SóProvas


ID
2570671
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 5


Há alguns anos circula na internet o “teste do pescoço”, que instiga o leitor a refletir sobre as desigualdades em nossa sociedade a partir de suas experiências cotidianas, particularmente no tocante à presença ou ausência de negros e brancos em diferentes atividades e espaços sociais: qual a cor dos médicos, dos trabalhadores domésticos, dos políticos, de professores, alunos e funcionários em colégios de elite e nas universidades etc. A ideia é que a contemplação desses lugares permite uma resposta intuitiva à questão se há ou não discriminação no Brasil: pretos e pardos são raramente encontrados nas áreas e funções de maior poder aquisitivo e status social, ao passo que brancos nelas dominam. (...)”

Fragmento inicial, adaptado, do Relatório das desigualdades de raça, gênero e classe / ano 2017 / Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa | UERJ


Considere este trecho inicial do texto: “Há alguns anos circula na internet o ‘teste do pescoço’, que instiga o leitor a refletir sobre as desigualdades em nossa sociedade (...)”. Se quisermos preservar suas coesão e coerência textuais, podemos substituir os termos em destaque, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Letra B 

     

    Sabendo diferenciar vc já mata as letras a, d ,e...

     

     Acerca de significa a respeito de, sobre. Não tem qualquer relação de sentido com as outras duas expressões. Exemplo: Falávamos acerca de (a respeito de) assuntos interessantes.

         A diferença entre Há cerca de e a cerca de está no há x a, já que cerca de significa aproximadamente. Portanto, sabendo utilizar  e a (que também causam dúvidas), você dominará das expressões em que aparecem. Então, vejamos:
     

    , do verbo haver, é utilizado para indicar existência de algo ou tempo decorrido. Pode ser substituído por existe(m) ou faz (indicando tempo decorrido).
    Exemplos:

    Naquela sala, há / existem (cerca de) sessenta estudantes.
    Estamos aguardando o resultado do exame há / faz (cerca de) duas horas.

     

    A é preposição, utilizada em a cerca de para marcar distância no espaço e no tempo futuro.
    Exemplos:

    Vimos o carro tombar a (cerca de) 30 metros de onde estávamos.
    Naquele momento, estávamos (a cerca de) dois meses das eleições presidenciais.
     

  • Só complementando o ótimo comentário da colega Gisele Canto:

     

    Faz anos é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem anos está errada. Sempre que quisermos utilizar o verbo fazer para referir tempo decorrido ou indicação de fenômeno atmosférico, devemos utilizar apenas a sua forma conjugada no singular, uma vez que nestas situações o verbo fazer se apresenta como verbo impessoal, sem sujeito;

     

    > Alguns e diversos indicam quantidade incerta de anos.

     

    > O pronome relativo que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído.

  • Letra B seria a mais correta, 

    Porém, quando colocado os devidos termos, ainda sim o verbo fazer pede objeto direto por meio do elemento "QUE".

    Logo, ficaria: "Faz anos QUE circula na internet o ‘teste do pescoço’, o qual instiga o leitor a refletir acerca das desigualdades em nossa sociedade (...)”