SóProvas


ID
2571658
Banca
FEPESE
Órgão
PC-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4


Explosão estelar


Em meio à imensidão escura do universo, a principal fonte de informações utilizada até agora pelos cientistas para descortinar os mistérios do cosmo havia sido a luz. Pelo brilho das estrelas e outros corpos afins, os astrofísicos montaram teorias acerca de sistemas planetários e buracos negros.

Contudo, uma descoberta anunciada na segunda-feira 16 provou que é possível observar o espaço por meio de outro elemento: o som. No caso, a forma como se registra, em arquivo de áudio, a propagação das ondas gravitacionais - a primeira detecção desse tipo, ocorrida em 2015, rendeu o Nobel de Física deste ano ao alemão Rainer Weiss e aos americanos Barry Barish e Kip Thorne. A novidade agora trazida à tona pelo laboratório em que trabalham os laureados, o americano Ligo, em parceria com o italiano Virgo, é a seguinte: pela primeira vez se registrou a colisão de duas estrelas de nêutrons (astros muito, muito densos que restam da explosão de outras estrelas), graças ao uso de uma técnica que combina a detecção da luz com o barulho emitido pelas ondas gravitacionais. Essa forma de estudar o cosmo, por meio da luz e do som, foi chamada de "astronomia multimensageira". O nome, inspirador, já pegou.

Fonte: Revista Veja. 25/10/2017. Texto adaptado. 

No texto 4, há diferentes expressões que se referem à ideia de "novidade".


Assinale a alternativa, que é um exemplo dessa expressão referencial no texto 6.

Alternativas
Comentários
  • Essa forma de estudar o cosmo (essa novidade), por meio da luz e do som, foi chamada de "astronomia multimensageira" (novidade). O nome (referêcia à Astronomia Multimensageira, ou seja à novidade), inspirador, já pegou.

    Gabarito: Letra C.

  • Não entendi nada, cadê o texto 6?

  • Questão bacana....

    Gabarito: C

  • "Não entendi nada, cadê o texto 6?"

    O cara erra a questão e usa um detalhe para desconversar. Se não entendeu que a alternativa se refere ao texto 4, tá explicado porque não entendeu o que foi pedido.

  • "O nome ( "astronomia multimensageira") ,inspirador, já pegou."

    A CRIAÇÃO DE UM NOVO NOME OU UMA NOVA EXPRESSÃO, NOS REMETE A IDÉIA DE NOVIDADE
     

    GABARITO: C

  • cadê o texto 6 

  • Entendi que "mistérios" pode ser considerado uma novidade. "Desvendar os mistérios dos cosmos", desvendar novidades.

  • É um caso de Anáfora Associativa ou Anáfora sem Correferência.

    O termo a novidade designa uma entidade diferente das descrições definidas que vêm em seguida, essa forma de estudar o cosmo e o nome. Porém, essas duas descrições mencionadas apresentam uma relação semântica com sua âncora textual, a expressão a novidade, de forma que as expressões referenciais definidas essa forma de estudar o cosmo e o nome ativam seus referentes diretos, reativando, ao mesmo tempo, um referente já introduzido no texto, a novidade. Por isso, essa relação de referência (e não de correferência) é chamada de anáfora associativa. Ou seja, as descrições definidas não retomam diretamente a expressão "a novidade", mas estão ancoradas na existência dessa expressão.

  • Christiane La Falce, creio que não. Um mistério do universo pode não ser novidade e mesmo assim continuar um mistério. Ex: buracos negros, tratado a décadas mas ainda continua mistério.