-
Estado da Natureza – são as ocorrências futuras que podem influir sobre as alternativas, fazendo com que elas possam apresentar mais do que um resultado.
LETRA E
-
Elementos da decisão:
1- Natureza: certeza, risco e incerteza.
2- Tomador de decisão: quem escolhe.
3- Objetivo: que fim deseja.
4- Preferências: critérios do decisor.
5- Situação: fatores do ambiente que influenciam na decisão.
6- Estratégia: curso para atingir o objetivo.
7- Resultado: consequência da decisão.
mnemônico: NA T O PRE S E R
-
Escama só de peixe... uaaaaai.
Galera esse conceito é do nosso querido Chiavenato.
Item E de escama
-
Considerei a opção E um pouco mais específica e por isso escolhi esssa opção como correta. Entretanto, ainda não encontrei argumentos para considerar a letra D errada, ao meu ver, diz basicamente a mesma coisa que a letra E de uma forma um pouco mais ampla.
-
Elementos do processo decisório: TOPE SR (Tomador de decisão; Objetivos; Preferências; Estratégia; Situação; Resultado)
a) Resultado.
b) Resultado.
c) Estratégia.
d) Situação.
e) Ambiente.
-
minemônico: RENaTO PS ou PS RENaTO
Resultado
Estratégia
Natureza
Tomador de decisão
Objetivos
Preferência
Situação
-
De fato os itens D e E são muito próximos, no entannto, marquei corretamente o item E pelo fato de a natureza nem sempre influenciar uma decisão e também por não estar especificado que ambiente seria esse, além disso, essa banca é sempre capciosa, portanto, bem subjetivamente posso dizer que ambos os itens estão corretos, maaaas o item E mais correto, mais completo que o outro.
-
Idalberto Chiavenato
Administração nos novos tempos
3ª edição, págs. 245 e 246
ELEMENTOS DO PROCESSO DECISÓRIO
Processo decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão. Em todas as decisões, existem certos ingredientes que sempre estão presentes. Com base nesses aspectos, podemos adotar um modelo genérico e prescritivo que explica o processo decisório e pode ser aplicável a todos os problemas dentro do domínio organizacional.
Os principais elementos presentes no processo decisório são:
1. O estado da natureza: são as condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar.
2. O tomador de decisão: que é a pessoa ou grupo que faz uma opção entre várias alternativas.
3. Objetivos: são os fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações.
4. Preferências: são os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha, como rapidez, agilidade, eficiência, eficácia ou alcance de resultados.
5. Situação: são os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais estão fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.
6. Estratégia: é o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos.
7. Resultado: é a consequência ou resultante de uma determinada estratégia.
O processo decisório ocorre em um determinado ambiente que o influencia profundamente. Todo tomador de decisão está inserido em uma determinada situação, pretende alcançar objetivos, tem preferências pessoais e segue estratégias (cursos de ação) para obter resultados. Com esses ingredientes, pode-se considerar um modelo genérico que mostre as relações entre eles.
-
O ambiente (estado da natureza) da tomada de decisão
Assim, as condições para a tomada de decisão envolvem a certeza, a incerteza, o risco e a ambiguidade.
▪ Certeza: situação na qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível. Seria o caso em que a pessoa que decide possui todas as informações sobre as alternativas e seus resultados. Por exemplo, um investidor precisa escolher entre duas opções de aplicações. Ele possui todas as informações sobre os rendimentos e possui 100% de certeza que eles se confirmarão. Assim, ele poderá tomar uma decisão com total certeza. Contudo, devemos destacar que esse tipo de situação dificilmente irá ocorrer na vida real. Praticamente em todos os ambientes haverá um mínimo de incerteza sobre as decisões dos administradores.
▪ Risco: situação na qual não é possível prever com certeza os resultados associados a cada alternativa, mas há informação suficiente para estimar suas probabilidades de ocorrência. Assim, o risco é a probabilidade de algo acontecer e ter impacto, normalmente negativo, nos trabalhos. Para estimar os riscos, as organizações utilizam ferramentas probabilísticas, designando as chances ou não de um evento vir a acontecer. Em geral, quase toda decisão em uma organização envolve um determinado nível de risco.
▪ Incerteza: situação na qual a informação sobre as alternativas e suas consequências é incompleta e imprecisa. Assim, os administradores não conseguem estimar os riscos associados a cada alternativa disponível. Com isso, o tomador de decisão vai escolher uma alternativa sem conhecer totalmente as opções disponíveis ou sem ter certeza de seus resultados. Normalmente, as decisões das organizações são tomadas com algum nível de incerteza.
▪ Ambiguidade: condição na qual as metas a serem alcançadas ou o problema a ser resolvido não está claro, é difícil definir as alternativas e as informações sobre os resultados não estão disponíveis. É como ter que desenvolver um projeto sem receber diretrizes, orientações ou qualquer direção a seguir. Você não sabe o que deve fazer, qual problema deve ser resolvido e quais os resultados esperados.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
A lera D também está correta... So que um outro autor ao invés de usar ''Estados da natureza" usou a palavra ''situação" mas ambos querem dizer a mesma coisa.
Toda decisão envolve seis elementos:
1. Tomador de decisão. É a pessoa que faz uma escolha ou opção entre várias alternativas futuras de ação.
2. Objetivos. São os objetivos que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações.
3. Preferências. São os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.
4. Estratégia. É o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para atingir seus objetivos. O curso de ação é o caminho escolhido e depende dos recursos de que pode dispor.
5. Situação. São os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão (alguns deles fora do seu controle, conhecimento ou compreensão) e que afetam sua escolha.
6. Resultado. É a conseqüência ou resultante de uma dada estratégia.
-
Estado da natureza da decisão, envolve:
certeza(informação disponível),
incerteza(informação incompleta e imprecisa),
o risco(informação suficiente, mas não é possível prever com certeza)
ambiguidade(metas não claras)
-
Letra E.
Estado de natureza - É o fato de a natureza nem sempre influenciar uma decisão. = São as condições de risco, certeza ou incerteza que afetam o ambiente.
-
GAB.: Letra E
-
O Ambiente da Tomada de Decisão:
Certeza:
--- situação na qual toda a informação necessária para
a tomada de decisão se encontra disponível.
Risco:
--- situação na qual não é possível prever com certeza os
resultados associados a cada alternativa, mas há informação
suficiente para estimar suas probabilidades de ocorrência.
Incerteza:
---- situação na qual a informação sobre as alternativas
e suas consequências é incompleta e imprecisa.
Ambiguidade:
--- condição na qual as metas a serem alcançadas
ou o problema a ser resolvido não está claro, é difícil definir
as alternativas e as informações sobre os resultados não
estão disponíveis.
Letra E
-
LETRA E
-
Gabarito: E
A resposta à questão 29 encontra-se no livro CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 1999 (pág. 287), onde consta que “o estado da natureza, ou seja, as condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente que o tomador de decisão deve enfrentar”; tal qual gabarito oficial “:
E) As condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente que o tomador de decisão deve enfrentar”.
Fonte: a banca (CCV).
-
-
GABARITO: LETRA E
- NATUREZA = As condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente que o tomador de decisão deve enfrentar.
-
Há autores que acrescentam, ainda, uma quarta condição ambiental: a turbulência (ou ambiguidade).