-
P COMPLEMENTAR :
DICA RÁPIDA DO PROFESSOR RENNÓ SOBRE ESSE ASSUNTO
https://www.youtube.com/watch?v=2R4B8n7azPo
-
LETRA A
Governança Publica - é a capacidade administrativa do Estado em formular e implementar políticas públicas. Este termo destaca a capacidade administrativa do Estado, que passa a ser coordenador/articulador dos vários agentes não governamentais para atingir resultados de interesse público.
Governabilidade refere-se às próprias condições substantivas/materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado (em um regime democrático, claro). Pode ser concebida como a autoridade política do Estado em si, entendida como a capacidade que este tem para agregar os múltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para os curto, médio e longo prazos. (...) É importante lembrar também, como mais um elemento distintivo com a governança, que a fonte ou origem principal da governabilidade são os cidadãos e a cidadania organizada, ou seja, é a partir deles (e da sua capacidade de articulação em partidos, associações e demais instituições representativas) que surgem e se desenvolvem as condições citadas acima como imperativas para a governabilidade plena.
Accountability
Refere-se ao dever de um servidor público de prestar contas do cumprimento de suas atividades ao um organismo de controle, ao parlamento ou à sociedade.
> GOVERNABILIDADE : legitimidade
-> GOVERNANÇA : implementação de politicas públicas
-> ACCOUNTABILITY : prestar contas.
Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!
-
Governança pública é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Relaciona-se com a competência técnica, que abrange as capacidades gerencial, financeira e técnica propriamente dita, e tem nos agentes públicos, em sentido amplo, e nos servidores públicos, em sentido estrito, a sua fonte de origem.
Governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes.
Accountability- Prestação de contas + Responsabilização dos Governantes; responsabilização por uma responsabilidaade outorgada.
-
Complementando:
Acho que o pessoal não atentou para um detalhe: na assertiva I ele fala da governança em uma de suas acepções.
A governança pode ser analisada sob 2 acepções:
a) Governança CORPORATIVA: Na iniciativa privada a governança corporativa representa o modo como as organizações são administradas e controladas, e como interagem com as partes interessadas. ( é o caso da assertiva I )
b) Governança PÚBLICA: é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população, preservando o equilíbrio de poder e interesses entre governo, administração pública e sociedade/cidadãos.
Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo
-
GOVERNABILIDADE - É capacidade política do estado. precisa ser LEGÍTIMO. ( aqui é o famoso jogo político que vemos no congresso)
GOVERNANÇA - Capacidade da administração de executar as políticas públicas
ACCOUNTABILITTY - Prestação de contas da administração para com a sociedade.
Gabarito letra a)
Bons estudos galera
-
GOVERNABILIDADE : legitimidade
GOVERNANÇA : implementação de politicas públicas
ACCOUNTABILITY : prestar contas.
-
GOVERNABILIDADE: Capacidade de identificar necessidades para transformar em politicas públicas (intermediação de interesses)
GOVERNANÇA: Capacidade de Ação para implementar/gerir politicas públicas para o coletivo (aspectos operacionais)
ACCOUNTABILITY: Responsabilização do Agente/Prestação de Contas.
-
Colegas, como já viram que I e II são as corretas e temos comentários excelentes, vou distrinchar aqui um outro ponto.
No item III, temos um conceito que Governança e Governabilidade são conceitos entrelaçados e conexos, para melhor entendimento, é uma forma de dizer que trabalham juntas.
Vamos a um exemplo.
imagine que você esteja morando agora no Egito (que enfrentou diversas revoltas para derrubar o ditador Mubarak). Este país enfrentou uma crise de governabilidade, ou seja, não foi visto pela sua própria população como legítimo para governar o país.Com estas revoltas que aconteceram, certamente diversos serviços públicos foram suspensos (como escolas e hospitais) e vários programas governamentais não foram executados de forma correta. Desta forma, a dificuldade do próprio governo de exercer o poder (governabilidade) acaba afetando a capacidade deste mesmo
governo de viabilizar as políticas públicas (governança), não é mesmo? Entretanto, a falta de governança também pode diminuir a governabilidade.
Estratégia Concursos. Professor Rodrigo Rennó. CGE/RO.
-
Assunto complicado, mas vamo lá...
I. Governança, em uma de suas acepções, representa o modo como as organizações são administradas e controladas e como interagem com as partes interessadas. (CORRETO)
Creio que aqui ele esteja se referindo ao conceito de "nova governança pública" - uma das acepções de governança - , em que é incluída a participação do mercado e da sociedade civil nas decisões - interação com as partes interessadas. Aqui, há uma maior participação da sociedade na formulação de políticas públicas, o que faz com que o Estado deixe mais de lado a execução e passe a ocupar uma posição de administração e controle. Percebam que é um conceito mais amplo de governança.
II. Governabilidade refere-se às condições substantivas do exercício do poder e legitimidade do governo, derivada da relação com a sociedade. (CORRETO)
Governabilidade é o exercício ou capacidade de exercício do poder político com o apoio da sociedade (legitimidade)
Governabilidade = aspectos substantivos/materiais;
Governança = aspectos adjetivos/instrumentais.
OBS.: por ser instrumento da governabilidade para atingir as metas do Estado, a governança pressupõe condições mínimas de governabilidade (Paludo, 2016) - "sem governabilidade é impossível governança" (Caderno Mare nº1).
III. Governança e governabilidade podem ser fundidas em um único metaconceito, correspondente a accountability, própria dos governos democráticos. (ERRADO)
São conceitos diferentes. Accountability, como bem explicado pelos colegas, é a "capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos".
Se estiver errado, corrija-me
Bons estudos!!!
-
O Brasil está sem governança e pior ainda sem governabilidade.
-
Letra (a)
Governança - é um conceito muito cobrado em prova, e está relacionado com a capacidade de implementar eficiente e eficazmente as políticas públicas.
Accountability - é a obrigação que um órgão/entidade possui de prestar contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder.
Carranza
Governabilidade é a capacidade de identificar necessidades e anseios sociais e transformá-los em políticas públicas que produzam resultados na sociedade, dando respostas efetivas aos problemas que pretende enfrentar, Governança seria certamente a capacidade de ação que o Estado possui para implementação das políticas públicas e no atingimento dos objetivos coletivos.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/governanca-x-governabilidade-diferencas-objetivas/50502/
-
GOVERNABILIDADE : legitimidade
GOVERNANÇA : implementação de politicas públicas
ACCOUNTABILITY : prestar contas.
-
Gabarito: Letra A
I. Governança, em uma de suas acepções, representa o modo como as organizações são administradas e controladas e como interagem com as partes interessadas. CORRETO
Segundo Paludo (2017), governança pública, é a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população, preservando o equilíbrio de poder e interesses entre governo, administração pública e sociedade/cidadãos. É o exercício do poder político-administrativo pelo Governo/Administração no gerenciamento e controle da utilização dos recursos (econômicos, sociais, técnicos, infraestrutura etc.) necessários à formulação e implementação de políticas públicas. A governança se refere aos aspectos instrumentais do exercício do poder, ou seja, a capacidade do Estado/Administração de formular e implementar políticas públicas.
II. Governabilidade refere-se às condições substantivas do exercício do poder e legitimidade do governo, derivada da relação com a sociedade. CORRETO
A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser LEGÍTIMO e contar com o APOIO DA POPULAÇÃO E DE SEUS REPRESENTANTES. Governabilidade refere-se à legitimidade, visto que se os governos não forem legitimados não haverá condições necessárias para governar. A fonte ou origem da governabilidade são os cidadãos e a cidadania organizada, os partidos políticos, as associações e demais agrupamentos representativos da sociedade.
III. Governança e governabilidade podem ser fundidas em um único metaconceito, correspondente a accountability, própria dos governos democráticos. ERRADO
Accountability pode ser entendido como a “capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos”. Em auditoria, é “a obrigação de responder por uma responsabilidade outorgada”. Accountability inclui a obrigação de prestar contas, a utilização de boas práticas de gestão e a RESPONSABILIZAÇÃO pelos atos e resultados decorrentes da utilização dos recursos públicos.
-
Accountability = a conta prefeito, cadê as suas contas? Mostra logo, do contrário aciono o MP para te processar e você ser responsabilizado, safado.
Governança = governanta da casa que faz e administra tudo.
Governabilidade = governar + habilidade = habilidade para governar --> o que Dilma não teve.
Resposta: Letra A.
-
Gabarito A:
governan Ç a= administra Ç ão das organiza Ç ões.
governabil IDADE= legitim IDADE do governo devido a relação positiva com a soci EDADE.
aCCOUNTA bility= prestação de CONTAS.
Bons estudos!
-
Gabarito letra AAAAAAAAAAAA
-
A Accountability faz parte da Governança, mas, não faz parte da Governabilidade; Portanto, a assertiva "C" está errada!
-
GOVERNANÇA: diz respeito à capacidade do governo de formular e implementar as suas políticas, isto é, trata-se da competência de praticar as decisões tomadas. Simplificando ainda mais: é a capacidade de governar em sentido técnico.
GOVERNABILIDADE: refere-se à legitimidade do governo, vale dizer, envolve as relações entre os poderes, o sistema partidário, o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação e a aprovação do governo perante a sociedade. Simplificando ainda mais: é a capacidade de governar em sentido político.
Ou seja, a capacidade de tornar efetivas as decisões do governo refere-se à governança, enquanto a capacidade política, resultado da legitimidade do gestor público, refere-se à governabilidade.
ACCOUNTABILITY: diz respeito ao conjunto de regras, ferramentas e procedimentos que levam os gestores governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações. Vale dizer: é todo o mecanismo envolvido na prestação de contas e responsabilização dos agentes públicos.
ACCOUNTABILITY = PRESTAÇÃO DE CONTAS.
-
Eu não vi esse assim, porém, o comando da questão já deu a resposta. (ao meu ver, é claro, gente)
-
Governança = modo de governar (capacidade técnica);
Governabilidade = condições para governar (capacidade política);
Accontability = controle (garante a governança).
-
Complementando pessoal:
Accountability: Prestação de contas, com o fim de responsabilizar, transparência (PRESTAÇÃO DE CONTAS, RESPONSABILIZAR).
Accountability horizontal – Prestação de contas dentro do próprio Estado, MP e tribunal de contas.
Accountability vertical – Voto e eleição, feita pelo povo.
Accountability social – Controle social da sociedade civil organizada, mídia, associações, ongs, não pode ter vínculo com o Estado.
-
Governança: capacidade de implementar eficiente e eficazmente políticas públicas;
Capacidade de governo do Estado;
Capacidade técnica, financeira, gerencial;
Aspectos operacionais;
Ligada com a gestão dos recursos e com a capacidade de governo de implementar as políticas públicas.
-
Governabilidade:
Legitimidade
poder para governar
capacidade política
ligado ao próprio exercício de poder e ás condições materiais e sistêmicas.
-
Parece fácil, mas é chatinho diferenciar e fixar esses dois conceitos.
-
gabarito: A
GovernanÇA = AdministraÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
GovernabilIDADE= legitimIDADE
-
As afirmações I e II apresentam ótimos conceitos de governança e governabilidade, respectivamente. A afirmação III, contudo, está errada.
O conceito accountability é composto, basicamente, pelas seguintes ideias: transparência + dever de prestar contas + responsabilização dos gestores.
Gabarito: A
-
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos conceitos de Governança, Governabilidade e Accountability.
Diante disso, vamos a uma breve conceituação, segundo Paludo (2017):
Governança: Na iniciativa privada a governança corporativa representa o modo como as organizações são administradas e controladas, e como interagem com as partes interessadas. (Paludo, 2017, p. 158).
Governabilidade: refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser Pereira (1998) significa capacidade política de governar, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade". (Paludo, apud Bresser Pereira, 1998).
Accountability: Ana Mota (2006) entende que accountability “consiste na relação obrigacional que determina que quem recebeu um múnus de alguém deve prestar esclarecimentos de seus atos, motivando-os, e, se apurada alguma irregularidade, estará sujeito a sanção". Ou seja, é a obrigação que um órgão/ entidade possui de prestar contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder. (Paludo, apud Ana Mota, 2006).
Posto isso, vamos à análise de cada item.
O item I está certo, pois traz um conceito de Governança Privada, sendo que isso não desqualifica a assertiva, que exige o conceito de governança “em uma de suas acepções". Essa é uma pegadinha, pois a banca tentou confundir o candidato que já decorou o conceito de governança pública, utilizando um conceito de governança privada.
O item II está correto, pois informa componentes da governabilidade, como legitimidade do governo e relação com a sociedade. Segundo Bresser Pereira, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade". (Paludo, apud Bresser Pereira, 1998).
O item III está errado ao afirmar que a junção de Governança e Governabilidade resulta no Accountability, pois não existe essa relação. Accountability é a prestação de contas de determinada autoridade que utiliza recurso de outrem.
Ante o exposto, percebe-se que os itens I e II estão de acordo com os conceitos citados por Paludo. Entretanto, o item III informa um conceito equivocado de Accountability.
Portanto, somente os itens I e II estão corretos.
Gabarito do Professor: A
Fonte:
Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública. 6ª Ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017.
-
LETRA A
-
A III FALOU BONITO , MAS TA ERRADA.