SóProvas


ID
2567416
Banca
FCC
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Além do ato instintivo, inconsciente, automático, puramente reflexo, evitação do sentimento doloroso, ocorre a infindável série dos gestos intencionais, expressando o pensamento pela mímica, convencionada através do tempo. Essa Signe Language, Gebärdensprache, Langue per Signes, Language per Gestes, tem merecido ensaios de penetração psicológica, indicando a importância capital como índices do desenvolvimento mental.

      Desta forma o homem liberta e exterioriza o pensamento pela imagem gesticulada, com áreas mais vastas no plano da compreensão e expansão que o idioma. Primeira forma da comunicação humana, mantém sua prestigiosa eficiência em todos os recantos do mundo. As pesquisas sobre antiguidade e valorização de certos gestos, depoimentos insofismáveis de certos temperamentos pessoais e coletivos, índices de moléstias nervosas, apaixonam estudiosos.

      A correlação dos gestos com os centros cerebrais, ativando-lhes a capacidade criadora, e não esses àqueles, possui, presentemente, alto número de defensores. Esclarecem-se, atualmente, a antiguidade e potência intelectual da Mímica como documento vivo, milenar e contemporâneo, individual e coletivo.

      Não havendo obrigatoriedade do ensino mas sua indispensabilidade no ajustamento da conduta social, todos nós aprendemos o gesto desde a infância e não abandonamos seu uso pela existência inteira. Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível.

      Não existe, logicamente, a mesma tradução literal para cada gesto, universalmente conhecido. Na famosa estória popular da Disputa por Acenos, cada antagonista entendia o gesto contrário de acordo com seu interesse. Negativa e afirmativa, gesto de cabeça na horizontal e vertical, têm significação inversa para chineses e ocidentais. Estirar a língua é insulto na Europa e América, é saudação respeitosa no Tibete. Vênias, baixar a cabeça, curvar os ombros, ajoelhar-se, elevar a mão à fronte, são universais. A mecânica da adaptação necessária a outras finalidades de convívio explica a multiplicação.

(Adaptado de: CASCUDO, Câmara, “Prefácio”, em História dos Nossos Gestos. Edição digital. Rio de Janeiro: Global, 2012) 

Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível. (4° parágrafo)


As afirmativas abaixo se referem à pontuação da frase acima.


I. Suprimindo-se as vírgulas que isolam o trecho de mão e cabeça, pode-se supor que há outros gestos tão antigos quanto os descritos por este segmento.

II. As vírgulas que isolam o segmento história, viagem, teatro, poemas podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para o sentido e a correção.

III. O segmento no gesto não pode ser isolado por vírgulas, uma vez que complementa o sentido do verbo imediatamente anterior.


É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Suprimindo-se as vírgulas que isolam o trecho de mão e cabeça, pode-se supor que há outros gestos tão antigos quanto os descritos por este segmento.

     

    CORRETA: Caso as vírgulas sejam retiradas, o período passará a ter sentido restritivo, indicando que o autor está falando apenas dos gestos de mão e cabeça, dando assim a possibilidade de haver outros gestos tão antigos quanto estes, como gestos com o pé, por exemplo.

     

    II. As vírgulas que isolam o segmento história, viagem, teatro, poemas podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para o sentido e a correção.

     

    CORRETA: O trecho referido é um aposto expositivo, por conseguinte, pode ser isolado tanto por vírgulas como por travessões ou parênteses. 

     

    III. O segmento no gesto não pode ser isolado por vírgulas, uma vez que complementa o sentido do verbo imediatamente anterior.

     

    ERRADA: O segmento descrito é um adjunto de curta extensão que foi deslocado, sendo assim, as vírgulas são facultativas. Podem ou não ser colocadas a critério do autor. 

    OBS: O complemento do verbo mostrar é o segmento sua grandeza. Quem mostra, mostra algo a alguém.

     

     

  • II. Pode ser substituida pela ''cara do chinês'' (—,,—). Vírgulas, travessões ou parênteses.

  • III. O segmento no gesto não pode ser isolado por vírgulas, uma vez que complementa o sentido do verbo imediatamente anterior.

    Gostaria que, se possível, alguém me explicasse o porquê de "no gesto" ser um adjunto adverbial (de lugar eu presumo), visto que "no gesto'' não representa uma lugar, e sim um objeto. Na minha opinião seria um complemento do verbo "mostrar" sim, seria um obejto indireto que responderia a pergunta: "Quem mostra, mostra ALGO (OD) em alguma COISA (OI) ou em algum LUGAR (A.ADV)". 

     

  • no gesto não existe na frase e sim os gestos

  • Gabarito "B"

     

    Primeira vez NA VIDA que vejo usar os travessões para separar termos DENTRO de uma sequência. SEMPRE foi posto que os travessões vêm no início e no fim de um termo ou sequência. E olha que essa regra não é nova. OU seja, FCC em modo RETARDO MENTAL para inventar moda. CESPE e FGV vão ficar putinhos porque dessa vez a FCC conseguiu inventar uma MERDA antes deles

     

    E sempre é bom lembrar a analogia com uma Redação: Ninguém em sâ consciência pensaria em separar termos usando travessões como na questão se estivesse fazendo uma Redação Discursiva na prova. A banca simplesmente meteria a caneta sem dó. .

  • banca ñ inventa nada,, oque ñ está em gramaticas tradicionais consta na do brechara. 

  • Candidatos, cuidado!
    Tem comentários equivocados aqui sobre a assertiva II.

    Diferente do que alguns estão dizendo, ela não aborda a substituição das vírgulas entre os termos "história" "viagem" , "teatro" e "poemas"

    Mas sim, a substituição das vírgulas que isolam o segmento "história, viagem, teatro, poemas".

    Portanto, a assertiva não propõe a construção históra-viagem-teatro-poemas.
    O que ela propõe é a construção - história, viagem, teatro, poemas - 
     

    Portanto, a II está Correta.

    Bons Estudos!

  • Essa questão poderia ser anulada.

    No ítem II, há uma enumeração de ítens,   Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível. (4° parágrafo)

     

    Difícil de verdade, enxergar isso como aposto. 

  • A grande questão no enunciado do item II que me fez errar - e muita gente também - é que, no meu caso, faltou atenção. o enunciado é claro: "As vírgulas QUE ISOLAM O SEGMENTO...". portanto, apenas as vírgulas que isolam o segmento devems er substituídas, não TODAS as vírgulas do segmento (ficaria bem estranha a construção históra-viagem-teatro-poemas.).

     

    Esse é o ponto do item II que me derrubou (muita gente também).

  • mvb analista matou a charada eu li rápido e errei essa.

  • Fiz a prova de técnico, estava muito boa. Em relação aos itens:

    Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível. (4° parágrafo)

    I. Suprimindo-se as vírgulas que isolam o trecho de mão e cabeça, pode-se supor que há outros gestos tão antigos quanto os descritos por este segmento. No texto, considerando as vírgulas, passa uma ideaia de explicação, generalizando o aposto. Quando se retira as vírgulas há mudança sintática, passando a adjunto adnominal, tendo como uma de suas funções restringir o termo, caracterizá-lo. - Item correto

    II. As vírgulas que isolam o segmento história, viagem, teatro, poemas podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para o sentido e a correção. - Notemos que se trata de uma enumeração e não há óbice em realizar a troa por travessão, parenteses, ponto e virgula - Item correto.

    III. O segmento no gesto não pode ser isolado por vírgulas, uma vez que complementa o sentido do verbo imediatamente anterior. Não se trata de um complemento verbal, mas sim de adj, adverbial. O termo que complementa o verbo é: "sua grandeza de expressão insubstituível" - Item errado.

    Bons estudos, não menospreze seu início.

     

  • Me torei na má interpretação da alternativa dois, kkkkk. É como o colega citou anteriormente, esses travessões separariam: história, viagem, teatro, poemas. Logo, ficaria: - história, viagem, teatro, poemas-, ou seja, teriam a mesma função sintática (explicativa/enumerativa) dos parênteses, por exemplo.

    abx

  • Mesmo levando em consideração os comentários dos colegas, acho que a alternativa II torna a questão anulável. Considerem o seguinte, eu estou de acordo que travessões podeeriam ser usados para isolar um seguimento em que há uma enumeração -- como é o caso no texto. No entanto, se travessões isolassem o trecho proposto na alternativa, isto é, história, viagem, teatro, poemas, deixariam de fora o primeiro item da enumeração que está no texto: 

    "Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica -- história, viagem, teatro, poemas -- mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível."

     

    A meu ver, o uso correto dos travessões deveria ser de uma forma que englobasse TODOS OS ELEMENTOS da enumeração, abrangendo "toda literatura clássica". 

     

    É uma infelicidade que os professores do QC não considerem os comentários dos alunos ao comentar questões. No fim das contas, mesmo com as observações interessantes dos colegas, continuo achando que a alternativa não é boa.

     

  • FRASE: Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível.

     

    QUESTÃO II. As vírgulas que isolam o segmento história, viagem, teatro, poemas podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para o sentido e a correção.

     

    Pelo que entendi prestando bem atenção no trecho é isso: história, viagem, teatro, poemas é um aposto explicativo, pois explica exemplos de literatura clássica. Podemos perceber isso pelo verbo "mostra" logo após. Eles está no singular, que mostra que o que vem antes não é uma enumeração. Se fosse o verbo teria que concordar com tudo aquilo:  Literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostram. Ao colocar o parêntese fica muito fácil de perceber que não se trata de uma enumeração e que a literatura clássica é o sujeito. Olhem: "Toda literatura clássica (história, viagem, teatro, poemas) mostra ..."

  • Questão caprichosa no erro, viu! kkkkkk Conhecimento gramatical com uma boa pitada de interepretação de enunciado.

  • GAB: B

     

    CASOS DE VÍRGULA                                                                                 

    - Isolar expressão de natureza explicativa (ou seja, isto é, vale dizer, quer dizer, ou melhor, ou ainda...).
    ex: O Brasil é um país rico, ou seja, dispõe de muitos recursos.

    - Separar itens de enumeração (termos coordenados/ mesma classe/ mesma função).
    ex: O Brasil enfrenta problemas econômicos, políticos, sociais.

     

    CASO DE TRAVESSÃO

    - Duplo travessão é aplicado no mesmo caso de entre vírgulas, sugere mais ênfase.

     

    OBS: Concluindo, leiam o comentário do Guilherme Silva, é a interpretação mais correta.

     

    Fonte: Flavia Rita (português descomplicado)

     

  • questão maravilhosa

  • II. As vírgulas que isolam o segmento história, viagem, teatro, poemas podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para o sentido e a correção.

     

    HAVERIA PREJUIÍZO DO SENTIDO, A MEU VER, POIS A ENUMERAÇÃO FAZ UM ENCADEAMENTO DE TERMOS INDEPENDENTES, JÁ COM O TRAVESSÃO HÁ A IDEIA DE EXPLICAÇÃO DO TERMO ANTERIOR.

     

    Exemplo: Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível. --> A ideia aqui é de que literatura clássica, história, viagem, teatro e poema são coisas independentes, ou seja, os desenhos estão registrando cada uma delas. A ideia subentendida pode ser escrita assim: "[...]" registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, e toda hisória, e toda viagem, e todo teatro, e poemas"

     

    Exemplo com a proposta da banca: Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica -- história, viagem, teatro, poemas --,  mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível. --> Veja que a ideia agora é de que história, viagem, teatro e poemas são elementos contidos na literatura, a qual fora registrada pelos desenhos. 

     

    Há, portanto, sensível mudança de sentido.

  • Importante mencionar que esse item só está correto porque a palavra segmento está no singular. Se ela estivesse no plural, já tornaria a questão errada.

    II. As vírgulas que isolam o segmento história, viagem, teatro, poemas podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para o sentido e a correção.

  • II. As vírgulas que isolam o segmento história, viagem, teatro, poemas podem ser substituídas por travessões, sem prejuízo para o sentido e a correção.

    "(...) toda literatura clássica - história - viagem - teatro - poemas - mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível. (4° parágrafo) "

    Abriu com travessão fecha com travessão; abriu com vírgula fecha com vírgula.

    Correto

     

  • Explicaram muito bem. Então para fixar:

    Sem virgula = sentido restritivo

    com vírgula = explicativo

     

  • Quem "matou" a questão foi o RAFAEL S. (ali está a resposta do item II).

  • Não atentei para o detalhe da questão e analisei conforme mvb analista mencionou.

  • Renato trata-se da diferença entre as orações adjetivas restritivas e explicativas: quando se usa a vírgula constroí-se um sentido explicativo e a expressão "de mãos e cabeça" passam a explicar o sentido da expressão "gestos mais aintigos". Por outro lado quando não há vírgulas temos uma expressão restritiva que significaria que dentre os gestos mais antigos os de mãos e cabeça.... logo ele amplia o sentido dos gestos mais antigos para outros gestos que não os de mãos e cabeças.

    Se eu digo: Minha irmã, que é dentista, mora nos Estados Unidos - estou explicando que tenho apenas uma irmã e que ela mora nos EUA
    Mas se eu digo: Minha irmã que é dentista mora nos Estados Unidos - estou restringindo dentre o grupo de irmãs que eu tenho aquela que é dentista e afirmando que essa irmã, especificada dentro de um grupo maior de irmãs mora nos EUA

    Espero ter contribuído

  • Concordo com Fabrício de Jesus

  • Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica... Aposto explicativo

    Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos de mão e cabeça e toda literatura clássica... Sem vírgulas, aposto especificador.

  • Pensei como o Frabricio Jesus.

  • Passando a frase para a ordem direta: Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e sua grandesa de expressão insubstituível mostra no gesto toda literatura clássica, história, viagem, Teatro, poemas. Reflitam...
  • termo entre vírgulas ,......., significa tudo (ser único)

    suprimindo(retirando) as virgulas muda o sentido (semântica): restringe, ou seja, existem outros, além disso.

  • Se liga no item III. Tem justificativa errada (na parte do complemento). O cara simplesmente ignorou a função de " no gesto ". Nessa questão deu para acertar errando na justificativa. E na próxima?

  • O comentário do professor é esclarecedor.

  • Errei a questão e demorei um pouco para compreender. O ítem que me causou maior dúvida foi o primeiro

    "Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível. (4° parágrafo)

    A parte destacada em vermelho  é  isolada por vírgulas e nesse sentido apresenta a seguinte ideia:  

    "Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos,de mão e cabeça.

    Temos aqui gestos mais antigos referem-se aos gestos de mão e cabeça 

     

    Ao retirarmos as vírgulas, esses gestos mais antigos não precisam serem de mão e cabeça, podem ser outros gestos, como gestos antigos de coçar a orelha, etc...

     

    Por isso ítem correto! Foi assim que compreendi a questão

  • É realmente difícil de enxergar esses elementos como aposto, mas como o Rafael S. mesmo falou, o verbo mostrar no singular indica que não pode tratar-se de um sujeito composto.

  • Exemplos do professor que ajudam a entender o item I:

    SEM VÍRGULA:

    Ex: Minha irmã Maria foi para a Europa ----> Entende-se que eu tenho outras irmãs além da Maria.

    COM VÍRGULA

    Ex: Minha irmã, Maria, foi para a Europa ----> Entende-se que eu só tenho uma irmã, a Maria.

  • Os desenhos paleolíticos registram os gestos mais antigos, de mão e cabeça, e toda literatura clássica, história, viagem, teatro, poemas, mostra no gesto sua grandeza de expressão insubstituível. (4° parágrafo)

    Verbo registrar - VTD.

    Só em pensar que no gesto incia com a preposição em, já dava para marcar o item como errada, pois o complemento do VTD é OD (em regra sem preposição).

  • Quem faz bastante questões da FCC percebe uma repetição de perguntas, mesmo que indiretamente! O inciso l é um exemplo...consegui matá-lo justamente por já ter visto, nesse mesmo estilo, em outras provas da banca!

    Aquela mesma regra de restrição, ao tirar a vírgula, é usada aí!

  • Eu heim , se vc tá restringindo ao tirar as vírgulas . Como isso Arnaldo ?
  • Item III: "no gesto" é um adj. adv. de modo. No caso dos adjuntos adverbiais, quando deslocados, o uso da vírgula é OPCIONAL. Logo, o referido termo pode, sim, ser isolado por vírgulas.

    "(...) e toda literatura clássica (suj), história, viagem, teatro, poemas, (aposto) mostra (VTD), no gesto, (adj. adv. de modo) sua grandeza de expressão insubstituível (OD)."