-
Os Serviços Públicos são toda atividade executada pelo Estado de forma a promover à sociedade uma comodidade ou utilidade, usufruída individualmente pelos cidadãos, visando ao interesse público. (Matheus Carvalho)
Princípios resumidos com palavras chaves:
1. Dever de prestação: o poder público não poderá escusar-se da prestação dos serviços públicos
2. Modicidade: taxas baixas, preços módicos e razoáveis que sejam acessíveis ao público
3. Atualidade: técnicas modernas, busca pela melhoria do serviço
4. Cortesia: educação na prestação
5. Economicidade: eficiência e gasto razoável na prestação do serviço
6. Generalidade: serviço prestado a maior quantidade de pessoas possível.
7. Submissão e controle: forma de garantir os demais princípios
8. Continuidade: prestação ininterrupta (regra), com exceções
9. Isonomia: é vadado o tratamento diferenciado, via de regra.
-
Princípio da Eficiência: ----> Fazer MUITO com POUCO.
GAB.: Letra "C"
-
LIMPE!!!
-
O princípio da eficiência faz com que se espere da atuação do agente público o melhor desempenho possível de suas atribuições, de forma a atingir os melhores resultados. Além disso, esse príncipio também se presta à mesma finalidade no que diz respeito à organização, à estruturação e à disciplina da Administração Pública.
Bons estudos! =)
-
EM REGRA: P. d. Eficiência: COMPRAR + POR -
-
Simplificando:
Pr. da Eficiência >> agir de modo célere e econômico;
>> serviço de qualidade;
>> Entrou com a Reforma Legislativa da EC 19/98;
>> sem gastos desnecessários;
>> sem desperdício;
>>melhores resultados, menos custos;
>> servidor estável se sujeita a avaliação periódica de desempenho, podendo ser exonerado.
-
Mais com menos.
-
Fácil de mais.. ;)
-
Eficiencia
-
Princípio da Eficiência: Buscar o melhor desempenho possível, com a finalidade de obter o melhor resultado, atende ao Princípio da Eficiência.
Abraços!
-
Princípio da Eficiência
-
gabarito C
DE FORMA CLARA E OBJETIVA
EFICIÊNCIA = SERVIÇOS COM QUALIDADE E MENOR CUSTO, DE FORMA MAIS RACIONAL POSSÍVEL.
-
Gabarito letra C.
Quando a questão falar em economicidade, menos desperdicíos, entre outros a mesma estará se referindo ao príncipio da EFICIÊNCIA.
-
Mesmo sem saber Direito Administrativo dá prá acertar só pelo Português
-
Gabarito (C)
-
Não precisa nem saber a matéria. Só pelas palavras "busca de produtividade e economicidade, execução de serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional" da para associar a eficiência.
-
Eficiência - este princípio foi introduzido na CFRB/88, pela EC 19/98, como fruto de reforma administrativa da década de 90 e de uma nova visão de Administração Pública não somente Burocrática, mas Gerencial. Sob esse aspecto a administração pública deve buscar não apenas a lei e a moral, mas também buscar resultados, rendimento e presteza.
-
Comentário:
O comando da questão descreve as características do princípio da eficiência.
Gabarito: alternativa “c”
-
A questão exige conhecimento acerca dos princípios administrativo. A banca pede que o candidato assinale a alternativa correta, de acordo com o problema abaixo:
Designa o princípio fundamental da administração pública, cujo núcleo é a busca de produtividade e economicidade, que impõe a execução de serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional, a fim de reduzir os desperdícios de dinheiro público:
Vejamos as alternativas:
a) Legalidade.
Errado. O princípio da legalidade dispõe que o administrador público só pode fazer o que a lei determina ou autoriza (legalidade estrita).
b) Probidade.
Errado. Probidade vem do princípio da moralidade, ao qual exige a observância da boa-fé, da honestidade, lealdade e padrões éticos no trato da coisa pública e da Administração Pública.
c) Eficiência.
Correto e, portanto, gabarito da questão. O princípio da eficiência objetiva o controle de resultados na Administração Pública. Neste princípio se encontra os seguintes valores: qualidade, economicidade, produtividade, redução de desperdícios etc.
d) Legitimidade.
Errado. A legitimidade diz respeito à possibilidade de, por exemplo, responder em juízo.
e) Imparcialidade
Errado. Utilizado como pressuposto no princípio da impessoalidade que preza pela imparcialidade na defesa do interesse público, com o objetivo de impedir privilégios e perseguições.
Gabarito: C
-
Eficiência (E.C 19/98) - relação custo/benefício.
-
Eficiência : Atender com preteza, perfeição e com a melhor relação custo benefício. Fazer ''mais '' e menor quantidade possível de recursos públicos.
Obs : O princípio da eficiência não foi previsto na Constituição através do PCO, mas foi o PCD que o colocou de forma expressa no texto constitucional.
-
Palavra chave para aplicação do principio da EFICIÊNCIA
→ produtividade e economicidade
Obs: O agente público deve desempenhar o melhor resultado com mínimo de recurso possível "isso é princ. da eficiência"
-
produtividade e economicidade = EFICIÊNCIA
-
Alternativa letra C. O princípio que trata da qualidade e economia da administração pública em suas atividades é o princípio da EFICIÊNCIA
-
Gabarito C
Princípio da eficiência
A eficiência diz respeito a uma atuação da administração pública com excelência, fornecendo serviços públicos de qualidade à população, com o menor custo possível (desde que mantidos os padrões de qualidade) e no menor tempo. A busca da eficiência deve ocorrer em harmonia com os demais princípios da Administração Pública. Assim, não se pode deixar de obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade somente para alcançar melhores resultados.
Segundo Maria Sylvia Di Pietro, o princípio da eficiência apresenta dois aspectos:
- em relação ao modo de atuação do agente público: espera-se a melhor atuação possível, a fim de obter os melhores resultados. Exemplos: exigência de avaliação especial de desempenho para aquisição de estabilidade e a possibilidade de perda de cargo público (flexibilização da estabilidade) em decorrência da avaliação periódica de desempenho.
- quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração pública: exige-se que seja a mais racional possível, permitindo que se alcancem os melhores resultados na prestação dos serviços públicos, com base em um novo modelo de gestão: a administração gerencial. Assim, os controles administrativos deixam de ser predominantemente por processos para serem realizados por resultados.
Fonte: Estratégia Concursos
Bons estudos, Não desista!
-
EFICIÊNCIA= faça de um limão uma senhora limonada rs...