SóProvas


ID
257146
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Contabilista, bem como as NBC-PAs (Normas Profissionais do Auditor Independente), estabelecem princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor, quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis, e fornece estrutura conceitual para a aplicação desses princípios, que estão em linha com os princípios fundamentais, cujo cumprimento pelo auditor é exigido pelo Código IFAC (International Federation of Accountants). Tais princípios são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Nos termos da NBC TA 01: Os princípios fundamentais da ética profissional a serem observados pelos auditores independentes estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista do CFC, incluindo:

    - honestidade (ou integridade);
    - objetividade;
    - competência e zelo profissionais;
    - sigilo (ou confidencialidade); e
    - comportamento (ou conduta) profissional.

    Questão decoreba, mas com um pouco de bom senso podemos gabaritar. Note:

    Perspicácia é qualidade não princípio (elimina a, b e e)
    Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações. (elimina c).

  • Na verdade, se formos considerar que a prova foi aplicada em 2011, devem ser aplicadas as novas normas de auditorias, aplicáveis a auditorias de demonstrações contábeis iniciadas em ou após 1º de janeiro de 2010.

    Nesse sentido a resposta para a questão está na NBC TA 200:

    A 15. O Código de Ética Profissional do Contabilista bem como as NBC PAs estabelecem princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis e fornece estrutura conceitual para a aplicação desses princípios, que estão em linha com os princípios fundamentais, cujo cumprimento pelo auditor, é exigido pelo Código IFAC, a saber:
    (a) Integridade;
    (b) Objetividade;
    (c) Competência e zelo profissional;
    (d) Confidencialidade; e
    (e) Conduta profissional.
  • Princípios Fundamentais:

    a) Integridade
    = manter a integridade e a honestidade em todas as suas relações profissionais.

    b) Objetividade = não ter conflito de interesses, preservando sempre sua independência - de fato e na aparência.

    c) Competência e Zelo Profissional = aumentar continuamente a competência profissional, melhorar a qualidade dos serviços e desempenhar suas atribuições da melhor forma possível.

    d) Confidencialidade = não divulgar informações confidenciais da entidade auditada sem que tenha seu consentimento específico.

    e) Comportamento Profissional = seguir as normas relevantes de auditoria e evitar quaisquer ações que maculem a imagem de sua profissão.

    Fonte: LFG - Prof. Davi Barreto.

    Bons estudos....
  • NBC TA 200, A17.

    Os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios estão em linha com os princípios do Código de Ética do IFAC, cujo cumprimento é exigido dos auditores. Esses princípios são:

    (a) Integridade;

    (b) Objetividade;

    (c) Competência e zelo profissional;

    (d) Confidencialidade; e

    (e) Comportamento (ou conduta) profissional.