A questão versou sobre a análise interna e externa.
É possível realizar o diagnóstico por meio da Análise SWOT ou FOFA, considerando as seguintes variáveis:
Variáveis internas (controláveis):
- Fraqueza: é aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar. Exemplo: infraestrutura precária.
- Força: é aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia no alcance dos objetivos organizacionais. Exemplo: funcionários dedicados.
Variáveis externas (não controláveis):
- Ameaça: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la. Exemplos: alta na alíquota dos impostos de importação. Pandemia.
- Oportunidade: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação. Exemplo: costureiras deixam a produção normal de roupas (em baixa) por causa da pandemia e passam a confeccionar máscara, item de alta procura naquele momento.
A- CORRETA. SWOT. Vide explicação acima
B- INCORRETA. PERT- Program Evaluation and Review Technique é uma técnica de gerenciamento de projetos.
C- INCORRETA. 5W2H é um técnica de checklist, relacionada à qualidade, que tem como base perguntas. Do inglês: 5W (what, who, when, why, where) 2H (how, how much).
D- INCORRETA. PDCA refere-se ao ciclo de melhoria contínua relacionado à Gestão da Qualidade.
GABARITO: LETRA A