SóProvas


ID
2570104
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estudos pertinentes à saúde no trabalho e gerenciamento do estresse evidenciam que, nocontexto de aumento de afastamentos por problemas de saúde, é necessário rever e/ou melhor identificar as possibilidades de prevenção e intervenção no que se refere à saúde do trabalhador. Considerando esse apontamento, analise as afirmativas a seguir.

l. No âmbito da saúde do trabalhador, as possibilidades de prevenção e intervenção mais frequentes são aquelas que abarcam as dimensões do estresse, da psicodinâmica do trabalho e da epidemiologia.

II. No contexto da psicodinâmica do trabalho, com o emprego de uma metodologia mais flexível, como as entrevistas estruturadas, torna-se possível identificar as reais causas do problema apresentado.

III. A dimensão da psicodinâmica do trabalho viabiliza o estabelecimento do objetivo de compreensão das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para se manterem saudáveis no trabalho.

IV. A dimensão do estresse por meio de metodologia qualitativa viabiliza o levantamento de indicadores estressogênicos fundamentais para a intervenção.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer qual é o erro da afirmativa IV?

  • 'A dimensão do estresse por meio de metodologia qualitativa viabiliza o levantamento de indicadores estressogênicos fundamentais para a intervenção"

     

    Gustavo, o problema com a afirmativa IV é dizer que as abordagens do estresse lançam mão de uma metologia qualitativa. O correto seria quantitativa.

     

     

  • Gustavo Andrade - em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822003000100006 - o artigo da Maria da Graça Corrêa Jacques, Doutora em Educação e profa. junto ao Curso de Mestrado em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, cita o seguinte ponto de vista:

    "... 

    A ausência de ênfase na patologia é um dos aspectos comuns entre as investigações em subjetividade e trabalho e a psicodinâmica do trabalho, bem como o privilégio aos métodos qualitativos sem, no entanto, restringir-se, como na proposta dejouriana, ao método clínico...

    Todas essas considerações informam sobre um olhar e um recorte analítico sobre as proposições acerca dos vínculos entre trabalho e saúde/doença mental, como uma imagem em um caleidoscópio a partir de agrupamentos de fragmentos visuais. Um simples movimento no caleidoscópio e/ou a troca do observador, com certeza, propõe uma reconfiguração e, portanto, uma nova imagem sobre este campo conceitual e empírico..."

     

    Desta forma, entendo que  a afirmativa IV foi restritiva ao considerar que: "A dimensão do estresse por meio de metodologia qualitativa viabiliza o levantamento de indicadores estressogênicos fundamentais para a intervenção". Segundo o artigo apresentado, não há como restringir o estudo dos indicardores estrossogênicos apenas pelo método qualitativo; é também necessária a utilização do método clínica citado por Dejours.

  • Ainda sobre o item IV

    Psicodinâmica do Trabalho: o método clínico de intervenção e investigação (p.79)
    http://www.scielo.br/pdf/prod/v14n3/v14n3a08.pdf

    [...]A nossa experiência como pesquisadores sinaliza para situações nas quais existirão acontecimentos em que a apreensão do objeto exige ou recomenda a utilização de ambas as abordagens – quantitativa e qualitativa – e permite trazer à luz dimensões verificadas nas pesquisas quantitativas que perderiam sua riqueza e contribuição se fossem reduzidas unicamente à dimensão quantitativa. 

    Portanto existe sim a dependência, também, da abordagem QUALITATIVA

     

  • gostaria  de saber qual é o erro da questão n. 1