SóProvas


ID
2568916
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a administração de surfactante é possível verificar evolução do quadro do RN com síndrome do desconforto respiratório (SDR). O seguinte princípio deve ser adotado para melhorar os efeitos da terapia com surfactante:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b

    De acordo com o artigo Terapêutica de reposição de surfactante 2001

    A) evitar o uso de corticoide antenatal em gestantes de risco para o parto prematuro.

    Errada.

    Estimular o uso do corticosteróide antenatal.

    B) preferir os preparados contendo surfactante endógeno de animais, principalmente nas situações em que a lesão inflamatória é extensa, como na SDR grave.

    Correta.

    Escolha do surfactante: preferir os preparados contendo surfactante endógeno de animais, principalmente nas situações em que a lesão inflamatória é extensa, como na SDR grave, pneumonias, SAM e na SDRA.

    C) não colocar a droga no refrigerador. Manter a medicação em temperatura ambiente.

    Errada.

    Nos preparados artificiais, após a diluição, se o frasco não for utilizado, o produto mantém-se estável até 24 horas à temperatura de 2 a 30ºC;

    D) tomar cuidado com a manipulação da droga. Seguir cuidadosamente as instruções do fabricante. Para homogeneizar o produto antes de sua aspiração, agitá-lo.

    Errada.

    Para homogeneizar o produto, virar o frasco de cabeça para baixo por duas vezes. Nunca agitar o frasco, para evitar a formação de espuma;

    E) deve-se administrar o surfactante após 12 horas do diagnóstico de SDR

    Errada.

    Indicações:

    – SDR: adotar, como regra, a estratégia terapêutica, ou seja, o surfactante deve ser administrado tão logo se tenha o diagnóstico da doença, obtido através de critérios clínicos e radiológicos. Além disso, preconiza-se que o RN deva estar em ventilação pulmonar mecânica, entubado e necessitando de FiO2 maior ou igual a 0,40 para manter uma PaO2 entre 50 e 70 mmHg ou SatO2 entre 89 e 93%.