SóProvas


ID
2569807
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qualquer intervenção humana no cerrado é considerada de risco. A vegetação, formada por plantas arbustivas e herbáceas, está sendo substituida por plantações. (TAMDJIAN, 2004, p. 193).


Com base no fragmento do texto e nos conhecimentos sobre os cerrados e sua preservação, é possível concluir:

Alternativas
Comentários
  • O erro na alternativa "A" é bastante simples, mas passa despercebido, temos que tomar cuidado. A questão afirma que o cerrado está RESTRITO à região centro-oeste. Quem estudou um pouco sobre a vegetação do Brasil sabe que existe cerrado em outras regiões, a predominância é no centro-oeste. Portanto, a alternativa "A" torna-se incorreta, fazendo o que a única correta seja a "C".

  • O Bioma Cerrado

     

    O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

    Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas.

    Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região. Nas três últimas décadas, o Cerrado vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. Além disso, o bioma Cerrado é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão.

     

    Fonte: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado

     

  • As causas da laterização podem estar associadas a processos naturais (solos muito desgastados pelo tempo) ou antrópicos, dos quais se destacam as queimadas e o desmatamento, que removem a proteção da superfície e deixam de fornecer materiais orgânicos. Entre as consequências da laterização, cita-se a dificuldade oferecida para a penetração de raízes, além do aumento da improdutividade, um problema recorrente na Região Amazônica. Atualmente, o processo de laterização também é bastante intenso na região centro-oeste do  território brasileiro.

    Gab: C

  • laterizaçao é quando o solo fica enferrujado, devido ao processo de lixiviaçao ( quando a chuva vem lavando o solo e arrancando as proteções, conforme a agua vai passando na superficie ela tende a roubar os eletrons do solo kkk e por isso ele oxida e entrega os eletrons fazendo com que se enferruje e se deteriore)

  • A laterização ocorre quando a água passa pelo solo e retira seus minerais metálicos depositando-os em outro local, fazendo com que o solo fique duro e compactado.

  • Assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas) lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano. Trata-se de um processo natural que pode ser intensificado pela ação humana. em alguns casos, o curso d'água pode deixar de existir em decorrência desse fenômeno.

    Laterização é um processo de transformação dos solos tropicais ocasionado pelo intemperismo e agravado pela ação antrópica, que degrada a vegetação protetora.

    https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-assoreamento.htm