A questão quer que marquemos a única alternativa que associe incorretamente o agente etiológico arsênio às doenças que ele e seus compostos são capazes de causar.
De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 1339 de 1999 e com o Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde de Doenças Relacionadas ao Trabalho do Ministério da Saúde, a relação doença/agente no caso do arsênio é o seguinte:
- Angiossarcoma do fígado.
- Neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão.
- Outras neoplasias malignas da pele.
- Polineuropatia devida a outras agentes tóxicos.
- Encefalopatia Tóxica Aguda.
- Blefarite.
- Conjuntivite.
- Queratite e Queratoconjuntivite.
- Arritmias cardíacas.
- Rinite Crônica.
- Ulceração ou Necrose do Septo Nasal.
- Bronquiolite Obliterante Crônica, Enfisema Crônico Difuso ou Fibrose Pulmonar Crônica.
- Estomatite Ulcerativa Crônica.
- Gastroenterite e Colites tóxicas.
- Hipertensão Portal.
- Dermatite de Contato por Irritantes.
- Outras formas de hiperpigmentação pela melanina: "Melanodermia".
- Leucodermia, não classificada em outra parte (Inclui "Vitiligo Ocupacional") .
- Ceratose Palmar e Plantar Adquirida .
- Efeitos Tóxicos Agudos.
Analisando as alternativas:
A- Correta. Blefarite.
De acordo com o Manual do MS: "Blefarite é uma inflamação crônica das bordas livres das pálpebras, geralmente bilateral. Pode ser classificada, segundo a localização da lesão, em blefarite angular e blefarite ciliar ou marginal; a forma de acometimento, em blefarite escamosa e blefarite ulcerosa; e, a causa, em blefarite infecciosa, alérgica ou metabólica".
B- Correta. Conjuntivite.
De acordo com o Manual do MS: "Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, que se manifesta por hiperemia e granulações na conjuntiva, exsudação e lacrimejamento".
C- Correta. Rinite crônica.
"Rinite crônica é uma doença inflamatória das mucosas nasais caracterizada pelos sintomas: paroxismos de espirros, prurido do nariz, congestão nasal com obstrução total ou parcial do fluxo de ar e secreção nasal". Fonte: Manual de Procedimentos do MS (2001).
D- Incorreta. Descolamento de retina é a única opção entre as relacionadas que não tem ligação à exposição aos compostos arsênicos.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO: LETRA D