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ID
2567743
Banca
FCC
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural à diversão tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

      O que fez o Ocidente ir resvalando para uma civilização desse tipo? O bem-estar que se seguiu aos anos de privações da Segunda Guerra Mundial e à escassez dos primeiros anos pós-guerra. Depois dessa etapa duríssima, seguiu-se um período de extraordinário desenvolvimento econômico. As classes médias cresceram e a mobilidade social se intensificou. O bem-estar e o espaço ocupado pelo ócio no mundo desenvolvido constituíram notável estímulo para as indústrias da diversão, promovidas pela publicidade, mestra de nosso tempo. Não se entediar e evitar o que perturba e angustia passou a ser, para setores sociais cada vez mais amplos da pirâmide social, o preceito de toda uma geração, aquilo que Ortega y Gasset chamava de “espírito de nosso tempo”.

(Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Edição digital. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012) 

Atente para as afirmações abaixo:


I. No primeiro parágrafo, o autor aponta para algumas das consequências negativas do modo de vida estabelecido na chamada civilização do espetáculo, como o aumento do jornalismo irresponsável e o temor ao tédio.

II. O surgimento da publicidade é apontado no texto como responsável pela banalização da cultura, fenômeno que se acentua a partir do crescimento das classes médias na segunda metade do século XX, que passaram a consumir cada vez mais produtos industrializados em detrimento da erudição.

III. No texto, questiona-se a tese de que a paixão universal pela diversão seja decorrência do desenvolvimento econômico observado após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a ela se seguiu um período de notável escassez.


Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. No primeiro parágrafo, o autor aponta para algumas das consequências negativas do modo de vida estabelecido na chamada civilização do espetáculo, como o aumento do jornalismo irresponsável e o temor ao tédio.

    II. O surgimento da publicidade é apontado no texto como responsável pela banalização da cultura, fenômeno que se acentua a partir do crescimento das classes médias na segunda metade do século XX, que passaram a consumir cada vez mais produtos industrializados em detrimento da erudição. -> da leitura do 2 paragrafo nao consta nada acerca de que a publicidade tenha sido a RESPONSAVEL pela banalização da cultura.

    III. No texto, questiona-se a tese de que a paixão universal pela diversão seja decorrência do desenvolvimento econômico observado após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a ela se seguiu um período de notável escassez. => na verdade, nao está questionando a tese. É justamente o contrário. Está a afirmativa afirmando a tese. Ou ratificando a tese.

     

    se nao fosse a III teria acertado a questao.

     

    se vc acertou, meus parabens rs

     

  • FUNDAMENTO:

     

     

    I. No primeiro parágrafo, o autor aponta para algumas das consequências negativas do modo de vida estabelecido na chamada civilização do espetáculo, como o aumento do jornalismo irresponsável e o temor ao tédio.

     

    ( 1ª PARÁGRAFO = O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural à diversão tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo. )

     

     

     

     

     

    II. O surgimento da publicidade é apontado no texto como responsável pela banalização da cultura, fenômeno que se acentua a partir do crescimento das classes médias na segunda metade do século XX, que passaram a consumir cada vez mais produtos industrializados em detrimento da erudição.

     

    ( MEU DELS, QUE VIAGEM.. O TEXTO NEM MENCIONA SÉCULO XX.. ERRO DE EXTRAPOLAÇÃO..)

     

     

     

     

     

    III. No texto, questiona-se a tese de que a paixão universal pela diversão seja decorrência do desenvolvimento econômico observado após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a ela se seguiu um período de notável escassez.

     

    ( QUESTIONA NÃO, MUITO PELO CONTRÁRIO .. ERRO DE CONTRADIÇÃO AO TEXTO..)

     

     

     

     

    GAB  C

  • I. Correta.

     

    II. há erro de extrapolação. O texto não afirma que as classes médias "passaram a consumir cada vez mais produtos industrializados em detrimento da erudição".

     

    III. a alternativa afirma que após a Segunda Guerra Mundial se seguiu um período de notável escassez, mas o texto afirma exatamente  o oposto: "Depois dessa etapa duríssima, seguiu-se um período de extraordinário desenvolvimento econômico".

     

    Qualquer erro, inbox.

  • Acertei, mas eliminado as mais incorretas.
    Não concordo plenamente com a I.

    I. No primeiro parágrafo, o autor aponta para algumas das consequências negativas do modo de vida estabelecido na chamada civilização do espetáculo, como o aumento do jornalismo irresponsável e o temor ao tédio.

    civilização do espetáculo--> consequências inesperadas:a proliferação do jornalismo irresponsável.


    Na verdade o temor ao tédio no primeiro parágrafo não é citado explicitamente o que ele diz é sobre escapar do tédio.
    e para mim escapar do tédio é um dos valores/características da civilização do espetáculo, e não consequência.

    II. O surgimento da publicidade é apontado no texto como responsável pela banalização da cultura, fenômeno que se acentua a partir do crescimento das classes médias na segunda metade do século XX, que passaram a consumir cada vez mais produtos industrializados em detrimento da erudição. ERRADA

    A única coisa de publicidade que fala no texto é que a publicidade promove as indústrias da diversão e que ela é maestra do nosso tempo.
    Vide em: "O bem-estar e o espaço ocupado pelo ócio no mundo desenvolvido constituíram notável estímulo para as indústrias da diversão, promovidas pela publicidade, mestra de nosso tempo."

    III. No texto, questiona-se a tese de que a paixão universal pela diversão seja decorrência do desenvolvimento econômico observado após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a ela se seguiu um período de notável escassez. ERRADA

    divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal (parágrafo 1)
    Decorrente do "O bem-estar que se seguiu aos anos de privações da Segunda Guerra Mundial e à escassez dos primeiros anos pós-guerra. 
    Depois dessa etapa duríssima, seguiu-se um período de extraordinário desenvolvimento econômico.

  • Na minha visão não tem resposta certa. Temor ao tédio não é apontado como consequência negativa, mas como causa da propensão natural à diversão.

  •  I. verdadeira. Não se entediar = temor ao tédio -> o preceito de toda uma geração (paragrafo 2)

    III. Falsa, pois no paragrafo 2 percebemos que o autor concorda com essa ideia, tornando a afirmativa falsa pois fala em questionar (sentido de duvidar)

  •  se eu escapar do tédio e algo negativo? sei n viu. so pra ve pra cre msm viu, mas tudo bem eu aceito.

  • III- No texto, questiona-se a tese de que a paixão universal pela diversão seja decorrência do desenvolvimento econômico observado após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a ela se seguiu um período de notável escassez.

     

    Creio que o erro aqui está em que ele não questiona, ele explica,responde a pergunta feita anteriormente:

     

    O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. 

     

    2§ O que fez o Ocidente ir resvalando para uma civilização desse (retoma o que foi dito , "desse tipo" é a civilização do espetáculo) tipo? O bem-estar que se seguiu aos anos de privações da Segunda Guerra Mundial e à escassez dos primeiros anos pós-guerra. 

  • Podem me corrigir, mas no meu entender o "temor ao tédio" é uma causa e "o aumento do jornalismo irresponsável" é a consequência. Não consigo ver os 2 como consequencia no item I 

  • Em relação a III, creio que o erro não está em ele questionar, tanto que há uma pergunta retórica " O que fez o Ocidente ir resvalando para uma civilização desse tipo? ". Assim, ele faz sim um questionamento.

    Pergunta retórica é uma interrogação que não tem como objetivo obter uma resposta, mas sim estimular a reflexão do individuo sobre determinado assunto.
    https://www.significados.com.br/pergunta-retorica/

    O erro está em afirma que " a tese de que a paixão universal pela diversão seja decorrência do desenvolvimento ". Não é decorrência do desenvolvimento ecoômico, o desenvolvimento econômico é só um dos fatores que contribui para " Ocidente ir resvalando para uma civilização desse tipo"

  • Errei a questão! Mas depois de analisar os comentários dos colegas, observei que a chave para acertar a questão...foi observar que no item III, não há nenhum questionamento sobre a tese, o autor apenas afirma ou ratifica! Vivendo e apreendendo!

     

    Desistir? Não está nos meus planos! Fé em Deus ! Vai dar certo!

  • em nenhum momento no texto ele faz qualquer referencia entre paixao unviersal e a segunda guerra. 

  • Em nenhum momento fala que as pessoas tem especificamente o sentimento de medo em relação ao tédio, apenas que buscam evitá-lo. As pessoas evitam o tédio porque ele é chato. Agora me digam, vocês têm medo do que é chato?

  • Quanto ao item III: após a 2ª Guerra houve desenvolvimento econômico.

     

    Quanto ao item I: DIFERENTE DOS ITENS II E III, observe que no item I nem o enunciado diz "conforme o texto/ segundo as ideias do autor/ depreende-se", etc, nem o próprio item I diz nada do tipo. Logo, o item I seria uma construção a par do texto. Única forma que vi para justificar.

  • Pra mim temor ao tédio é causa. Essas de interpretação tá punk, tenho errado bastante.

  • Temor ao tédio não pode ser causa pois, como diz o texto, a causa de todos esses males descritos é: a transformação da propensão natural à diversão em valor supremo.

    Não existe uma propensão natural de temor ao tédio, existe uma propensão natural à diversão, que quando é transformada em valor supremo, nos leva a ter um pavor excessivo pelo tédio

  • NENHUM DOS ITENS ESTÃO CORRETOS!

    -No item 1  o temor ao tédio é uma causa, cujas consequências são:

    banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

     

    -No item 2 como já dito pelos colegas há  extrapolação de termos. O texto não cita ''a segunda metade do século XX''.

     

    -No item 3 Não há nenhum questionamento  da paixão universal pela diversão, isso é afirmado claramente no início do segundo parágrafo.

     

    #táfodaviu

  • Em relação ao item II acho que a resposta encontra-se nesse trecho: "O que fez o Ocidente ir resvalando para uma civilização desse tipo? O bem-estar que se seguiu aos anos de privações da Segunda Guerra Mundial e à escassez dos primeiros anos pós-guerra."

     

    Ou seja não foi o surgimento da publicidade como o responsável pela banalização da cultura.

     

    Depois o autor completa com esse trecho "Depois dessa etapa duríssima, seguiu-se um período de extraordinário desenvolvimento econômico. As classes médias cresceram e a mobilidade social se intensificou."

     

    Em seguida, ele fala da publicidade mas apenas afirma que ela é uma mestra de nosso tempo. 

  • marquei a D ate pude ter viajado no romano 3, mas essa questão deveria ser anulada, porque em nenhum momento o texto fala em temor ao tédio e nem deixa margem, para interpretar temor ao tedio .

     

  • Na minha opinião, não há resposta certa. 

    Questão I: O temor ao tédio, segundo o texto, é causa e não consequência.

    Questão II:  Há extrapolação

    Questão III: Não há questionamento. O autor defende sua opinião.

    Marquei a letra C, pois achei a questão I menos absurda.

  • A I é a menos errada. Na minha opiniao o temor ao tédio é mais causa que consequencia do modo de vida da sociedade citado no texto. 

     

    No entando, a II e a III sao totalmente absurdas, nao restando outra opçao. 

  • PÉSSIMA QUUESTÃO

  • Questão contraditória nos itens I e III

  • Galera, sem discussão quanto aos erros de II e III, ok?

     

    Agora  para ver a I como verdadeira, basta pensar: Temor é algo bom? Na maioria esmagadora dos casos não!

    Sim, o temor ao tédio não é citado no texto junto à enumeração acerca das consequências negativas, MAS pode-se, a partir da resposta à pergunta que fiz, colocá-lo como efeito negativo, concordam?

  • Questão desonesta!

     

    propensão natural à diversão tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

    Por que existem essas consequencias? 

    Porque o mundo passou a priorizar o entretenimento ( onde escapar do tédio e diverti-se) é paixão universal. 

    O medo de ficar entediado é causa que leva a banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

  • Eu me passei legal, jurava que o ||| estava correto. Carine, concordo ctg, penso da mesma forma e faço das suas palavras as minhas...Essa interpretação da fcc ta meio maconhada :/

  • O menos errado e que coincide um pouco com o texto é o item I. Demorei um pouco para marcar a resposta "correta".

  • CAUSA: Em uma sociedade onde o 1º lugar da escala de valores é ocupado pelo entretenimento

    CONSEQUÊNCIA: você se entretém, ou seja, se diverte e escapa do tédio.

  • Sobre o item III - No texto não há indicação de que a paixão universal pela diversão surgiu no período de desenvolvimento pós Segunda Guerra Mundial, mas sim que o OCIDENTE seguiu nessa direção após esse período. 

  • Engraçado, questões que 80% acertam eu erro, e questões que quase ninguém acerta eu acerto.

     

    II. O surgimento da publicidade é apontado no texto como responsável pela banalização da cultura, fenômeno que se acentua a partir do crescimento das classes médias na segunda metade do século XX, que passaram a consumir cada vez mais produtos industrializados em detrimento da erudição.

    Errado. 

     

    O autor aponta no páragrafo:  "O que fez o Ocidente ir resvalando para uma civilização desse tipo? O bem-estar que se seguiu aos anos de privações da Segunda Guerra Mundial e à escassez dos primeiros anos pós-guerra. "

     

     

    III. No texto, questiona-se a tese de que a paixão universal pela diversão seja decorrência do desenvolvimento econômico observado após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a ela se seguiu um período de notável escassez.

     

    Errado.

     

    "O que fez o Ocidente ir resvalando para uma civilização desse tipo? O bem-estar que se seguiu aos anos de privações da Segunda Guerra Mundial e à escassez dos primeiros anos pós-guerra."

  • Gabarito - C

     

     

    I. No primeiro parágrafo, o autor aponta para algumas das consequências negativas do modo de vida estabelecido na chamada civilização do espetáculo, como o aumento do jornalismo irresponsável e o temor ao tédio.

     

     

    →  Correto, reparem nos trechos grifados em azul, em que o autor aponta consequências negativas da tal ''fuga do tédio''.

     

     

    1º Parágrafo  -  Mas transformar em valor supremo essa propensão natural à diversão tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

     

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    II. O surgimento da publicidade é apontado no texto como responsável pela banalização da cultura, fenômeno que se acentua a partir do crescimento das classes médias na segunda metade do século XX, que passaram a consumir cada vez mais produtos industrializados em detrimento da erudição.

     

     

    →  Errado, o texto não fala que a publicidade é a culpada, e sim que tranformar o entreterimento em valor supremo gera a banalização da cultura.

     

     

    1º Parágrafo  -  É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural à diversão tem consequências inesperadas.

     

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    III. No texto, questiona-se a tese de que a paixão universal pela diversão seja decorrência do desenvolvimento econômico observado após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a ela se seguiu um período de notável escassez.

     

     

    → Errado, o texto não questiona sobre nada, e sim cria uma base teórica afirmativa sobre os fatos.

     

     

    2º Parágrafo  -  O que fez o Ocidente ir resvalando para uma civilização desse tipo? O bem-estar que se seguiu aos anos de privações da Segunda Guerra Mundial e à escassez dos primeiros anos pós-guerra.

     

     

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    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Pelo amor de Deus! Que gabarito é esse?

    O item I não está certo. O temor ao tédio é a causa para as consequências negativas, e não uma delas! 

    Eu li esse 1 parágrafo umas dez vezes e continuo achando essa questão não tem resposta certa!

  • Comentário excelente do Sérgio Farias. Muito obrigado, amigo.

    (Aliás, não só a ele, mas a todos que ajudam nas seções de comentários.Que Deus os abençoe com a posse no cargo almejado.)

  • Questão que só mede quem supostamente pagou melhor pelo gabarito antes da prova. Sem alternativa correta.

  • 21/02/19 Respondi errado!

    Dai...vc marca a certa e depois vai lá e marca a errada. Odioooo

  • O Vargas Llosa está correto. Pessoal, cuidado que a Netflix e o Instagram vão sequestrar vocês e fazer o seu cérebro virar iogurte.

  • Lendo e relendo o texto, apesar de a explicação do professor no vídeo estar clara, porque ele interpreta o texto (que diz que nossa sociedade faz qualquer coisa pra escapar do tédio), o temor ao tédio, em momento algum, é tido como consequência, mas sim como a causa.

    Ele tanto é a causa que a consequência é a banalização da cultura. Todavia, a banca manteve o gabarito.

  • Complicado, o examinador comete extrapolação clara e o candidato que se ferra!! O primeiro parágrafo não trás essa informação do quesito I, nem por inferência. Talvez, com muita forçação de barra, poder-se-ia extraí-la do texto inteiro.

  • Acertei por eliminação. Realmente o "temor ao tédio" está mais para causa do que consequência, como apontado no texto. Fazendo uma abstração beeeem forçada, o temor ao tédio pode ser os dois, visto que o temor ao tédio leva ao próprio temor ao tédio e "banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo".

  • Entendi foi nada! Pra mim a I está errada.

    temor = falta de tranquilidade, sensação de ameaça; susto.

    escapar = livrar-se de situação perigosa, dolorosa, desagradável etc.; libertar-se, safar-se.

    Pra FCC que costuma ser tão literal, estranhei, e muito!