(2) Possibilita a identificação do espaço existente entre o trabalho real e o trabalho prescrito
2. ERGONOMIA
A Ergonomia da Atividade, ao aproximar-se do trabalho real, identificou a existência de lacuna entre o trabalho prescrito e aquele de fato realizado, ou seja, a atividade de trabalho.
http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/viewFile/1823/1292
(1) Conceito que evidencia o processo de ruptura de vínculo com as realidades subjetiva, mental, social e cultural.
1. ALIENAÇÃO
Compreender o trabalho alienado permite-nos entrever três grandes rupturas fundamentais para a vida e a saúde, operadas desde o século XVIII, como vimos: a ruptura nas relações dos homens com a natureza, a ruptura dos laços dos homens entre si e, também, do homem consigo mesmo.
http://www.scielo.br/pdf/ccrh/v24nspe1/a12v24nspe1.pdf (p.181)
(3) Conceito cuja finalidade, no contexto do trabalho, permite a apreensão do sujeito como alguém portador de uma história singular construída desde a infância.
3. SUBLIMAÇÃO
Dejours (2013) analisa o que convoca a subjetividade na relação do sujeito com o trabalho e aborda três níveis de sublimação nos processos de trabalho. O primeiro seria através da mobilização da inteligência prática, em que o trabalho convoca a relação do sujeito consigo próprio e possibilita a expansão das capacidades do corpo.
http://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/66740/pdf (p. 208)
(4) Consiste em um sistema por meio do qual é possível detalhar uma organização a partir da identificação da produção e do rendimento viabilizados em tempo e esforços mínimos.
4. TAYLORISMO
Taylor propôs, assim, a substituição dos métodos tradicionais, oriundos da experiência prática, pelos científicos, com a adoção do método dos tempos e movimentos para eliminar movimentos desnecessários e substituir os lentos e ineficientes por rápidos. Defendeu que há sempre um método mais rápido e um instrumento melhor. Para tanto, seriam necessárias a decomposição das tarefas em suas operações mínimas e a cronometragem dos movimentos do trabalhador na execução das operações.
Zanelli, José Carlos; Borges-Andrade, Jairo Eduardo; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil (Página 36)
GABARITO: LETRA A - 2, 1, 3, 4