-
A)
Uma questão corirgida pelo professor Rennó (2013) - 10. (Esaf/STN/Desenv. Institucional/2005) “A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo.” (Chiavenato, 2000, p. 585)
Selecione a opção que expressa corretamente o significado da afirmativa anterior.
a) Contingência significa algo previsível que não depende de circunstâncias sociopolíticas, portanto o diagnóstico do ambiente e a escolha de uma tecnologia determinam o desenho organizacional.
b) Esta teoria surgiu a partir de pesquisas feitas no chão de fábrica para verificar os processos produtivos mais eficazes, cujo resultado conduziu à concepção de que a estrutura funcional é a melhor forma de organizar o trabalho.
c) Contingência significa uma relação de causa e efeito que permite prever o desenho organizacional e as estratégias de mercado a serem implantadas, de modo a garantir maior eficiência organizacional.
d) Essa teoria surgiu a partir de pesquisas feitas em empresas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes, cujo resultado conduziu à concepção de um modelo de diagnóstico organizacional.
e) Essa teoria surgiu a partir de pesquisas feitas em empresas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes, cujo resultado conduziu à concepção de que a estrutura da organização é dependente do ambiente externo.
A letra A está incorreta. Uma contingência não é previsível. Contingência se relaciona com o incerto, não com o previsível. A letra B também está errada, pois seria mais próxima da Administração Cientifica de Taylor.
Na letra C, não existe essa relação de causa e efeito na Teoria da Contingência. O que existe é uma relação de “se-então” entre as variáveis externas e internas.
Com relação à letra D, a origem da Teoria da Contingência realmente buscou os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes. Entretanto, a conclusão foi a de que não existe uma “solução única” para todas as empresas, pois dependeria das diversas variáveis externas. Já a letra E está correta e é o nosso gabarito.
-
A e E são a mesma coisa !!
-
A e E são ambíguas :@
-
Subjetividade total. Questão mal elaborada.
-
Acredito que a alternativa A e alternativa E, estão todas duas corretas, pois quando colocado a palavra TODOS, independe se tem um proposito específico ou não. A minha sugestão é que para ficar diferente as alternativas teria que colocar após a virgula com excessão as que não tenham um próposito específico. Neste caso estaria retirando uma organização do montante e a alternativa A estaria sem dúvida correta.
-
Questão não muito bem elaborada
-
Pensar no seguinte a A e a E sao realmente ambiguas como disse alguem, mas pesamos o seguinte se no enunciado diz ter um proposito, por que a E diz que nao precisa mais deste preoposito? se é uma definção, necessariamente nao podemos descartar o enunciado.
-
Na organização do enunciado da questao as pessoas se reúnem com a finalidade de alcançar um objetivo específico. Na letra E não existe essa finalidade, então não é a mesma coisa. De qualquer modo, acho que o examinador não deveria beber enquanto elabora questões.
-
Organização: é o conjunto de pessoas e recursos estruturados
na busca de um ou mais objetivos comuns.
ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
Gabarito A
(essa E tá estranha mesmo ^ ^)
-
Sobre a letra E, vamos refletir um pouquinho:
Se são juntadas pessoas pra fazer parte de uma organização sem propósito específico, pra q eles irão se reuunir? Qual será o sentido de sua existência?
O q eles planejariam, já q não se teria um objetivo a alcançar?
-
Organização como uma unidade ou entidade social, na qual as pessoas interagem entre si unindo esforços e recursos para alcançar objetivos comuns.
-
Sobre o item E que o pessoal comentou abaixo, é só ter mais cuidado com a leitura da questão. A própria questão diz algo que já dá para desconsiderar o item E como verdadeiro, que é quando diz: "Uma organização é definida como um arranjo sistemático de pessoas reunidas para alcançar um propósito específico." No item E diz: "incluindo as que não tenham um propósito específico."
Vale lembrar que somente se cria uma Organização quando se tem um objetivo; não faz sentido criar uma Organização sem um propósito específico a ser alcançado. Seria que nem começar a estudar para concursos sem saber qual é a área de foco (fiscal, administrativa, legislativa etc.).
-
Robbins (2005, p. 31) conceitua uma organização como "um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papéis formais e compartilham propósito comum"
Organização: Sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ou conjunto de objetivos. Recursos humanos e não humanos, como: materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc. Além de objetivos e recursos, as organizações têm dois outros componentes principais: processos de transformação e divisão do trabalho.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
A) todos os tipos de organizações. - Gabarito
B) somente às organizações não lucrativas. – a lucrativas também
C) somente às organizações que visam o lucro. – as não-lucrativas também
D) somente às organizações não governamentais. – as governamentais também.
E) todos os tipos de organizações, incluindo as que não tenham um propósito específico. – se não tem um propósito não é uma organização
-
"Uma organização é definida como um arranjo sistemático de pessoas reunidas para alcançar um propósito específico."
Questão duvidosa, mas acredito que a banca quis mostar que toda organização é criada com um propósito específico, um objetivo. Ou seja, não é organização se não tiver metas, se não almejar um resultado.
-
Que questão mal elaborada..
-
Não existe organização sem propósito.
-
LETRA A
-
que questão é essa meu povo, ambiguidade.
-
Uai Rafa? Tirando foto com a Glock na cintura.
-
Uai Rafa? Tirando foto com a Glock na cintura.
-
A questão solicitou a alternativa correta em relação à organização.
Entre os diversos autores, dois pontos se destacam nas definições de organização (empresa): pessoas e objetivos. Ou seja, sem isso não há organização.
De acordo com Maximiano (2013):
"Objetivos e recursos são as palavras-chave na definição de administração e também de organização. Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos)".
e "As pessoas são o principal recurso das organizações."
Em resumo, a questão quer saber o que está incluso nessa definição do enunciado. Partiremos à análise das alternativas:
A- CORRETA. Se é uma definição de organização, ela engloba todas as organizações, sem exceção.
B, C e D- INCORRETAS. O "somente" está limitando o tipo de organização. Porém ter uma grupo de pessoas e objetivos faz parte de qualquer tipo de organização.
E- INCORRETA. Pois "organização" sem objetivo (propósito específico) não pode ser considerada uma organização. Logo, elas não estão inclusas nessa definição.
Fonte: MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A
-