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ID
2571292
Banca
FEPESE
Órgão
PC-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O Sol na obra de Van Gogh

Nenhum outro pintor captou e soube transmitir a luz e a energia do Sol como Vincent van Gogh (1863-1890). Cansado e desgostoso de Paris, Van Gogh passou os dois últimos anos de sua vida no sul da França, que os franceses chamam de Midi. Ele queria pintar ao ar livre, em um contexto mais luminoso. Em uma carta ao seu irmão Theo, em 1888, ele escreveu: "Vim ao Midi por muitas razões. Por querer ver outra luz, crer que a contemplação da natureza sob um céu mais claro pode me dar um ideia mais exata da maneira de sentir e desenhar dos japoneses. Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix, e porque me intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte". Após uma violenta discussão com seu amigo pintor Paul Gauguin (1848-1903), e que teve como consequência a famosa mutilação de parte da orelha, Van Gogh foi internado no sanatório de Saint-Rémy. Lá, o Sol continuava presente em suas criações. Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta. Talvez uma destas obras mais significativas que tenha pintado foi Oliveiras com céu amarelo e Sol. Recentemente, esta obra foi uma das escolhidas em um projeto para sofrer um corte virtual de suas árvores como forma criativa de chamar a atenção para o desmatamento. Van Gogh era fascinado pelos astros. Sol, Lua, estrelas. Procurava a luz à sua volta. Talvez para iluminar o seu interior sombrio. Ele precisava de todas as luzes da natureza para fazer germinar a natureza da sua Arte. BELTRÃO, C. Disponível em: Acesso em 12/11/2017. [Adaptado]


Texto 2

Um gafanhoto esteve incrustado mais de um século em um Van Gogh 

Os restos de um gafanhoto com mais de um século foram encontrados na espessa pintura As Oliveiras, de Vincent van Gogh (parte de uma série de 18 pinturas que o artista fez sobre o tema em 1889). Uma restauradora do Museu de Arte Nelson-Atkins, na cidade de Kansas, nos Estados Unidos, onde a obra está exposta, descobriu o inseto enquanto trabalhava numa pesquisa sobre a tela. Segundo um comunicado dessa pinacoteca, o achado é apenas um dos resultados emocionantes que surgiram quando o estudo cientí­fico e a investigação histórica da arte se combinaram no museu para compreender melhor o processo do artista holandês.

"As Oliveiras é uma pintura muito querida no NelsonAtkins e esse estudo científico não faz mais do que aumentar nossa compreensão de sua riqueza', afirmou o diretor do museu, Julián Zugazagoitia. "Van Gogh trabalhou ao ar livre, e sabemos que ele, como outros artistas plein air, lidou com o vento e o pó, a grama e as árvores, e as moscas e os gafanhotos." 

A equipe de pesquisadores entrou em contato com o paleoentomologista Michael S. Engel, professor da Universidade de Kansas, para seu estudo posterior. Engel observou que faltavam o tórax e o abdômen do gafanhoto e que não se via nenhum sinal de movimento na pintura circundante. Isso indica que o inseto estava morto antes de aterrissar na tela de Van Gogh. O gafanhoto não pode servir para uma datação mais precisa da pintura.

Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/08/cultura/1510154425_196558.html> Acesso em 12/11/2017. [Adaptado.]

Assinale a alternativa correta, considerando as frases em seu contexto (texto 2) e a norma culta da língua escrita.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A.

    *pinacoteca: lugar onde se tem um conjunto de pinturas, ou quadros.

     b)

    Em "Uma restauradora do Museu de Arte Nelson-Atkins, na cidade de Kansas, nos Estados Unidos, onde a obra está exposta" (1º parágrafo), o pronome relativo pode ser substituído por "aonde".  Quando há idéia de estaticidade, usa-se "onde".

     c)

    Em "As Oliveiras é uma pintura muito querida" (2º parágrafo), o verbo deveria estar no plural, em concordância com As Oliveiras. Não, pois refere-se ao único quadro.

     d)

    Em "não se via nenhum sinal de movimento na pintura circundante" (3º parágrafo), o pronome oblíquo átono pode ser posposto ao verbo. o "não" é atraivo, dessa forma, não pode vir posposto.

     e)

    Em "o inseto estava morto antes de aterrissar na tela de Van Gogh (3º parágrafo), a oração reduzida pode ser desenvolvida como "antes que aterrissou na tela de Van Gogh". preposições com sentidos diferentes.

     

     

    #pas

  • b) o que está exposto, está exposto em

    c) caso o sujeito seja o nome de uma obra artística qualquer precedida de artigo no plural, pode-se manter o verbo no singular ou no plural, indiferentemente;

    Os Sertões desafiou os teóricos da literatura;

    Os Sertões desafiaram os teóricos da literatura;

    d) Próclise obrigatória em:

    Pronomes indefinidos;

    Pronomes interrogativos;

    Pronomes relativos;

    Conjunções subordinadas (quando ME viu, ficou feliz);

    Advérbios em geral (no caso. o de negação, não)

    Preposição EM + gerúndio;

  • a) CORRETA. O hiperônimo "pinacoteca" traz o sentido mais genérico de museu de pintura e o pronome demonstrativo "dessa" especifica de qual pinacoteca se está falando. O pronome demonstrativo "dessa" junto do hiperônimo "pinacoteca" fazem uma referência anafórica ao Museu de Arte Nelson Atkins.

     

    b) Errada. "Onde" e "aonde" indicam lugar, entretanto, não podem ser utilizados no mesmo contexto, pois "onde" indica localização e permanência, e "aonde" indica movimento.

     

    c) Errada. Quando o sujeito é um plural aparente, como é o caso dos títulos de algumas obras, a concordância do verbo "ser" é feita com o predicativo do sujeito, como se o título da obra fosse considerado apenas como um rótulo, não importanto se seu conteúdo está no singular ou no plural. Nesse caso, se o título da obra está no plural e o predicativo do sujeito está no singular, o verbo "ser" fica no singular, pois é como se subentendessemos que precedendo o título tem uma expressão no singular do tipo "a obra", "o romance", "o livro", etc.

     

    d) Errada. O pronome oblíquo átono sempre deve ser colocado antes do verbo quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome, e qualquer palavra de sentido negativo (tais como: não, nunca, jamais, nem, ninguém, nada, etc) é imã, atrai o pronome.

     

    e) Errada. Na forma desenvolvida da oração, o verbo "aterrissar" deve assumir a forma do pretérito imperfeito do subjuntivo, pois trata-se de uma oração dependente, possui antes da oração uma conjunção que exige o subjuntivo: antes que, e o verbo da oração principal está num tempo relacionado com o passado (imperfeito: estava). Assim, a forma desenvolvida correta é: "antes que aterrissasse".

  • GABARITO A

     

    Pinacoteca: museu de pitura.

  • Analisando as alternativas:

     

    b) Em "Uma restauradora do Museu de Arte Nelson-Atkins, na cidade de Kansas, nos Estados Unidos, onde a obra está exposta" (1º parágrafo), o pronome relativo pode ser substituído por "aonde". 

    Errada. Apesar de ambos fazerem referência a lugar , eles contêm sentidos diferentes.

     

     

     

    c) Em "As Oliveiras é uma pintura muito querida" (2º parágrafo), o verbo deveria estar no plural, em concordância com As Oliveiras

    Errada. Não! AS OLIVEIRAS é um nome .

     

     

     

    d) Em "não se via nenhum sinal de movimento na pintura circundante" (3º parágrafo), o pronome oblíquo átono pode ser posposto ao verbo. 

    Errada. Aqui há um caso de próclise obrigatória, pois o NÃO atrai o pronome oblíquo átono.

     

     

    e) Em "o inseto estava morto antes de aterrissar na tela de Van Gogh (3º parágrafo), a oração reduzida pode ser desenvolvida como "antes que aterrissou na tela de Van Gogh".

    Errada. Haverá outro sentido

  • Onde e aonde: é melhor olhar a regência!!!

  • onde--> em que

    aonde--> a que

    donde--> de que

  • ONDE = lugar em que / em que (lugar). Indica permanência, o lugar em que se está ou em que acontece algo. Complementa verbos que pedem a preposição em.
     

    Onde você estava? – Em casa. (estar em algum lugar)
    A empresa onde ele trabalhava faliu. (trabalhar em algum lugar)
    Não sei onde fica essa praça. – Essa praça fica no centro da cidade. (ficar em algum lugar)

     

     

    AONDE = a que lugar. É a junção da preposição a + onde. Indica movimento (para/a algum lugar). Usa-se com verbos que pedem a preposição a.
     

    Aonde você quer chegar? (chegar a algum lugar)
    Você sabe aonde/para onde eles foram? (ir a/para algum lugar)
    Faz dois dias que saí do hospital, aonde deverei voltar na semana que vem. (voltar a/para algum lugar)

  • Gostei da questão, faz o candidato reflitir e mesmo sem saber o significado da palavra "pinacoteca" torna-se possível chegar ao acerto, uma vez que analisado os erros gramaticais das demais alternativas exclui as que com certeza estão erradas... 

  • cuidado com a alternativa C galera, caberia
    tanto "As Oliveiras é uma pintura muito querida"
    quanto "As Oliveiras são uma pintura muito querida"

    Quando o título possui artigo no plural interno ao nome, as duas alternativas são válidas.
    Os Lusíadas imortalizou/imortalizaram Camões.

    Caso o título não possua o artigo interno, prevalece o verbo no singular.
    Velozes e Furiosos marcou os anos 2000.