SóProvas


ID
2569219
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei de Licitações, nenhuma compra realizada pela Universidade Federal do Ceará poderá ser feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.


Analise as assertivas abaixo, considerando o disposto nessa lei.

I. O registro de preços será precedido de ampla pesquisa de mercado, onde os preços registrados serão publicados mensalmente para orientação da Administração, na imprensa oficial.

II. O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições: seleção feita mediante concorrência; estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados; validade do registro não superior a três anos.

III. A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Somente a III está correta. 

     

    I. Não é mensalmente. Os preços registrados serão publicados trimestralmente. Já as compras serão publicadas mensalmente.

     

    II. Não são três anos. Os registros não poderão ser superiores a um ano.

     

    Bons estudos. 

  • LEI 8.666/93

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

    I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

    II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    V - balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.

     

    § 2o Os preços registrados serão publicados trimestralmente para orientação da Administração, na imprensa oficial.

    § 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições:

    I - seleção feita mediante concorrência;

    II - estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados;

    III - validade do registro não superior a um ano.

    § 4o A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições.

  • Gab. A

     

    I. ERRADO - O registro de preços será publicado TRIMESTRALMENTE - Art. 15 § 2º

     

    II. ERRADO - A validade do registro será de no MÁXIMO 1 ano - Art. 15 § 3º, III

     

    III. CORRETO - Art. 15 § 4º

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Questão semelhante da mesma banca. Q557993

  • Quer resolver uma questão como essa em segundos?

    coMpras = Mensalmente

    preços regisTrados = Trimestralmente

    ValIDADE = não superior a 1 ANO

    Pronto! Segue à próxima....

  • Referente a esse assunto, o prazo MENSALMENTE aparece no art.16:

    Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitação. 

  • Art. 34.  Para os fins desta Lei, os órgãos e entidades da Administração Pública que realizem freqüentemente licitações manterão registros cadastrais para efeito de habilitação, na forma regulamentar, válidos por, no máximo, um ano.            

    § 1º O registro cadastral deverá ser amplamente divulgado e deverá estar permanentemente aberto aos interessados, obrigando-se a unidade por ele responsável a proceder, no mínimo ANUALMENTE , através da imprensa oficial e de jornal diário, a chamamento público para a atualização dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados.

    § 2o  É facultado às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros órgãos ou entidades da Administração Pública.

  • Gabarito A

    I- ERRADO - Os preços registrados serão publicados TRIMESTRALMENTE

    II- ERRADO- validade do registro não superior a um ano

    III- CORRETO

  • Banca examinadora cataloga 03 (três) itens, para que seja feito o exame de sua veracidade, acerca do registro de preços e demais aspectos em sede de licitação (Lei nº 8.666/93). Examinemos item por item:

    I. Incorreta. O registro de preços será precedido de ampla pesquisa de mercado, onde os preços registrados serão publicados trimestralmente para orientação da Administração, na imprensa oficial, consoante o art. 15, §1º, §2º, da Lei nº 8.666/93.

    II. Incorreta. O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições: seleção feita mediante concorrência; estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados; validade do registro não superior a um ano, nos termos do art. 15, §3º, I, II, III, da Lei nº 8.666/93.

    III. Correta. O princípio da vinculação ao instrumento convocatório, previsto no art. 3º do Estatuto Licitatório, consiga que o critério a ser adotado pela Administração deve estar previamente fixado no edital ou na carta-convite. Entretanto, nos temos do art. 15, §4º, da Lei nº 8.666/93, a existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, senão, vejamos: “§4º A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições”.

    Ante o exposto, é correto o que se afirma apenas em III.

    GABARITO: A.

  • I. O registro de preços será precedido de ampla pesquisa de mercado, onde os preços registrados serão publicados mensalmente para orientação da Administração, na imprensa oficial.

    • Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:
    • § 2o Os preços registrados serão publicados trimestralmente para orientação da Administração, na imprensa oficial. 

    II. O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições: seleção feita mediante concorrência; estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados; validade do registro não superior a três anos.

    • Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:
    • § 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições:
    • III - validade do registro não superior a um ano. 

    III. A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições.

    • Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:
    • § 4o A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições.