SóProvas


ID
2568298
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere que o sistema de consulta processual de um Tribunal parou de funcionar em um dia repleto de audiências. A equipe de TI identificou que o HD do servidor de Banco de Dados − BD havia queimado. Para reparar a situação, o Sistema Operacional − SO e o BD foram reinstalados em outro HD, mas os dados do BD tiveram que ser restaurados do backup. A equipe de TI demorou 2 horas para reinstalar o SO, o BD e iniciar a restauração. A restauração do backup demorou 1 hora. Considerando que o Tribunal adote as melhores práticas da ITIL v3 edição 2011, o processo Gerenciamento da Disponibilidade, no aspecto maintainability, mede o Tempo Médio Para Reparo − TMPR e o Tempo Médio para Restaurar Serviço − TMRS, que foram, correta e respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C. 

     

    Tempo Médio para Reparo: tempo entre a detecção de uma falha até repará-la. No caso em apreço, a falha é o disco ter queimado. Sendo assim, nossa falha é um servidor que não está operando. O momento em que se passa a ter um novo servidor funcionando é o momento em que a falha é considerada resolvida (ainda que o serviço não esteja disponível ainda). Neste caso, fora 2 horas. 

     

    Tempo Médio para Restaurar o Serviço: tempo que o serviço leva para voltar a funcionar (perspectiva do usuário que acessa o sistema). É o tempo em que ele pode voltar a desempenhar suas atividades normalmente. Como sem restaurar o backup o sistema era inútil para o usuário, esse tempo é incluso na contagem. Para o usuário, foi preciso aguardar 3 horas para poder voltar a usar o sistema. 

  • Gerenciamento da Disponibilidade

     * MTTR (Medium Time To Repair, ou Tempo Médio Para Reparo) – o tempo médio que se leva para reparar uma falha, desde o momento que ela é detectada.

    * MTRS (Medium Time to Restore Service, ou Tempo Médio Para Restaurar o Serviço) – vai além do MTTR, pois compreende também o tempo que o serviço leva para voltar a funcionar.

    * MTBF (Medium Time Between Failures, ou Tempo Médio Entre Falhas) – tempo médio entre falhas, ou seja, período no qual o serviço funciona normalmente.

    * MTBSI (Medium Time Between Service Incidents, ou Tempo Médio Entre Incidentes de Serviço) – é o tempo médio entre a ocorrência de um incidente e outro. O MTBF e o MTBSI são referências para a confiabilidade (reliability) do serviço, ou seja, a medida de quanto tempo o serviço consegue funcionar sem interrupção.

    Bons estudos!

  • I-----------------------------------------I------------------------I

          2H reparar(SO, DB)    +     1H restaurar      = TEMPO TOTAL --> 3HORAS

     

    Não poderia haver a restauração do backup antes do reparo do SO e DB. ;)

     

    Go ahead!!!!

  • Disponibilidade
    MTBF (Média do tempo entre falhas)
    ◦ Uptime
    Manutiblidade
    MTTR (Médio do tempo para reparar)
    ◦ Downtime
    Confiabilidade
    MTBSI (Média do tempo entre incidentes do sistema)
    Sustentabilidade
    MTRS (Médio do tempo para restaurar o serviço)

  • O MTTRS não seria: tempo médio entre INÍCIO INCIDENTE  e o momento em que volta a ficar DISPONÍVEL para ser utilizado pelo usuário?

     

    Não vi o enunciado mencionar que após a restauração do Backup, o serviço voltou a ficar disponível para ser utilizado pelo usuário.

  • Disponibilidade

    ◦ MTBF (Média do tempo entre falhas)

    ◦ Uptime

    Manutiblidade

    ◦ MTTR (Médio do tempo para reparar)

    ◦ Downtime

    Confiabilidade

    ◦ MTBSI (Média do tempo entre incidentes do sistema)

    Sustentabilidade

    ◦ MTRS (Médio do tempo para restaurar o serviço)