SóProvas


ID
2570176
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Inventário de Habilidades Sociais – IHS é um instrumento que se pauta na compreensão de que as habilidades sociais consistem em classes de condutas existentes no repertório de comportamentos de um indivíduo, que compõem um desempenho socialmente aceito. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a seguir.

I. A fidedignidade do IHS foi avaliada através de uma análise correlacional entre os escores das duas aplicações teste-reteste.

II. A validade concorrente do IHS foi avaliada através de uma análise correlacional entre os dados deste inventário e os da Escala de Assertividade de Rathus.

III. Uma avaliação ou julgamento a respeito da adequação do comportamento de uma pessoa e do efeito que produz em uma determinada situação é denominado por competência social.

IV. O aspecto analítico dos comportamentos verbais e não verbais necessários à competência social, inclusive a necessidade de autoafirmação e defesa dos próprios direitos, que pode ser entendida como assertividade, constituem o repertório de habilidades sociais.

V. O IHS demonstra fidedignidade e estabilidade temporal, já que os estudos com método do teste-reteste evidenciaram correlação alta e significativa, sobretudo corroborando estudos anteriores, quando a administração do instrumento foi em amostra menor e não aleatória.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Apesar da questão conter vários detalhes escabrosos sobre a validação do IHS, a chave para acertar a questão é o entendimento dos constructos de Habilidades Sociais, Competência Social e Assertividade:

     

    "Dois conceitos principais emergem nesta área - habilidades sociais e competência social - que são às vezes empregados de forma indiferenciada, mas que têm sido igualmente destacados como dois conceitos distintos"

    "O conceito de competência social envolve uma avaliação ou julgamento a respeito da adequação do comportamento de uma pessoa e do efeito que produz em uma determinada situação, enquanto que o conceito de habilidades sociais envolve mais o aspecto descritivo dos comportamentos verbais e não-verbais necessários à competência social"

    "Dentro do próprio conceito de habilidades sociais, inclui-se uma subárea que se refere à assertividade, a qual consiste na habilidade de afirmação e defesa dos próprios direitos, através da expressão de pensamentos, sentimentos e crenças, de forma direta e honesta, sem desrespeitar o direito dos outros"

    "Poucos são os inventários elaborados especificamente para o nosso contexto [i.e. habilidades sociais], tal como a Escala Brasileira para a Medida de Assertividade (Ayres, 1994) ou então escalas originárias de outra cultura adaptadas e validadas para o nosso contexto, tal como a Escala de Assertividade de Rathus (Pasquali & Gouveia, 1990). Entretanto, estes dois instrumentos visam avaliar especificamente a assertividade e não a habilidade social, que consiste em um conceito mais abrangente"

     

    Sendo assim, sem que tenhamos a necessidade de saber os detalhes sobre a validação do teste, podemos chegar à conclusão de que a afirmativa II está errada porque não faria sentido avaliar a fidedignidade de um teste apelando para uma análise correlacional com um instrumento que mede um constructo distinto. Da mesma forma, a afirmativa IV erra em confundir os constructos de habilidades sociais e de assertividade.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2000000200006