SóProvas


ID
2569261
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Embora não seja algo preciso e rigoroso, há uma tradição que concebe duas correntes filosóficas opostas a percorrerem os séculos, consagradas simbolicamente pelas duas figuras centrais, Platão e Aristóteles, presentes no célebre quadro de Rafael, A escola de Atenas. São elas:

Alternativas
Comentários
  • O racionalismo é uma teoria baseada na afirmação de que a razão é a fonte do conhecimento humano. 

    O empirismo é uma teoria baseada na alegação de que a experiência é a fonte do conhecimento.

    Resposta D

  • No centro do cenário arquitetônico estão os dois grandes filósofos do mundo clássico, Platão e Aristóteles. Platão, que representa a filosofia abstrata e teórica, aponta para cima. Aristóteles, à direita, indica com um gesto o que está logo ao seu redor; ele representa a filosofia natural e empírica

  • pq a letra E esta errada?

  • No meu modo de ver seria a alternativa E, porém deve estar errada pelo fato de no texto dizer que são duas correntes filosoficas que percorrem os séculos, assim sendo exclui a veracidade da alternativa E

  • Platão defende o mundo das ideias e no quadro ele aponta para o alto; Aristóteles acredita que o conhecimento vem da percepção da forma e da matéria que estão no mundo em que vivemos. 

    acredito que esteja errado o gabarito

  • As ideias apresentadas na alternativa D corresponde respectivamente, primeiro, a Platão que coloca como base de tudo a razão e que todo conhecimento esta contido no ser e segundo Aristóteles, que menciona o empirismo que esta centrado na percepção ao ser humano, de modo que a razão não viria propriamente do sujeito em si, mas ele perceberia o mundo e formaria o seu intelecto. O empirismo trabalha com a realidade física, por meio dos nossos órgãos sensoriais.

    APMBB

  • Basicamente, o empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos.O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento.  já defendia que o conhecimento advém da experiência, contrariando as teses platônicas, que eram essencialmente inatistas.