SóProvas


ID
2570206
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mediante os transtornos mentais por uso de substâncias é relativamente comum a adoção por parte dos profissionais da saúde, inclusive psicólogos no âmbito da saúde mental, do recurso da entrevista motivacional visando mudanças para prevenção e promoção de saúde. A entrevista motivacional consiste em

Alternativas
Comentários
  • RESUMO Entrevista Motivacional é um estilo de conversa colaborativa que almeja o fortalecimento da motivação do cliente e seu comprometimento com a mudança. Desde 1983, quando foi lançada, vem sofrendo modificações, a fim de tentar se adaptar à complexidade que pauta a relação profissional-cliente. A partir desta perspectiva, este artigo é desenvolvido com o objetivo de apresentar a proposta da Entrevista Motivacional, bem como suas transformações e modificações mais recentes, discorrendo sobre os princípios, estratégias e armadilhas, com destaque a ideia do "espírito da Entrevista Motivacional, alicerçado a partir de quatro elementos, sendo eles a parceria, a aceitação, a evocação, a compaixão e atuação profissional com equilíbrio e equanimidade. Apresenta os quatro processos fundamentais para a realização da Entrevista Motivacional que são desenvolvidos por meio do engajamento, do foco, da evocação e do planejamento, permeados pela aplicação da metodologia PARR (Perguntas abertas – afirmação- reforço positivo e reflexões em uma relação de duas estratégias para cada uma pergunta, de preferencia aberta). As pesquisas atuais demonstram evidencias positivas quando a Entrevista Motivacional é utilizada no início do tratamento; além disso, pode-se perceber que seus efeitos surgem rapidamente, mas tendem a diminuir após 12 meses, sendo este último aspecto uma das razões de sucessivas modificações nesta abordagem. A Entrevista Motivacional é trabalhada atualmente enquanto uma abordagem que, por meio de testes e adaptações com rigor científico, visa estabilizar a ambivalência e agregar uma visão humanista e construtivista nas modificações de comportamentos de risco. Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2014000200011
  • LETRA: C

  • A. um modelo de psicoterapia que requer o desenvolvimento de pesquisas para ser utilizado por profissionais de saúde.

    B. uma técnica ou estratégia simples, que não necessita de muito treinamento, podendo ser utilizada por qualquer profissional.

    C. uma estratégia de saúde que requer treinamento supervisionado e que vem demonstrando resultados importantes para diversas condutas associadas à saúde de um modo geral.

    D. um modelo amplamente divulgado com estudos consistentes e estabelecidos de modo que são dispensáveis pesquisas sobre a aplicabilidade, repertório de técnicas e resultados alcançados.