetos (escopo, tempo, custo e qualidade )
-
Observem o destaque no item II
II Há necessidade de implantar um processo que seja responsável por gerenciar o ciclo de vida das ações concernentes à garantia de que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quanto possível e que o impacto no negócio seja minimizado.
Esses destaques fazem parte do Gerenciamento de Mudança na Transição
-
Concordo com Marcelo em partes, como querem implantar esse novo processo, então isso está no livro de transição de serviço, no entanto, como falou em implantar, então o gerente de Liberação e Implantação que será responsável por isso, o gerente de mudança só vai aprovar ou não isso, mas nunca implementar.
-
O erro da questão está em associar um processo da Operação de Serviços, incidente, com uma área do PMBOK. Nessa etapa de operação de serviços da ITIL, não existe mais um projeto em andamento, pois o produto já foi entregue. Por conseguinte, não há área correspondente.
-
O item II pode ser atendido com a implantação em conjunto do gerenciamento da CONTINUIDADE DO SERVIÇO do ITIL v3 e com a área de conhecimento gerenciamento do RISCO do projeto do PMBOK.
-
Comentário correto é o do Rafael, podem ignorar o resto